Quais são os tipos de redes de computadores? Atualmente existem diferentes tipos de redes, como redes cabeadas, redes sem fio, redes locais, redes externas, redes virtuais privativas entre outros tipos.
Essas classificações incluem Redes Pessoais (PANs), Redes Locais (LANs), Redes Metropolitanas (MANs), Redes de Área Ampla (WANs), entre outras. Cada uma dessas categorias tem características distintas e é utilizada para diferentes tipos de aplicações e ambientes.
LAN significa rede local. WAN significa rede de longa distância. As LANs conectam usuários e aplicativos em estreita proximidade geográfica (mesmo prédio). As WANs conectam usuários e aplicativos em locais geograficamente dispersos (em todo o mundo).
A internet é o principal exemplo de uma rede WAN e interliga dispositivos em todo o mundo. Mas as empresas podem adotar esse tipo de rede, de forma privada. As redes de longa distância podem manter ambientes corporativos integrados, mesmo quando em continentes diferentes.
Redes de Computadores explicado de um jeito que você nunca viu
Quais são os 5 tipos de internet?
Quais são os 5 tipos de internet? ADSL, cabo, fibra ótica, satélite, rádio: esses são os tipos de internet mais comuns oferecidos pelas operadoras no país.
O 802.11ax, conhecido também como Wi-Fi 6 e 6E, foi lançado em 2021. O Wi-Fi 6 opera nas faixas de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz, enquanto o Wi-Fi 6E estende seu suporte para a frequência de 6 GHz.
Uma WLAN conecta nós de rede local usando tecnologia de rádio em vez de conexões com fio. Wi-Fi é um tipo específico de WLAN que está em conformidade com o padrão IEEE 802.11 e depende de Access Points (APs) para se conectar a clientes e dispositivos IoT usando a banda de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz.
O que é WAN? Rede de longa distância (WAN) é uma rede que abrange uma área geográfica de grande escala. Seu modem envia e recebe informações de e para a Internet pela porta WAN.
Você pode identificar a classe de um endereço IP analisando seu primeiro octeto. A seguir estão os intervalos de endereços da Internet classe A, B e C, cada um com um endereço de exemplo: As redes classe A usam uma máscara de sub-rede padrão de 255.0.0.0 e têm 0-127 como o primeiro octeto.
O Facebook – da Meta – é a rede social mais popular do mundo, com nada menos que 2,9 bilhões de usuários ativos mensais. De fato, o número combinado de usuários de produtos Meta (Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp) no primeiro trimestre de 2022 foi de 3,64 bilhões.
Uma LAN, ou rede local, é um grupo de dispositivos de computação conectados em uma área localizada que geralmente compartilha uma conexão centralizada com a internet.
A porta WAN pode se conectar a um modem ou à porta LAN de downlink de outro roteador. Ela também pode ser usada para conectar um cabo Ethernet com acesso direto à Internet. A porta LAN pode se conectar a computadores, decodificadores, decodificadores de TV e outros dispositivos que podem se conectar à Internet.
Ethernet é a tecnologia que permite a conexão física entre dispositivos como computadores, impressoras, switches e roteadores em redes locais. Por ser escalável e de fácil manutenção, esse padrão é amplamente usado para conectar dispositivos através de cabos para a transmissão de dados.
A Ethernet geralmente é mais confiável do que o Wi-Fi por ser menos suscetível a fatores ambientais que afetam diretamente a força, a velocidade e a conectividade do sinal.
Uma rede local geralmente é configurada em ambientes do tipo "cliente-servidor", onde vários computadores compartilham programas, recursos e dados com outros dispositivos da rede (nós).
Fontes micro-ondas: utilizar o forno micro-ondas perto de computadores e roteadores wi-fi pode causar interferência. Espelho d'água: rios e lagoas refletem muito o sinal, podendo causar severa perda no sinal. Madeira, gesso, vidro e resina: baixo potencial de interferência.
Em 1971, a Universidade do Havaí colocou em prática um sistema chamado ALOHAnet, que conseguia transmitir, sem fio, pequenos pacotes de dados entre computadores da instituição.