Atingindo 56% da capacidade, os açudes estão no melhor nível de volume desde 2012. Entre eles, Castanhão (Alto Santo), Orós (Orós), Banabuiú (Banabuiú), Araras (Varjota) e Figueiredo (Alto Santo), os cinco maiores do Estado, receberam aportes consideráveis e superam marcas da última década.
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 36% da sua capacidade, melhor volume em 10 anos, conforme a Cogerh. Já açude Orós, segundo maior reservatório do Ceará, ultrapassou 70% de sua capacidade no fim de abril. Foi a primeira vez que o açude atingiu a marca após 12 anos.
O açude Orós, segundo maior reservatório de águas do Brasil, localizado na cidade de mesmo nome, a 335 quilômetros de Fortaleza, atingiu 72,52% da capacidade total nesta sexta-feira, 26.
Características. A capacidade de armazenamento do Castanhão é de 6.700.000.000 m³, o que o coloca como o maior açude para múltiplos usos da América Latina. Sozinho, ele tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses.
Atingindo 56% da capacidade, os açudes estão no melhor nível de volume desde 2012. Entre eles, Castanhão (Alto Santo), Orós (Orós), Banabuiú (Banabuiú), Araras (Varjota) e Figueiredo (Alto Santo), os cinco maiores do Estado, receberam aportes consideráveis e superam marcas da última década.
Em terceiro lugar, está a barragem Armando Ribeiro, localizado no Rio Grande do Norte, entre as cidades de Assú, Itajaí e São Rafael. O manancial tem a capacidade de 2.4 milhões de metros cúbicos de água. Foi finalizado no ano de 1980. Em 2011, foi a última vez que o açude transbordou em sua capacidade.
Os Açudes Castanhão, Orós e Banabuiú, os três maiores do Ceará, tiveram suas vazões médias de operação definidas para o período de julho de 2024 a janeiro de 2025.
Estamos falando dos açudes Argemiro Figueiredo (Acauã), Boqueirão (Epitácio Pessoa) e Coremas/Mãe D'Água. Juntos, eles estão acumulando 1.142.056.528 milhões de metros cúbicos. O quarto maior é o Engenheiro Ávidos, que ainda não alcançou os 50% da capacidade total, mas já chegou a 41,71%.
O primeiro relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil mostrou que o Ceará… O Ceará é o estado que possui a maior capacidade de armazenamento de água no Nordeste.
No Brasil, um dos aquíferos subterrâneos de maior importância é o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do planeta, com um volume de água estimado em aproximadamente 55.000 km³ e uma profundidade máxima em torno de 1.800 m.
Os cinco maiores açudes do Ceará estão no melhor nível de capacidade máxima da última década. São eles: Castanhão, Orós, Banabuiú, Araras e Figueiredo. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
O maior reservatório do Ceará, o Castanhão, ultrapassou o volume de 30% da capacidade de armazenamento. Há um ano, o açude estava exatamente com 30% de volume. Em 2023, foi a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014.
A capacidade de armazenamento do Castanhão é de 6.700.000.000 m³, o que o coloca como o maior açude para múltiplos usos da América Latina. Sozinho, ele tem 37% de toda a capacidade de armazenamento dos 8.000 reservatórios cearenses.
Maiores açudes do Ceará, parte 2, açude truçu, Iguatu, trezentos e um milhões dem³. açude general Sampaio, general Sampaio, 322.200.000m³. açude pacoti, Riachão, Itaitinga, Horizonte, trezentos e oitenta milhões dem³. açude Pereira de Miranda, Pentecoste 395.638.000m³.
O Açude Cocorobó está localizado na região de Canudos, ao norte da Bahia, a aproximadamente 410 km da capital do estado, Salvador, próximo ao entroncamento das rodovias BR-116 e BR-225. Sua construção teve início em 1951 como parte do projeto Vaza Barris, visando à formação do lago artificial de Cocorobó.
Qual é o maior reservatório de água de Pernambuco?
A Construção da Barragem Francisco Saboya foi iniciada em 1937 com a instalação do canteiro e estradas de acesso. Sofreu uma série de paralisações e foi concluído em 1958, no Governo Juscelino Kubitschek.
Tabela 1: Barragens de Minas Gerais - Classificação Categoria de Risco x Dano Poten- cial Fonte de dados: ANM atualizado em 09/02/2022. Minas Gerais: - é o estado com o maior número de barragens de mineração do país (38,7%, 350 barragens).
A barragem Guilherme Pontes, no sítio Estivas, localizada em Sairé, no Agreste de Pernambuco, se rompeu após fortes chuvas que caíram na região durante a madrugada desta segunda-feira (15).