Estados Unidos, China, Brasil, União Europeia e Índia lideram o ranking dos maiores produtores de milho do mundo. Juntos, os cinco países produziram, ao final da safra 2022/23, mais de 853 milhões de toneladas de milho – 74% da produção mundial.
O país é o maior produtor mundial do grão, seguido pelos Estados Unidos e a Argentina. Na safra 2021/22, conforme a Conab, o Brasil produziu 125,5 milhões de toneladas de soja, uma redução de cerca de 10% em relação à safra anterior.
Rússia. O maior país do mundo, a Rússia, tem 124 milhões de hectares de terras cultivadas. ...
Estados Unidos. Os maiores produtores de milho do mundo, os Estados Unidos também são os maiores exportadores em volume do produto - com US$139 milhões enviados, em média, anualmente.
Os principais produtores mundiais de feijão são: Mianmar, Índia, Brasil, China, Tanzânia, Uganda, Estados Unidos, México, Quênia e Burundi (FAOSTAT, 2021). Os maiores importadores são Índia, China, Bangla- desh, Estados Unidos e Egito (Tabela 1). Fonte: FAOSTAT (2021).
Os maiores produtores de arroz do mundo são a China e Índia, que juntos produzem 54% de todo o arroz produzido: 284 milhões de toneladas. Na sequencia aparecem: Bangladesh, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Filipinas, Myanmar, Paquistão e Brasil (Tabela 1). Fonte: USDA (2024).
Brasil ocupa o topo da lista concentrando cerca de 38% da produção global do grão. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, representando cerca de 38% da produção global. Na safra 2023/24, a expectativa é colher 44,9 milhões de sacas de café arábica e cerca de 21,4 milhões de café robusta.
O desempenho da safra 2023/2024 de algodão, com a colheita de mais de 3,7 milhões de toneladas, elevou o Brasil ao posto de maior produtor do mundo. O país também se tornou, oficialmente, e pela primeira vez na história, o maior exportador de algodão do mundo, superando os Estados Unidos.
A soja e o milho são as estrelas do momento. Com um avanço de 21,6% nas exportações de soja e um impressionante aumento de 41,4% nas de milho, esses grãos somam juntos 106,1 milhões de toneladas negociadas. A soja, inclusive, alcançou seu maior volume exportado desde 1997.
De acordo com o levantamento do banco, o Brasil se tornou maior exportador mundial de soja (56% das exportações totais), milho (31%), café (27%), açúcar (44%), suco de laranja (76%), carne bovina (24%) e carne de frango (33%). Além disso, é vice-líder nas vendas de outras duas commodities: etanol e algodão.
Quais os grãos mais produzidos no Brasil? Soja, milho, arroz, feijão, trigo e algodão estão entre os principais grãos produzidos no Brasil. Na produção mundial, o país assume a quarta colocação, ficando atrás dos Estados Unidos, China e Índia.
O Brasil é o quarto maior produtor mundial, ficando atrás somente de Índia, China e Indonésia. De acordo com os dados do IBGE, a safra 2021/22 foi de cerca de 7 milhões de toneladas, em uma área de 453.273 hectares. Um mercado que movimenta mais de R$ 13,8 bilhões por ano.
Estima-se que em 2000 esses países produziram 375,7 milhões de toneladas de leite. Considerando-se o ranking por país, os Estados Unidos vêm na dianteira, como o maior produtor individual, e o Brasil posiciona-se em sexto lugar (tabela 1).
Em todo o mundo, aproximadamente 341 milhões de toneladas de batatas são produzidas todo ano em cerca de 49 milhões de hectares. A China é o maior produtor, com o cultivo anual entre 66 e 71 toneladas. Outros grandes produtores são a Rússia, a Índia, a Polónia, a Ucrânia, a Alemanha, a Holanda e a Bielorrússia.
Quem é o maior produtor de carne de frango do mundo?
As exportações de carne de frango do Brasil, maior exportador mundial, encerraram 2023 com recordes de 5,138 milhões de toneladas, alta de 6,6% em relação a 2022, sinalizando tendência positiva para 2024, afirmou nesta segunda-feira a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).
Estados Unidos : Apesar de ser o maior produtor mundial, os Estados Unidos ocupam a quarta posição no ranking de exportadores, esperando-se que enviem 1,29 milhão de toneladas de carne bovina para o mercado internacional.
Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar; na safra 2020/21, respondeu por aproximadamente 23% da produção e por 51,3% do comércio global do produto.
As regiões brasileiras de destaque na produção de café são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná, que oferecem condições climáticas e de temperatura ideais para o cultivo do café. No entanto, outras localidades como Rondônia e Bahia também têm chamado a atenção pela produção de qualidade.
O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, elevado percentual da fruta é destinado para a indústria; assim, o País é também o maior fornecedor de suco de laranja do mundo com 75% do mercado global da bebida.