Para que serve o cetoconazol? O cetoconazol serve para tratar infecções da pele, do couro cabeludo e das unhas, sendo geralmente indicado para tratar infecções fúngicas, como as micoses, a candidíase e o “pano branco” (pitiríase versicolor).
Os resultados do estudo demonstraram que houve melhora significativa na redução das lesões de acne, bem como recuperação completa usando cetoconazol a para o tratamento de acne facial leve em mulheres adultas. Portanto, o cetoconazol pode ser usado como uma opção de tratamento preferencial para esses pacientes.
Quanto tempo demora para o cetoconazol fazer efeito na pele?
Cetoconazol creme deve ser aplicado nas áreas infectadas uma vez ao dia. O tratamento deve ser mantido por mais alguns dias após o desaparecimento dos sintomas e das lesões. Observam-se resultados satisfatórios após 4 semanas de tratamento, dependendo, obviamente, do tipo de micose, extensão e intensidade das lesões.
CETOCONAZOL - PARA QUE SERVE, COMO TOMAR, COMO FUNCIONA, EFEITOS COLATERAIS - FARMACOLOGIA
Quais fungos o cetoconazol mata?
O Cetoconazol 200mg Genérico Cimed de 10 comprimidos possui ação fungicida e é indicado para o tratamento de infecções causadas por fungos, tais como blastomicose, coccidioidomicose, histoplasmose, cromomicose e outras.
Este medicamento é destinado ao tratamento de micoses (doenças inflamatórias da pele) que foram afetadas ou possam ser afetadas por fungos ou leveduras.
Para tratar pitiríase versicolor: você deve usar o shampoo 1 vez ao dia durante 5 dias. Para prevenir o reaparecimento, você deve usar o shampoo todo ano antes do verão, uma vez ao dia por 3 dias seguidos. Você deve aplicar cetoconazol shampoo nas partes afetadas, e deixar agir por 3 a 5 minutos antes de enxaguar.
Em relação ao cetoconazol por via oral, os seguintes medicamentos não devem ser administrados concomitantemente: alprazolam, midazolam, cisaprida, colchicina, ergotamina, felodipino, sinvastatina, lovastatina, metadona, everolimo e quinidina.
Adultos e crianças que pesam mais de 30kg devem tomar 1 comprimido por dia, em até seis meses ou até a melhora total. Em alguns casos mais resistentes, o médico pode aumentar a dose para 2 comprimidos por dia.
Os efeitos colaterais mais comuns do cetoconazol variam com a forma de uso, sendo que no caso dos comprimidos pode ocorrer vômito, náusea, dor de barriga, dor de cabeça ou diarreia. No caso da pomada pode ocorrer coceira, pele seca, irritação local e sensação de picada na pele.
O período de tratamento pode variar de 2 a 4 semanas. Um comprimido (200 mg) uma vez ao dia, junto com uma refeição. Quando a resposta clínica for insuficiente, seu médico poderá aumentar a dose de cetoconazol comprimidos para 2 comprimidos (400 mg), sempre uma vez ao dia.
Cada grama de cetoconazol + dipropionato de betametasona pomada contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona, um corticosteroide sintético fluorado para uso dermatológico.
Antifúngicos tópicos: cetoconazol 2% creme – é a primeira escolha para tratamento de lesões na face e corpo. Pode ser utilizados 2 vezes ao dia por 4 semanas.
O cetoconazol comprimido possui atividade fungicida (agente que destrói fungos) ou fungistática (agente que paralisa o crescimento dos fungos). Cetoconazol inibe a biossíntese do ergosterol no fungo e altera a composição de outros componentes lipídicos na membrana.
Os resultados do estudo demonstraram que houve melhora significativa na redução das lesões de acne, bem como recuperação completa usando cetoconazol para o tratamento de acne facial leve em mulheres adultas. Portanto, o cetoconazol pode ser usado como uma opção de tratamento preferencial para esses pacientes.
Cetoconazol Shampoo Medley é um medicamento indicado para o tratamento de dermatite seborreica do couro cabeludo em adultos. Logo, este produto possui ação anticaspa, além de aliviar a coceira e a descamação causadas por esse tipo de problema de pele.
A caspa ou dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo, orelhas e tórax. Apresenta períodos de melhora e de piora dos sintomas.
Além disso, cetoconazol de uso oral está contraindicado em pacientes com doença hepática aguda ou crônica. Todos os pacientes em uso do medicamento devem ser avaliados e acompanhados em relação à toxicidade hepática. As bulas dos demais medicamentos contendo cetoconazol de uso oral devem ser adequadas a do Nizoral®.
Cetoconazol + dipropionato de betametasona é um medicamento para ser aplicado na pele. Age como antiinflamatório (combate a inflamação) e contra a micose: infecção fúngica da pele que pode estar associada a inflamação.
O fluconazol é um antifúngico poderoso e versátil, amplamente utilizado para tratar diversas infecções fúngicas. Sua eficácia em combater fungos do gênero Candida e Cryptococcus o torna uma escolha confiável para médicos e pacientes.