O melão é uma fruta com propriedades diuréticas e antioxidantes, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Além disso, é rico em nutrientes como cálcio, potássio e fibras, ajuda a fortalecer os ossos e dentes, reduzir a pressão arterial e favorecer a perda de peso.
O melão contém vitamina C, capaz de elevar o sistema imunológico e manter afastadas doenças como gripes, resfriados e pneumonia. Por ser antioxidante, essa vitamina pode ajudar a prevenir ou retardar certos tipos de câncer e doenças cardíacas, além de promover um envelhecimento saudável.
— Para a maioria das pessoas, o melão é uma adição saudável à dieta, desde que seja consumido com moderação e em equilíbrio com outros alimentos nutritivos — ressalta a especialista.
Assim como a melancia, o melão é basicamente composto por água. A fruta é, portanto, uma ótima opção para aquele momento de gula em que você não está necessariamente com fome, mas sim com vontade de “beliscar” alguma coisinha. Além dos nutrientes oferecidos, seu corpo se manterá bem hidratado durante o sono.
Benefícios do Melão - Para Que Serve? Propriedades e Dicas [RECEITAS]
Porque comer melão antes de namorar?
Além disso, por ser uma fruta rica em água, os fluídos vaginais são diluídos e ficam menos concentrados, amenizando o odor e o gosto. Morango, melão, cereja e laranja: essas frutas são indicadas por terem grande quantidade de água e pouco açúcar.
Embora o melão se destaque pela sua quantidade de nutrientes, a melancia tem um teor menor de sódio e é um pouco mais hidratante. Além disso, as duas frutas, compostas por mais de 90% de água, são super hidratantes.
O melão é uma fruta com propriedades diuréticas e antioxidantes, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Além disso, é rico em nutrientes como cálcio, potássio e fibras, ajuda a fortalecer os ossos e dentes, reduzir a pressão arterial e favorecer a perda de peso.
Riscos e contraindicações. O melão é considerado um alimento seguro para a maioria das pessoas. Em excesso, ele pode causar desconfortos digestivos por ter bastante fibra. A fruta tem um índice glicêmico médio e pessoas com diabetes devem consumir com moderação.
O melão contém enzimas digestivas naturais que podem ajudar na digestão e na absorção de nutrientes. Um bom funcionamento do intestino está associado a um menor risco de problemas uterinos, como constipação e distensão abdominal. Essa fruta contém fibras alimentares que são importantes para a saúde digestiva.
Um estudo da William Paterson University (EUA) elegeu o limão siciliano como a fruta mais saudável do mundo, devido à sua rica composição nutricional e diversos benefícios para a saúde. A pesquisa analisou a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes em relação à densidade calórica de diversos alimentos.
Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de alcachofra ou o suco de melão com hortelã podem auxiliar no tratamento da gordura no fígado, porque ajudam a diminuir os níveis de colesterol "ruim" e triglicerídeos no sangue, ou porque protegem e regeneram as células do fígado, mantendo o órgão saudável.
Isso porque, devido a seus nutrientes e quantidade de água, o melão pode ajudar a controlar a TPM, regular o ciclo menstrual, auxiliar a manutenção da menopausa, na fertilidade feminina e ainda estrelar receitas nutritivas e saborosas, como o leite da semente de melão, rica em cálcio e magnésio principalmente.
É bastante usada para aliviar dores de garganta e combater algumas infermidades. É rica em fibras, cálcio, fósforo, caroteno, tiamina, riboflavina, niacima e vitamina C.
Dois bons horários para consumir a fruta é no café da manhã ou no lanche da tarde; 2º Dica: Para deixar o seu suco de melão com muito mais sabor invista em ingredientes refrescantes, como o limão e a hortelã.
Apesar de seus inúmeros benefícios para a saúde do organismo, o melão é uma fruta que deve ser consumida com moderação (duas fatias por dia é o suficiente para suprir as necessidades diárias das vitaminas que ele oferece), pois a ingestão em excesso pode ocasionar mal-estar e até mesmo diarreia.
A nutricionista Carla de Castro, que atende em Brasília, afirma que o melão pode ser consumido sem contraindicações e que, inclusive, cai bem em planos alimentares de emagrecimento. No entanto, é preciso ter cuidado para não comer demais. “O excesso dele pode causar desconforto gástrico ou digestivo.
Não existem estudos que comprovem malefícios relacionados ao consumo da fruta durante a noite, especificamente. Porém, sabe-se que por ser um alimento riquíssimo em água, ele pode aumentar o acúmulo de líquidos no organismo, e consequentemente, a micção (a vontade de fazer xixi).
Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas das opções de frutas ricas em vitamina C! Fibras: possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal e pode ser muito importante na alimentação das pessoas com diabetes.
Devido a seu alto teor de água ele auxilia com efeito diurético, aliado a presença de potássio, ajuda também no controle de pressão arterial. Além de ter um efeito levemente laxante, por conta da presença de agua, fibras e do magnésio, que fazem do melão um bom auxiliar do trabalho intestinal.
Se for melão amarelo então, melhor ainda, pois além de estar com o preço em conta esta semana, traz inúmeros benefícios à saúde. Indicada para quem quer emagrecer, é rica em nutrientes e ainda ajuda a dormir melhor, ao hidratar o corpo para uma boa noite de sono.
Nesse sentido, o mamão é melhor escolha na hora da decisão. Inclusive, trata-se de uma fruta cheia de benefícios para o intestino, conforme informa Fabiana Gonçalves para Uol, em 28 de junho de 2021.
O consumo de frutas diariamente possui benefícios à saúde e é valorizado por um estudo feito pela Universidade William Paterson. Limão, morango, laranja, toranja e amora são algumas das frutas destacadas como as mais saudáveis.
O melão, rico em vitaminas A e C, atualmente é uma das frutas mais caras, chegando a custar R$ 10,00. A fruta pode ser substituída pelo mamão, que possui as mesmas vitaminas e custa, em média, R$ 2,00.