Quais os cuidados que uma pessoa com trombose tem que ter?
ingerir bastante água; usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica; durante viagens longas, usar roupas e calçados confortáveis e movimentar as pernas mesmo sentado; para quem trabalha por muito tempo na mesma posição é importante se movimentar ou usar meias de compressão.
Evitar exercícios extremos como academia é recomendado a fim de evitar algum tipo de dano às veias superficiais afetadas. O quadro clínico é típico e consiste em dor, edema, eritema, hipersensibilidade e endurecimento da veia afetada.
– Parar de fumar. Os componentes do cigarro provocam lesões nas veias e artérias; – Se consumir bebidas alcoólicas, que seja com parcimônia e moderação; – Movimentar-se.
Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.
Como deve ser o repouso de uma pessoa com trombose?
Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.
O consumo excessivo de álcool, o tabagismo e a presença de obesidade podem aumentar o risco de eventos tromboembólicos. No tratamento da trombose utilizam-se os anticoagulantes orais para evitar eventos tromboembólicos.
A trombose pode ser dividida em arterial e venosa. A obstrução da circulação arterial é um quadro grave, que pode atingir, principalmente, os vasos cerebrais levando ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou as artérias coronárias ocasionando o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Quanto tempo uma pessoa com trombose tem que ficar de repouso?
A anticoagulação é uma medida terapêutica bastante eficaz para a Trombose Venosa Profunda. A depender do anticoagulante utilizado, temos períodos de latência diferentes. No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas.
Quem tem trombose pode usar meia e fazer musculação? Quem teve trombose, fez ou faz o tratamento adequado com anticoagulante e está compensando clinicamente: pouca ou nenhuma dor, pouco ou nenhum inchaço, pode sim fazer atividade física, inclusive musculação.
Mas, além da vitamina C, contém flavonoides, antocianinas e polifenóis. Juntos, atuam como antioxidantes e ajudam a controlar e reduzir os níveis de colesterol que, quando elevados, podem favorecer a trombose.
Às vezes, os médicos fazem um exame de sangue para medir uma substância chamada dímero D, que é liberada pelos coágulos sanguíneos. Se o nível de dímero D no sangue não estiver elevado, é provável que a pessoa não tenha trombose venosa profunda.
Tomar os anticoagulantes recomendados pelo médico, como varfarina, rivaroxabana ou edoxabana, por exemplo, ajudam a evitar a formação de coágulos no sangue, diminuindo o risco de trombose, especialmente em pessoas que sofreram doenças provocadas por coágulos ou que tenham maior risco de as desenvolver.
ingerir bastante água; usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica; durante viagens longas, usar roupas e calçados confortáveis e movimentar as pernas mesmo sentado; para quem trabalha por muito tempo na mesma posição é importante se movimentar ou usar meias de compressão.
As principais recomendações para quem teve trombose são: uso de meias elásticas, evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado, praticar atividade física (conforme liberação do vascular), sempre que possível dormir com as pernas ligeiramente elevadas e usar de sapatos confortáveis.
Reduza a ingestão de alimentos ricos em sódio, como alimentos processados, fast food e sal de cozinha. Isso pode ajudar a controlar a retenção de líquidos e a pressão arterial.
Praticar esportes de contato ao fazer uso de anticoagulantes por causa do risco de sangramento após um trauma; Tomar medicamentos sem consultar sua médica previamente para não comprometer a eficácia individual; Usar roupas apertadas e nem sapatos de salto alto.
Causas. Após tratamento adequado, geralmente o trombo recanaliza. No entanto, em muitos casos ficam sequelas que numa fase tardia levam, gradualmente, a alterações resultantes do aumento da pressão de retorno do sangue venoso dos membros inferiores.
Em alguns casos, o coágulo formado em veias periféricas, como das pernas, pode se desprender e se mover até outros órgãos, como pulmões e cérebro, podendo causar embolia pulmonar ou acidente vascular cerebral, respectivamente. Nestes casos, a doença pode ser fatal.
A trombose é considerada aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa 2 semanas. A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica.
Como comentamos acima, a trombose se caracteriza como uma formação de um trombo em uma parede venosa ou arterial. Sendo assim, a complicação mais grave da trombose é a embolia pulmonar, quando o coágulo se desprende da parede do vaso seguindo pela corrente sanguínea.
Nos primeiros dias do tratamento da trombose (3 a 5 dias) é importante um repouso relativo com as pernas elevadas e retas principalmente quando o edema ( inchaço) é importante , podendo andar para realizar necessidades básicas.
Qual a melhor posição para quem está com trombose?
Isso mesmo, pernas para cima é uma dica infalível para ajudar o retorno do sangue para o coração. Dessa forma, você vai melhorar a circulação sanguínea e evitar a trombose e de quebra o inchaço nas pernas provocado pela rotina diária.