O chá de alface possui propriedades sedativas e pode potencializar os efeitos de medicamentos como sedativos e antidepressivos, causando sonolência excessiva e outros efeitos colaterais. É fundamental consultar um médico antes de combinar o chá de alface com qualquer tipo de medicação.
🔹O chá de alface auxilia no tratamento de insônia e ansiedade, pois possui componentes capazes de relaxar o corpo e induzir o sono. Além de ser ótimo na saúde digestiva e intestinal, devido a grande quantidade de fibras.
O chá de alface possui propriedades digestivas, auxiliando no funcionamento do intestino e aliviando problemas como a constipação. Além disso, sua ação diurética contribui para a eliminação de toxinas do organismo.
“A alface e a erva cidreira também são consideradas calmantes e, portanto, grandes amigas de uma dieta com foco na redução da pressão alta”, disse Roberta Sanches. Modo de preparo: lave e higienize a alface. Com a água e a erva cidreira lavada, faça um chá bem forte e deixe esfriar.
O chá de alface possui propriedades sedativas e pode potencializar os efeitos de medicamentos como sedativos e antidepressivos, causando sonolência excessiva e outros efeitos colaterais. É fundamental consultar um médico antes de combinar o chá de alface com qualquer tipo de medicação.
1 Em uma panela, coloque a água e as folhas de alface picadas. 2 Leve ao fogo médio até ferver e depois espere dois minutos. 3 Em seguida, apague o fogo, tampe a panela e reserve por mais 10 minutos. Depois é só coar e beber.
O chá de alface serve para ajudar as pessoas a dormirem melhor por conta de seu efeito relaxante e sedativo, sendo altamente indicado para quem sofre com ansiedade e estresse. Uma xícara de chá de alface antes de dormir pode ser um grande aliado no combate da insônia.
Fazer chá de alface consiste em, basicamente, ferver as folhas, esperar esfriar e oferecer à criança em pequenas doses, como uma colher de sopa. No entanto, é possível incrementar a receita com mel ou maçã para que fique mais docinha, mas sem adicionar açúcar.
O consumo de alface traz inúmeros benefícios à saúde, como a remoção de toxinas do organismo, aumento do metabolismo devido à presença de ferro, cálcio, magnésio e potássio.
O talo do alface é rico em uma substância denominada de lactucina. Essa substância atua no organismo como um calmante, o que é excelente para nos ajudar a combater as insônias. Basta colocar água a ferver, e deixar os talos das alfaces entre cinco a dez minutos em infusão na água, coar e beber.
O chá de alface é conhecido por ser uma fonte rica em vitamina C, o que contribui para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a alface possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo, um processo inflamatório causado pela ação de radicais livres.
Conhecida como chá de erva cidreira, o chá de melissa também é uma opção bastante popular de chá para sono. A melissa tem a capacidade de acalmar os nervos e a mente, permitindo que você relaxe e se prepare para uma noite de sono profunda.
Camomila: auxilia na redução do estresse e ansiedade, aumentando as chances de relaxamento e, consequentemente, sono. Pode ser feito através de infusão. Erva cidreira ou melissa (Melissa officinalis): propriedade relaxante e calmante. Pode ser feito através de infusão.
Reconfortante, o chazinho é um aliado de peso para relaxar e para dormir com os anjos. A fórmula é simples: chá de alface com camomila. Ele vai lhe ajudar a ficar mais calmo e favorecer a ter uma boa noite de sono. A recomendação do “Fazendo em casa” é para tomá-lo trinta minutos antes de deitar.
Uma relação importante de ter sempre em mente é a quantidade de erva para cada preparo. O mais utilizado é 1g de chá para cada 100ml de água. Seguindo essa regrinha, fica fácil descobrir quanto de erva utilizar para preparar qualquer quantidade. Uma colher de chá tradicional comporta entre 2 e 3g.
Como fazer: colocar a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligar o fogo. Despejar a água fervente sobre as plantas secas ou frescas, abafar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, coar e beber.
1) Alface. Muito utilizada pelos egípcios para ter uma noite de sono tranquila, a alface contém lactuário, uma substância com poderoso efeito sedativo. “Chega a ser semelhante ao ópio”, diz Wendy Green, em seu livro “50 coisas que você pode fazer para combater a insônia” (Ed. Larousse).
– Ervas como a camomila e a valeriana podem ajudar a relaxar e a reduzir o estresse, o que pode indiretamente ajudar na redução da pressão arterial – completa a nutróloga.
Ter uma dieta rica em potássio ajuda a baixar a pressão arterial e o nutriente é encontrado na alface. O potássio ajuda a diminuir os efeitos do sódio e a dilatar os vasos sanguíneos. Além disso, o alimento possui nitrato que durante a digestão é convertido em óxido nítrico.
Pratique atividades físicas leves a moderadas, como caminhada, natação ou bicicleta, pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana. O exercício físico ajuda a reduzir o peso, o estresse e a pressão arterial; Pare de fumar, se for o caso.
Leve duas xícaras de água para ferver em uma panela; Adicione as folhas de alface na água fervente; Cubra e deixe em infusão por 5 a 10 minutos; Coe o chá para remover as folhas e despeje em uma xícara.