Arte digital é uma forma de expressar arte através de meios eletrônicos, como smartphones, computadores e tablets. Alguns exemplos de arte digital são os famosos gifs, ilustrações, web art e video mapping.
As artes digitais se dividem em várias categorias, entre elas, a web art, as pinturas, modelagens, fotografias, animações e vídeos digitais. Os resultados podem ser impressos em um suporte 2D ou objeto 3D, ou serem vistos no próprio ambiente de criação.
Existem diversas categorias de arte digital, tais como: pintura digital, digigravura, modelagem digital, fotografia digital, animação digital, vídeo digital entre outras.
Arte e Tecnologia é um projeto de ampla expressão dos conhecimentos adquiridos por uma geração de jovens talentos que buscam inúmeras formas de expressão utilizando múltiplas tecnologias para o universo da arte.
Com a invenção de softwares, é possível criar obras memoráveis por meio de ferramentas que cabem na palma da mão: computadores, celulares, tablets e etc. Para muitos artistas, as tradicionais telas de quadro deixaram de ser prioridade.
Objetivando a construção de novos conhecimentos artísticos e estéticos contemporâneos de modo á desenvolver a percepção visual crítica e criativa de forma contextualizada e significativa para a aprendizagem do aluno.
A Tecnologia a favor da Arte: O uso de Recursos Digitais no ensino de Manifestações Artísticas. A Arte, desde a Pré-História, sempre foi um refúgio utilizado pelas pessoas como forma de expressão de sentimentos, de comunicação e de atividades ritualísticas.
A tecnologia tem permitido que artistas utilizem novas ferramentas e mídias para criar arte, bem como tornar as obras de arte mais acessíveis e interativas para o público. Além disso, tem sido um campo crescente, que tem proporcionado novas formas de consumir arte e experimentar sua criação.
A arte tecnológica e multimídia desenvolve-se no Brasil a partir dos anos 1970, na sequência de desdobramentos da arte construtiva e da arte conceitual, e tem seu território privilegiado em São Paulo.
Qual a relação da arte com a tecnologia e ciência?
A arte pode se combinar com a ciência como parte de uma estratégia pedagógica explícita para a educação científica da população. Atividades de ciência e arte possibilitam o desenvolvimento de novas intuições e compreensões através da incorporação do processo artístico a outros processos investigativos.
O impacto mais óbvio que a tecnologia tem tido nas artes são os diferentes meios que os artistas têm à disposição. Software para desenho gráfico, impressões 3D, cores digitais, novos softwares de áudio, nomeando apenas alguns. Até o artista de renome David Hockney usa agora um iPad para criar as suas “pinturas”.
Existem vários modos de definir o conceito, mas pode-se afirmar que a arte digital engloba toda e qualquer manifestação artística executada com a ajuda de meios eletrônicos — computadores, smartphones ou similares. Tais aplicações artísticas podem estar expostas tanto em meios virtuais quanto em suportes tradicionais.
A primeira peça de arte digital que se tornou amplamente conhecida foi criada na década de 1960, na empresa de pesquisa científica Bell Labs, onde o fundador da EAT, Billy Klüver, estava empregado. Foi aqui que o especialista em informática Kenneth C.
A produção em arte e tecnologia digital inicia nos anos de 1960 pe- los artistas, com o apoio de laboratórios e instituições de ensino ou pesquisa que propiciavam um ambiente criativo, disponibilizando equipamentos e tecnologias adequadas.
Quais são as evoluções tecnológicas dentro da arte?
Em todos os períodos da História da Arte as evoluções técnicas influíram na arte. Os mosaicos, a pintura a óleo, as gravuras, foram técnicas e procedimentos inéditos em seu tempo.
Qual a importância das novas tecnologias para a arte?
Na Arte, a tecnologia se faz presente como meio de criação e de apreciação, tendo o desenvolvimento tecnológico sido um dos grandes responsáveis pela disseminação das produções artísticas ao longo da história, uma vez que o objeto de conhecimento da Arte é a própria Arte em suas várias linguagens.
Como podemos usar a arte e a tecnologia nas escolas?
Fotografia, cinema, videoarte, stop motion, museus virtuais, redes sociais, programas de manipulação de imagens e aplicativos para smartphones são apenas algumas das possibilidades de uso de tecnologias digitais em salas de aula, que podem ser exploradas tanto no ensino fundamental quanto no médio.
A arte na Pré-História foi produzida, principalmente, durante os períodos Paleolítico e Neolítico. Destacam-se as pinturas rupestres e as construções megalíticas. As pinturas rupestres são manifestações de arte na Pré-História bastante conhecidas.
Além disso, a tecnologia digital permitiu que os artistas exibissem seus trabalhos em plataformas de mídia social, o que significa que os artistas podem vender sua arte digitalmente por meio de seus próprios métodos de receita online. Há muitas maneiras pelas quais essas técnicas podem continuar a crescer.
Em outras palavras, o objetivo maior da arte digital é poder transmitir sua mensagem, criada em meio tecnológico, para o maior número de pessoas possíveis, livre de preconceitos e burocracia, expandindo a igualdade e a poesia vista através dos olhos dos artistas.
Qual a relação da arte e a tecnologia ao longo da história?
A arte é parte das transformações sociais e não é excluída dos avanços tecnológicos. O artista sempre fez uso de conhecimentos, máquinas e dispositivos (quando passaram a ser disponíveis) para a produção da sua arte, portanto, elas sempre estiveram atreladas.
A tecnologia e as telecomunicações mexeram na forma como lidamos com as coisas, como nos comunicamos, nossos relacionamentos, a maneira de trabalharmos e de fazermos negócios. Essas mudanças já estão tão presentes em nossas vidas, que é impossível imaginá-las sem.
O designer digital pode atuar em projetos relacionados ao desenvolvimento de aplicativos, edição de vídeos, criação de games, social media, animação digital, redes sociais, entre diversas outras possibilidades.
A primeira peça de arte digital que se tornou amplamente conhecida foi criada na década de 1960 na empresa de pesquisa científica Bell Labs, onde o fundador da EAT, Billy Klüver, estava empregado.