Quais os métodos para identificar as fraudes no leite?
Contudo, existem diversos métodos de identificação de adulterações determinados pelo Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), sendo os mais utilizados: índice crioscópico, densidade, amido, detecção de peróxido de hidrogênio e neutralizantes de acidez.
A determinação da densidade serve como método de detecção de fraudes no leite no que se refere ao desnate ou a adição de água, apesar de não ser um teste conclusivo, pois leites com alto teor de gordura apresentam-se com valores de densidade menores em virtude da baixa densidade das gorduras21.
Como podemos identificar que o leite foi adulterado?
Sendo assim, o consumidor pode identificar se o leite que está comprando foi adulterado. Isso pode ser feito adicionando algumas gotas de tintura de iodo, a venda em farmácias, em uma pequena quantidade de leite. Se este após a adição e agitação tornar-se roxo, azul ou verde, provavelmente o produto estará adulterado.
Dicas para identificar se o leite oferece riscos à saúde: Embalagem: verifique se a caixa está íntegra. Se estiver estufada pode indicar que o produto está estragado. Odor: produtos com cheiro diferente do normal (azedo, por exemplo) não devem ser consumidos.
Como os métodos analíticos podem ajudar a identificar fraudes alimentares?
Para detectar essas fraudes são empregados métodos analíticos como cromatografia líquida (HPLC), espectroscopia de infravermelho (IR), cromatografia gasosa (GC), espectrometria de massa (MS) para identificar separadamente cada elemento adicionado, seja CMS, nitrito, amido, e etc; e técnicas moleculares, que identificam ...
Quais são as principais FRAUDES EM LEITE? | MilkPoint Insights
Quais são os métodos utilizados para a análise de alimentos?
Existem dois tipos básicos de métodos de análise de alimentos: métodos convencionais e métodos instrumentais. Os primeiros são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, isto é, utilizam apenas vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimetria (peso) e volumetria.
A legislação brasileira estabelece que adição ou subtração de qualquer substância ao leite cru deve ser considerada uma fraude. As fraudes por adição de água podem ser detectadas pela análise de crioscopia, avaliando-se o ponto de congelamento do leite em relação ao ponto de congelamento da água.
Entre os principais indicadores de qualidade do leite estão: o teor de gordura, a acidez, o número de células somáticas, a contagem bacteriana total e a presença de resíduos de antibióticos.
Mesmo que a embalagem e o cheiro do leite pareçam bons, ainda é possível ver se é seguro consumir, verificando a textura do leite. A textura deve ser uniforme e não grumosa, a cor deve ser opaca e não deve haver separação entre gordura e soro. Sirva em um recipiente largo e verifique!
Basta pingar uma gota de leite. “O teste para formol é muito simples. É como se fosse uma fita em que você pinga a sua substância, coloca em contato com ela e, na presença de formol, vai gerar uma cor. Essa cor vai indicar a presença de formol.
A presença do formol na carne e no leite tem motivos diferentes. Na bebida está associada principalmente ao aumento de volume, enquanto na carne serve para “maquiar” uma degradação do alimento.
O teste Dornic é um dos testes utilizados para se verificar a acidez do leite antes de se proceder a fabricação de derivados láticos. Se no alizarol testa-se se o leite está ou não ácido, com o teste de Dornic, verifica-se o quanto é esta acidez (quantifica-se o grau de acidez).
Observação visual: O leite puro possui uma coloração branca e opaca. Se você notar que o leite está mais transparente do que o normal, pode ser um indício de adição de água. Consistência: O leite puro tem uma consistência mais densa, enquanto o leite adulterado com água pode apresentar uma textura mais líquida.
Segundo a teoria, esses quadrados coloridos indicam que é um leite reprocessado, ou seja, é mais artificial e tem menos qualidade. Enquanto isso, aquelas embalagens sem os quadrados, mas com pontos redondos no lugar, seriam para o leite menos processado e mais saudável.
O que significam as bolinhas coloridas nas embalagens?
A TetraPak, empresa que produz as embalagens, esclareceu em um comunicado por que algumas caixas exibem os polêmicos quadradinhos coloridos e outras não: nada mais é do que um teste de impressão, que serve para controlar a qualidade da cor dos rótulos das caixas.
O que quer dizer os quadradinhos coloridos na caixa de leite?
O que são os quadradinhos embaixo da caixa de leite? São somente teste de embalagem! É, simples assim! As barrinhas coloridas no fundo da caixinha de leite, na verdade, são devido a um teste de cores para garantir a qualidade de impressão nas embalagens e não tem nada a ver com o produto (leite).
Os principais tipos de fraudes estão relacionados à: diluição ou substituição de matérias primas mais nobres, uso de aditivo artificial com intuito de atribuir ou mascarar algum atributo, uso de biocidas não aprovados pela legislação, informação falsa do valor nutricional e alegação fraudulenta no rótulo.
Observe atentamente se há o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor e se esse contato corresponde a empresa responsável pelo produto. Também procure o CNPJ, o endereço e o nome do fabricante, data de fabricação e de validade, lote e o relevo das informações em Braille.
Segundo um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os produtos frequentemente adulterados no Brasil em 2023 foram: Vinho, café, azeite, suco concentrado, suco natural, vinagre e fermentados acéticos, água de coco, feijão e refrescos e preparados.