Quais os motivos que uma grávida pode ser mandada embora?

A gestante pode ser demitida por justa causa se agir com negligência e desinteresse no desempenho das respectivas funções e tiver baixa produtividade. Além disso, abandono de emprego, ofensa física ou moral, prática de jogos de azar, embriaguez habitual ou em serviço também acarretam justa causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Quais os motivos para demitir uma grávida?

O empregador poderá demitir por justa causa a empregada grávida em caso de indisciplina, insubordinação ou desídia, por exemplo. Importante lembrar que o acompanhamento de um advogado trabalhista é essencial para que haja a boa condução da estabilidade da gestante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando uma grávida pode ser mandada embora por justa causa?

Mesmo tendo segurança, mulheres grávidas podem ser demitidas por justa causa e terem o conforto da criança alterado por assumirem atitudes justificadas pela própria gravidez. A primeira atitude é tratar a gravidez como doença e passar a faltar, negligenciar o trabalho entre outras ações.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Estou grávida. A empresa pode me mandar embora?

Além da estabilidade no emprego, a grávida tem direito ao salário-maternidade, garantido pelo art. 71 da CLT e pela lei 8.213/91. Se você foi demitida e não recebeu o salário-maternidade, pode pedir esse valor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Em que situação uma grávida pode ser demitida?

Assim, de acordo com a CLT, a gestante, quando cometer faltas graves, poderá ser demitida por justa causa. É o caso, por exemplo, da desídia, estampada no art. 482, alínea “e”, da CLT, que trata da ausência injustificada; da realização das atividades com má vontade, desleixo ou preguiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em acminas.com.br

GRAVIDA pode ser DEMITIDA❓

Qual o valor da multa por demitir gestante?

O valor da multa por demitir a gestante é o equivalente ao período de estabilidade, até 5 meses após o parto, como se ela estivesse desempenhando suas funções normalmente. Portanto, o total da indenização será determinado pelo salário e pelo tempo restante até o término da estabilidade da gestante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

Qual o prazo para avisar a empresa que está grávida?

Porém, a mulher tem apenas 30 dias para informar a gravidez à empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Estou grávida e fui mandada embora. Quais meus direitos?

Como gestante, você tem direito a: Ser reintegrada no emprego para cumprir o período de estabilidade (durante a gestação e mais 5 meses após o parto), se assim o desejar. Receber os salários e valores devidos desde a demissão até o retorno. Tem direito a licença maternidade, que dura pelo menos 4 meses depois do parto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os direitos de uma gestante no seu trabalho?

A gestante tem o direito de ser dispensada do horário de trabalho para a realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares. Ela também tem o direito de mudar de função ou setor no seu trabalho. (Lei nº 9.799 de 26 de maio de 1999, incluída na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nieg.ufv.br

Pode dar advertência para grávida?

Em caso de impossibilidade de comparecer ao trabalho, a gestante deve sempre comunicar e justificar sua ausência por meio de atestado médico. Se acaso não o faça, é possível, e deverá ser aplicada advertência e o devido desconto. Obviamente que apenas uma falta não justifica a demissão por justa causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Estou grávida e cansada, posso pegar atestado?

Se durante a gestação a mulher apresentar alguma condição médica que a obrigue a se ausentar do trabalho, ela tem o direito, como qualquer outro funcionário que apresente problemas de saúde, de ter uma licença médica remunerada, mediante atestado médico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.cordvida.com.br

Quando devo informar a empresa que estou grávida?

Trabalhadoras brasileiras não são obrigadas a informar sobre gravidez para a empresa antes da contratação. Isso porque, de acordo com a Constituição Federal, não há legislação que torne a comunicação obrigatória, explicam especialistas ouvidos pelo Valor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Quantos atestados posso pegar na gravidez?

Por isso, a CLT garante que a grávida possa se ausentar do ambiente de trabalho por, no mínimo, seis vezes para a realização de consultas e exames complementares e de rotina.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.convenia.com.br

O que dá justa causa na gravidez?

Sim. A gestante pode ser demitida por justa causa quando há um motivo grave, e este seja comprovado por meio de processo administrativo. Os motivos que podem levar à demissão por justa causa da mulher grávida e outros trabalhadores são: Ato de improbidade (roubo, fraude, desonestidade)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que acontece se for mandada embora grávida?

Pela lei, basta você estar grávida no momento em que foi demitida, que você tem direito a estabilidade. Aqui vai um detalhe: isso vale para o aviso prévio também. A mulher que fica grávida no curso do aviso prévio também tem direito a estabilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gvadvocacia.adv.br

Estou grávida e fui mandada embora mas não quero voltar a trabalhar. Tenho direito a indenização.?

Sim! Se você foi demitida durante a gestação e não deseja retornar ao trabalho, tem direito a receber uma indenização substitutiva referente ao período de estabilidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em engeladvogados.com.br

Qual a nova lei para gestantes em 2024?

Foi sancionada a Lei nº 14.925, de 17 de julho de 2024, que prorroga prazos de conclusão de cursos e programas para estudantes e pesquisadores da educação superior em casos de parto, nascimento de filhos, adoção ou guarda judicial. As instituições devem ajustar prazos, garantindo um mínimo de 180 dias de prorrogação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quantas faltas uma grávida pode ter no trabalho?

Segundo o Art. 392 da CLT, as trabalhadoras grávidas possuem o direito de se ausentar do trabalho, sem descontos de salário ou banco de horas, pelo menos seis vezes durante o período da gravidez para a realização de exames gestacionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasildefato.com.br

O que a empresa não pode fazer com a gestante?

A CLT, assim como a Lei 9.029/95, vedam a prática de ato discriminatório para efeito de admissão ou manutenção no emprego. Portanto, o empregador não pode exigir atestados de gravidez ou quaisquer outros de objetivo discriminatório para fins de admissão ou manutenção do emprego de mulheres.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o valor da multa por demissão de grávida?

Além dos salários, desde o dia da despedida até cinco meses após o parto, devem ser pagos o décimo terceiro, férias com adicional de um terço, FGTS e multa de 40%.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt4.jus.br

Quanto ganha uma grávida que foi demitida?

Se a trabalhadora foi demitida com cinco meses de gravidez, terá a receber os quatro meses até o parto mais os cinco meses até ao fim da estabilidade, nove meses.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Estou grávida e não quero voltar a trabalhar. O que fazer?

Consulte um profissional: Procure orientação de um advogado especializado em direito do trabalho ou um consultor financeiro, se necessário. Esses profissionais podem ajudar a esclarecer seus direitos e fornecer orientações personalizadas com base em sua situação específica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em quais casos a gestante pode se afastar do trabalho?

Proibição de trabalho em condições insalubres

Caso a empresa não possa oferecer um ambiente de trabalho seguro, a gestante deve ser afastada e receber o salário-maternidade. Esse direito é garantido pela lei nº 13.467/2017, que traz em seu texto as seguintes resoluções: Art. 394-A.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Quantas faltas injustificadas uma gestante pode ter?

Nesse sentido, a funcionária grávida pode faltar ao trabalho pelo menos 6 vezes durante a gestação para realizar consultas médias e exames complementares, como o pré-natal. Para que esse direito seja garantido, basta que a gestante apresente à empresa o atestado médico que justifique sua ausência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em unimedriopreto.com.br

O que é local insalubre para gestantes?

Ambientes com ruídos excessivos; Ambientes com iluminação inadequada; Ambientes com exposição a produtos químicos perigosos; Ambientes com exposição a microrganismos infecciosos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em greenlegis.com.br