O CPC 12 tem por objetivo apresentar procedimentos para cálculo do Ajuste a Valor Presente de elementos resultantes do ativo e do passivo nas elaborações das demonstrações contábeis.
O objetivo deste Pronunciamento é especificar procedimentos para cálculo desses ajustes a valor presente no momento inicial em que tais ativos e passivos são reconhecidos, bem como nos balanços subsequentes.
Em 1º de janeiro de 2010 entrou em vigor o CPC PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas – que dispõe sobre a forma como devem ser guiadas as práticas contábeis destas empresas.
Quais são os principais critérios para determinar quando o ajuste a valor presente deve ser aplicado de acordo com as orientações do CPC 12?
Para determinar o valor presente de um fluxo de caixa, três informações são requeridas: valor do fluxo futuro (considerando todos os termos e as condições contratados), data do referido fluxo financeiro e taxa de desconto aplicável à transação.
Ajuste a Valor Presente: O que é? Como Contabilizar? CPC 12!
Para que serve o ajuste a valor presente?
O ajuste a valor presente é comumente utilizado para manter o valor do dinheiro atualizado no tempo, sempre considerando as questões como juros, desvalorização da moeda e inflação, por exemplo. Nesse cálculo, são consideradas também todas as possíveis incertezas que envolvem os ativos e os passivos de uma empresa.
Valor justo: é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração. Valor presente: é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade.
Resposta: O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC foi criado pela Resolução CFC nº 1.055/05 e tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza.
A sua empresa precisa adotar o CPC PME, uma vez que essa passou a ser a nova prática contábil adotada no Brasil. Cabe ressaltar que a norma é aplicável a empresas que elaboram demonstrações financeiras para fins gerais e para usuários externos.
“Aplica-se o Código de Processo Civil, subsidiária e supletivamente, ao Processo do Trabalho, em caso de omissão e desde que haja compatibilidade com as normas e princípios do Direito Processual do Trabalho, na forma dos arts. 769 e 889 da CLT e do art. 15 da Lei n.
O objetivo do Pronunciamento é especificar o reconhecimento contábil para contratos de seguro por parte de qualquer entidade que emite tais contratos (denominada no Pronunciamento como seguradora) até que o Comitê de Pronunciamentos Contábeis complete a segunda fase do projeto sobre contratos de seguro, em consonância ...
O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis é como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda ...
O objetivo deste Pronunciamento Técnico é definir a base para a apresentação de demonstrações contábeis, inclusive as separadas e consolidadas, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.
Você sabe o que é PME plano de saúde? Trata-se de um convênio para companhias de médio e pequeno porte. Sua contratação é realizada por empresas e profissionais autônomos registrados ativamente. Seja na Receita Federal como Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), seja como Microempreendedor Individual (MEI).
O CPC para Pequenas e Médias Empresas entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2010 e dispõe sobre a forma de como devem ser guiadas as práticas contábeis destas empresas, com o objetivo de viabilizar a adequação das pequenas e médias empresas ao IFRS for SMEs, traduzidas para o português como “Normas ...
O CPC 26 dispõe sobre as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas entidades e a base para a apresentação dessas demonstrações, com a finalidade de assegurar a comparabilidade tanto das demonstrações de anos anteriores quando de outras entidades.
Atualmente, existem cerca de 50 CPCs editados – abrangendo os mais diversos assuntos da contabilidade – e constantemente são emitidos novos pronunciamentos.
No ano de 2022, o CPC/15 foi alterado por duas leis sancionadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro: a lei 14.365/22, que promoveu importantes mudanças na advocacia, e a lei 14.341/22, que impôs regras ao funcionamento das associações de municípios.
Contudo, o objetivo da mensuração do valor justo em ambos os casos é o mesmo – estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para vender o ativo ou para transferir o passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração sob condições correntes de mercado (ou seja, um preço de saída na data de ...
O valor justo é determinado com base em informações de mercado atualizadas e leva em consideração o risco e a incerteza associados ao ativo ou passivo. Existem diferentes métodos para calcular o valor justo, dependendo do tipo de ativo ou passivo e das informações disponíveis.
Ou seja, o conceito de valor justo pode ser usado em certificados de depósitos de valores mobiliários, ações, bens móveis e imóveis entre outros bens. Além disso, a avaliação a valor justo também serve em casos de reavaliação de ativos, ou então na realização de um teste de impairment.