Definimos como paralelogramo um polígono que possui lados opostos paralelos, característica essa que resulta em propriedades exclusivas. Os casos particulares de paralelogramos são os quadrados, retângulos e losangos.
Paralelogramos são quadriláteros cujos lados opostos são paralelos. São classificados em retângulos, losangos e quadrados. Um quadrilátero é uma figura geométrica plana que possui quatro lados formados por segmentos de reta.
Quais são os paralelos que recebem nomes especiais?
O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em dois hemisférios, o Norte e o Sul. Há outros quatro paralelos que recebem nomes especiais: O Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, ao Norte; o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, ao Sul.
Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados, sendo os lados opostos paralelos. Paralelogramos são figuras geométricas que possuem apenas quatro lados, sendo os lados opostos paralelos.
O retângulo, além de possuir as características que o definem como paralelogramo, ainda possui todos os ângulos iguais, pois todos os seus ângulos medem 90°. É por esse motivo que ele recebe esse nome (retângulo), uma vez que o ângulo de 90º também é chamado de ângulo reto.
Os paralelos são os eixos que circundam imaginariamente o planeta no sentido horizontal. A partir deles, são medidas, em graus, as latitudes, que variam de -90º a 0º para o sul e de 0º a 90º para o norte. Existem alguns paralelos “especiais”, como é o caso da Linha do Equador.
Os paralelos são linhas imaginárias traçadas horizontalmente sobre o globo terrestre. Eles recebem esse nome por serem paralelos à Linha do Equador, estando dispostos perpendicularmente ao eixo de rotação do nosso planeta.
Os principais paralelos são o Equador (0° latitude), dividindo a Terra em hemisférios Norte e Sul; o Trópico de Câncer (23,5°N) e o Trópico de Capricórnio (23,5°S), limitando as zonas tropicais; e os Círculos Polares Ártico (66,5°N) e Antártico (66,5°S), marcando as zonas polares.
Os paralelogramos são polígonos que possuem os lados opostos paralelos com medidas geometricamente iguais. Nos paralelogramos, os ângulos opostos são iguais e os ângulos internos consecutivos de cada lado são suplementares, isto é, a soma entre eles totalizam 180º.
Em geometria, heptágono é um polígono com sete lados e sete vértices. O heptágono regular é um polígono regular que pode ser construído com régua e compasso: a medida do seu lado é equivalente à metade da perpendicular mediana do raio que toca na circunferência o qual o heptágono está inscrito.
Quantos e quais são os paralelos que possuem nomes próprios?
Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha. O ponto em que um paralelo cruza com um meridiano é chamado de COORDENADA GEOGRÁFICA.
O Meridiano de Greenwich recebe esse nome porque atravessa o Observatório Real de Greenwich, localizado no bairro Greenwich Park, na cidade de Londres, capital da Inglaterra.
Os nomes Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio são uma referência à localização dessas linhas imaginárias, sendo a primeira situada próximo à Constelação de Câncer, e a segunda, à Constelação de Capricórnio.
A longitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich. Latitude e longitude têm como principal função a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido leste-oeste.
Paralelogramo é uma figura geométrica plana formada por dois ângulos opostos, mas de mesma medida e quatro lados iguais (dois paralelos e opostos). Além disso, as retas opostas não se encontram em nenhum ponto.
a) Traçar AB e transportar o ângulo A localizando ao lado do ângulo a distância AD; b) Mesma abertura do compasso e centro em B, traçar arco; c) Com abertura AB e centro em D, determinar o ponto C; d) Unindo-se os pontos, teremos o paralelogramo.
Quadrilátero é um polígono de quatro lados. Quando possui lados opostos paralelos é chamados de paralelogramo. Já quando um par de lados opostos não é paralelo, é chamado de trapézio.