força, agilidade e velocidade ampliadas; reflexos e sentidos sobre-humanos; capacidade de escalar paredes; capacidade de gerar diferentes tipos de teias. Essas habilidades (que podemos chamar de super-poderes) se assemelham muito às que as aranhas de fato possuem.
Capazes de saltar até 20 vezes a sua altura e 50 vezes seu comprimento, as espécies pulam para se movimentar, fugir de predadores, perseguir e caçar as presas que, por vezes, são outras aranhas. A busca pelo alimento fica ainda mais fácil com a ajuda dos oito olhos, distribuídos inclusive na parte de trás da cabeça.
Apesar de todas as aranhas produzirem seda, nem todas são capazes de produzir teias, estruturas que as ajudam, por exemplo, a capturarem suas presas. As aranhas também se destacam por serem capazes de inocular veneno.
As aranhas não gostam de óleo de hortelã-pimenta. Uma maneira fácil de as manter afastadas é arranjar um difusor com cheiro a menta ou então borrifar a casa com água com o mesmo cheiro. Um bom repelente para aranhas pode ser feito em casa: vinagre de maçã.
As aranhas são predadoras, generalistas, que se alimentam principalmente de insetos e outros invertebrados. Têm como inimigos naturais pequenos répteis, anfíbios, outros aracnídeos e insetos.
Qual a aranha mais letal? Um estudo de biólogos publicado na revista Nature lista a aranha-armadeira como a mais letal do mundo, seguida da aranha-marrom, aranha-teia-de-funil, viúva-negra, aranha-rato, aranha-de-costas-vermelhas e aranha-da-areia.
Já a aranha-caranguejeira e a aranha-vespa matam os parceiros para alimentar os futuros filhotes. Certos marsupiais comedores de insetos fazem esforços tão extremos durante o sexo que morrem logo após o ato.
Os olhos das aranhas são fixos, portanto, elas não podem olhar para várias direções como os mamíferos. Sendo assim, precisam de olhos secundários, que lhes dão um maior ângulo de visão. Aranhas têm quatro pares de olhos, nomeados de acordo com o seu posicionamento na cabeça.
A visão também é uma qualidade rara nesses animais: dentre as cerca de 50 mil espécies de aranha no mundo, apenas 5% tem uma boa visão. Muitas só entendem a mudança da luz, o claro e o escuro. Quando a aranha diurna percebe que escureceu, por exemplo, ela se retrai ou foge.
Este Peter já não está mais no nível humano, já que consegue se mover próximo da velocidade da luz (inclusive voando), seus sentidos aranhas são cósmicos (ele consegue identificar perigos em outros planetas), controla a matéria e é praticamente invulnerável.
Por meio das tricobótrias, as aranhas conseguem perceber até as mais leves vibrações e correntes de ar. A pressão da luz de um laser ou o bater de assas de uma mosca a uma pequena distância já são suficientes para serem detectados por esses pelos, o que os torna um dos sensores biológicos mais precisos da natureza.
Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente. Há alguns anos, as aranhas têm sido amplamente estudadas e o motivo básico dessas pesquisas é a sua teia.
Uma das estratégias é conhecida como senta-e-espera, em que as aranhas permanecem paradas em um local à espera de presas móveis. Essa forma de captura permite ao predador economizar o máximo de energia entre uma captura e outra, mantendo o metabolismo baixo.
A limpeza regular é fundamental para evitar o surgimento de teias de aranha. As aranhas são atraídas por poeira, sujeira e pequenos insetos, que são sua fonte de alimento. Portanto, limpe regularmente todos os cantos, frestas e áreas de difícil acesso, como sótãos, porões e armários.
As aranhas e alguns insetos odeiam todos os aromas cítricos, então se deve esfregar a casca de laranja ou limão nos rodapés, peitoris das janelas e estantes. Também pode se plantar um pé de citronela no jardim e utilizar para aromatizar a casa.
força, agilidade e velocidade ampliadas; reflexos e sentidos sobre-humanos; capacidade de escalar paredes; capacidade de gerar diferentes tipos de teias. Essas habilidades (que podemos chamar de super-poderes) se assemelham muito às que as aranhas de fato possuem.
Um estudo de uma bióloga da Universidade de Nottingham revelou que as aranhas não têm más intenções com seres humanos e agem passivamente perante ameaças. As aranhas geralmente agem de forma passiva em resposta aos seres humanos. "As aranhas podem ter mais medo de você do que você delas".
Aranhas odeiam tudo que é cítrico. Esfregue cascas de frutas cítricas em áreas onde as aranhas costumam se instalar, como rodapés, janelas e estantes; é uma ótima maneira de mantê-las longe.
4– As aranhas não são consideradas insetos, mas sim aracnídeos. Isso ocorre porque elas têm 8 patas, enquanto todos os insetos possuem 6. 5– No Brasil existem apenas 4 mil espécies de aranhas, o que equivale a 10% do total existente. 6– O sangue das aranhas chama-se hemolinfa e é transparente.