Resumo sobre a Geração Z No entanto, embora seja uma geração conectada e com fácil e rápido acesso às informações, alguns pontos negativos também estão presentes na geração Z, como a dificuldade para estabelecer relações sociais fora das redes, a baixa tolerância à frustração e dependência excessiva da tecnologia.
Porque a geração Z é tão criticada? As reclamações se iniciaram na forma de memes que eram compartilhados através do TikTok, e logo começaram a ganhar contornos críticos mais sérios. Uma das principais reclamações que a Geração Z tem sobre os Millennials é por conta da falta de confiança às vezes excessiva deles.
A geração Z cresceu em um mundo de múltiplas oportunidades e formas de conexão, mas, ao mesmo tempo, encontrou também extremismo político, mudanças climáticas e desigualdade social.
Quais são os pontos positivos e negativos da geração Z?
Essa geração, composta por jovens, é marcada pela criatividade e inovação, conectividade tecnológica e mentalidade empreendedora. Apesar de possuírem diversos pontos positivos, no mercado de trabalho ela enfrenta um problema: dependência excessiva da tecnologia, baixa tolerância à frustração e falta de comprometimento.
A geração Z, que engloba os nascidos entre 1998 e 2010, é a que mais sofre com transtornos de saúde mental quando comparada com as demais gerações. Entre os entrevistados dessa faixa etária, que vai dos 13 aos 25 anos, 27% afirmaram ter ansiedade; 36% tem stress e 27% depressão.
Habilidade de realizar várias atividades simultaneamente. Senso de urgência em relação às próprias expectativas. Flexibilidade e adaptabilidade à mudança. Pragmatismo em relação às necessidades profissionais e pessoais.
Pandemia, solidão, ansiedade social, frustração profissional, preocupações globais, uso excessivo das redes sociais … os problemas que pesam sob os ombros da geração Z estão aí, listados, e podem ser facilmente reconhecidos por todos.
Pessoas da geração Z tendem a ser ambiciosas e desejam progredir rapidamente em suas carreiras. Eles podem ter altas expectativas em relação a promoções e oportunidades de crescimento, com isso, as lideranças têm o desafio de lidar com essas expectativas e equilibrá-las com as realidades do mercado de trabalho.
No caso da geração Z, permeada pelas redes sociais e canais digitais, estar atento às formas de comunicação torna-se ainda mais importante. De acordo com Ricardo, esse grupo valoriza muito a comunidade em que está inserido, levando em consideração a opinião das pessoas que pensam como eles.
A Geração Z valoriza a conexão social. Tanto que eles estão constantemente conectados através das redes sociais e outras plataformas digitais, buscando interações com seus pares e compartilhando informações.
A Geração Z é conhecida por seu desejo de trabalhar em organizações que compartilhem seus valores. Os estagiários dessa geração esperam que as empresas tenham um propósito claro e que sejam socialmente responsáveis. Eles querem contribuir para causas significativas e ver o impacto positivo de seu trabalho.
Uma das principais prioridades da Geração Z é a qualidade de vida. Eles desejam mais do que apenas um salário e benefícios, buscam um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Isso inclui a flexibilidade para trabalhar em casa, em locais alternativos ou mesmo em outros países.
Costumam realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, lidam bem com a imprevisibilidade e não se abalam diante das dificuldades. Sempre abertos à diversidade e atuam bem nos trabalhos em grupo. Algumas características da personalidade de alguém nascido na geração Z são bem fáceis de perceber.
Entre as categorias de bebidas, de modo geral, a geração Z é a que mais simpatiza e consome bebidas mais adocicadas como refrigerantes, achocolatados e sucos em pó. Sendo assim, há um espaço interessante para marcas dos setores de alimentos e bebidas que querem atrair a atenção desse perfil atuarem.
Amor próprio e porto seguro. Com tanta incerteza na escola e no trabalho, os usuários da Geração Z buscam maneiras de manter a positividade e a saúde com pesquisas como “check-up da saúde mental”, que aumentou 5 vezes. Esses usuários querem ser criativos e testar novas atividades.
Qual a principal diferença da geração Z para as demais?
Já a geração Z são os nativos digitais. Nasceram no final dos anos 90 até 2010, por isso já estão habituados à tecnologia. Diferente da geração Y, são profissionais que buscam uma ocupação que os motive e permita seu desenvolvimento como melhores seres humanos.
De acordo com uma pesquisa, mais de 70% dos consumidores da geração Z estão dispostos a pagar até 10% a mais por produtos sustentáveis. Além disso, é comum que esse público priorize marcas que trabalham a sustentabilidade em outros setores do negócio.
Bloomberg Línea — A Geração Z no Brasil está mais ansiosa, estressada e deprimida do que as anteriores. Uma em cada quatro pessoas empregadas no país (27,7% do total) com idade até 25 anos se diz com ansiedade; a mesma proporção (27,5%), com depressão; e uma em cada três (36,5%), com estresse.
A Geração Z (ou GenZ) são os nascidos entre 1996 e 2010 e atualmente têm de 11 a 25 anos. Essas pessoas já nasceram em uma sociedade totalmente conectada, e por isso são conhecidos como nativos digitais. Eles não veem divisão entre o on e o offline, pois estão conectados o tempo todo.
Os adolescentes mais jovens também podem desenvolver sintomas físicos como dor de estômago, dor de cabeça ou náusea. Em todo o mundo, a depressão é a 9ª causa de doença e incapacidade entre todos os adolescentes, a ansiedade é a 8ª principal causa.
A geração Z quer que o trabalho se adapte ao seu estilo de vida, e não o contrário. Esses jovens estão liderando uma transformação na relação das pessoas com o trabalho, o que já mostra resultados, com empregadores dando ênfase à flexibilidade como um atrativo nas ofertas de emprego.
Segundo as previsões, a Geração Z, que agrupa os nascidos entre 1995 e 2010, irá se tornar o maior grupo populacional do planeta em 2019. Em 2020, eles ocuparão mais de 20% dos postos de trabalho, demandando mudanças contundentes tanto nas estruturas e nos processos corporativos quanto nas relações profissionais.
O que é a geração Alpha? Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.