- Fase adulta: consideramos que a fase adulta se inicia aos vinte e um anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em muitos casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho.
Quais os aspectos mais significativos do início da fase adulta?
Se casamento, profissão, maternidade/paternidade, força física e cogni- tiva, são características importantes da fase inicial da vida adulta, vários outros compromissos marcam a nova fase, denominada de adulto médio ou meia idade.
O período delineado em nossa sociedade como adultez é diversificado e longo. Normalmente, se enquadram no grupo de adultos pessoas de 18 à 65 anos, por ser um período longo da vida, é comum subdividir a adultez em: vida adulta inicial, vida adulta intermediária e vida adulta tardia (PAPALIA E FELDMAN , 2013).
Quais são os aspectos característicos da vida adulta intermediária?
A vida adulta intermediária é uma época de ganhos e de perdas. [...] A maioria das pessoas de meia idade possui boas condições físicas, cognitivas e emocionais. Elas têm muitas responsabilidades e múltiplos papéis e se sentem competentes para lidar com eles.
Já a definição de “se tornar adulto” sob a ótica da psicologia, o dicionário define “que ou aquele que possui maturidade emocional e intelectual e que apresenta adequada integração social ao pensar e atuar de maneira equilibrada e sensata”.
Os principais estressores para o adulto são os relacionamentos familiares, o trabalho, dinheiro, habitação, mudanças de papel, transições na carreira, filhos crescidos saindo de casa, renegociação de relacionamentos familiares, um amigo ou parente doente, riscos financeiros (ALMEIDA E HORN, 2004; ALMEIDA, SERIDO E ...
Legalmente, adulto é aquele que atingiu seus 18 anos de idade. Já biologicamente, é aquele que chegou no ápice do seu crescimento e funções biológicas. Porém, ser adulto também está ligado a questões emocionais, intelectuais e sociais. Por isso, muitas vezes, jovens adultos não se sentem efetivamente adultos.
Além disso, existem vários fatores —contexto social, amigos, ambiente escolar e as lições adquiridas ao longo da vida — que interferem em maior ou menor grau naquilo que foi vivido quando criança.
A transição para a vida adulta é um momento-chave do curso de vida dos sujeitos. É uma fase marcada por importantes mudanças de status, como a passagem de estudante para trabalhador, de membro dependente de um domicílio para chefe de domicílio, de solteiro para pessoa em união, de filho(a) para pai ou mãe.
As “ferramentas mentais” para essa construção mudam conforme a faixa etária e também conforme o ambiente e os estímulos. Assim, o desenvolvimento cognitivo começa desde o nascimento e se divide em 4 estágios principais: sensorial, simbólico, concreto e formal. Esses são, portanto, os 4 estágios de Piaget.
Primeira infância: a fase mais importante do desenvolvimento infantil. A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.
O que significa ser um adulto jovem e quais são os fatores que afetam o momento da entrada na vida adulta?
Nessa concepção, ser adulto se definiria através de acontecimentos como a saída da casa da família de origem, o investimento em um trabalho ou uma formação profissional, com a entrada no mercado de trabalho, a independência financeira, a autonomia e, posteriormente, a possibilidade de formar seu próprio núcleo familiar ...
A definição legal de entrada na idade adulta varia entre os 18 e os 21 anos, dependendo da região em causa. Algumas culturas africanas consideram adultos todos os maiores de 13 anos, mas a maior parte dos povos enquadram essa idade na adolescência. Normalmente, a idade é 18 anos.
A Organização Mundial da Saúde circunscreve a adolescência à segunda década da vida (de 10 a 19 anos) e considera que a juventude se estende dos 15 aos 24 anos. Esses conceitos comportam desdobramentos, identificando-se adolescentes jovens (de 15 a 19 anos) e adultos jovens (de 20 a 24 anos).
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei 8.069/1990), a adultez jovem tem início a partir dos 18 anos de idade, acompanhando o alcance da maioridade. Já a Política Nacional de Juventude - PNJ (Lei 11.129, 2005) atribui ao jovem adulto a faixa etária entre 25 e 29 anos.
Adultos predominantemente carinhosos, protetores, provedores, compreensivos, firmes nas regras, contribuem para a formação de imagos positivas, ao passo que adultos predominantemente frios, negligentes, violentos, inseguros, inconstantes, contribuem para a formação de imagos negativas.
Vamos refletir sobre elas? As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.
Quais são as 5 fases da vida idade? As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.
Quais são os 3 aspectos do desenvolvimento humano? Aspecto físico-motor: descreve a maturação do corpo e da mente. Aspecto intelectual: se refere à capacidade cognitiva do ser humano. Aspecto afetivo-emocional: mostra a capacidade de integrar experiências e emoções, construindo seus sentimentos.
Desenvolvimento: Para Papalia e Feldman (2013), a velhice é caracterizada como Vida Adulta Tardia, compreendendo as idades acima de 65 anos, induzindo ao declínio físico do organismo e carregando elementos que atribuem novos papéis na sociedade e novas etapas no desenvolvimento psicossocial.