Quais são os problemas enfrentados pelos seringueiros?
Grande parte pereceu na selva, vitimados pelas enfermidades da Região e os rigores do clima; no outro extremo, a exploração sem freios dos “aviadores”, comerciantes que mantinham os trabalhadores em situação de escravidão por dívidas, foi responsável pela expiação definitiva dos seringueiros.Quais são as principais pragas da seringueira?
As principais pragas encontradas na seringueira no Estado são mandarová, mosca-branca, vaquinha, cochonilha, pulgão, percevejo-de-renda, saúva e cupim.Quais são as consequências ambientais das atividades econômicas dos seringueiros?
Estas atividades aceleram o desmatamento no Brasil, assoreiam rios, extinguem espécies nativas e aceleram o avanço do aquecimento global.Qual a praga que acabou com o cultivo de borracha no Amazonas?
Seringueira - Doença - Brasil - Amazonas.CULTIVO DE SERINGUEIRA PARA A PRODUÇÃO DE BORRACHAS; VEJA
Como a exploração da seringueira afetou a economia e a sociedade local?
Contribuiu para o crescimento das principais cidades da região: Manaus e Belém. Atraiu milhares de trabalhadores, a maioria deles vindos da região Nordeste. Entrou em decadência na década de 1910 por causa da concorrência com a borracha produzida na Ásia.Quais foram as consequências do ciclo da borracha?
Com o ciclo da borracha, milhares de pessoas se mudaram para a região amazônica, e cidades como Manaus e Belém cresceram rapidamente. Suas populações aumentaram de tamanho, e a prosperidade trouxe grande infraestrutura para ambas as cidades.Quais são os principais problemas socioambientais provocados pela mineração?
Os principais impactos ambientais da mineração são: o aumento da turbidez e variação da qualidade da água, alteração do seu pH (a água pode ficar mais ácida), contaminação do solo e da água com metais pesados, redução do oxigênio dissolvido nos ecossistemas aquáticos, assoreamento de rios, poluição do ar, extinção da ...Qual foi o principal motivo da revolta dos seringueiros?
O que se podia fazer era o controle do volume de borracha, mas mesmo neste aspecto a rede de comércio clandestino nas fronteiras de seringal tornava inevitável o "contrabando de borracha". Disso resultavam conflitos crônicos entre patrões e regatões, patrões e seringueiros.O que torna o caso dos seringueiros?
O que torna o caso dos seringueiros interessante para análise é o fato de o movimento se constituir em uma combinação nova de elementos presentes em movimentos sociais clássicos e contemporâneos.Qual o bioma da seringueira?
A seringueira (Hevea brasiliensis) é uma árvore originária da floresta tropical amazônica brasileira.O que sai da seringueira?
A borracha natural é o resultado da coagulação do leite da seringueira (látex). Para ser utilizada como matéria-prima pelas indústrias, a borracha passa por um processo de transformação conhecido como vulcanização.Como surgiu o mal das folhas seringueira?
A doença mal das folhas é causada pelo fungo Paracercospora ulei ((Henn) Hora Júnior & Mizubuti) e tem sido a principal restrição para o cultivo da seringueira (Hevea spp.) em seu centro de origem, na Amazônia, desde que plantações comerciais foram estabelecidas pela primeira vez.Como é a cultura dos seringueiros?
Os seringueiros e suas mulheres caçam, pescam e plantam milho e mandioca para fazer farinha. Também coletam borracha e castanha. As crianças nadam, pescam e carregam uma as outras brincando de serem sacos de castanhas. As famílias moram no meio da floresta, longe umas das outras.Quantos anos vive a seringueira?
Como a seringueira vive mais de 200 anos, o látex pode ser extraído ao longo de várias décadas. Nos seringais plantados do Tapajós, o número de árvores sangradas por dia pode ser maior devido a sua maior densidade. No Acre, as cooperativas extrativistas estão beneficiando a borracha e agregando mais valor à produção.Qual a principal fonte de renda dos seringueiros?
Durante muito tempo, a atividade de coleta do látex da seringueira, com o intuito de transformá-lo em borracha, foi realizada somente por algumas comunidades indígenas. Os primeiros seringueiros, trabalhadores que retiraram o látex da seringueira como fonte de renda, chegaram à Amazônia na década de 1870.Qual o motivo da luta dos seringueiros?
Luta ideológica e pelos direitos humanosO seringueiro tinha uma tese baseada em sua convivência e conhecimento da floresta e natureza, e que, mais tarde, realmente foi comprovada, que os benefícios derivados da manutenção da floresta são maiores do que o valor obtido com a sua derrubada.
Como eram tratados os seringueiros?
Estes seringueiros viviam num regime de trabalho exaustivo, sem garantias de direitos trabalhistas e num ciclo de dependência dos patrões, visto que o seu trabalho, segundo as regras circundante nos seringais, eram pagos, muitas das vezes, com mercadorias que poderiam ser compradas de modo “fiado” nos barracões.Onde vivem os seringueiros?
Nos domínios da Amazônia em MT, os seringueiros vivem, particularmente, na RESEX Guariba Roosevelt, que é a única reserva extrativista do Estado. Eles são também conhecidos na região como beiradeiros, pois vivem às margens do rio Guariba e do rio Roosevelt, no município de Colniza, extremo noroeste do Estado.Quais são os principais desafios enfrentados pela mineração no Brasil?
Os setores de mineração e de metais enfrentam atualmente um período de grandes desafios, principalmente no que se refere ao desenvolvimento e à adoção de novas tecnologias para redução dos impactos ambientais e sociais causados pela mineração e metalurgia.Quais os impactos ambientais e sociais trazidos pela mineração?
Principais impactos ambientais gerados pela mineração
- 1) Degradação da paisagem. ...
- 4) Poluição, contaminação e compactação do solo. ...
- 5) Poluição sonora e alteração da qualidade do ar. ...
- 6) Redução da biodiversidade. ...
- 7) Redução da disponibilidade de minerais. ...
- 8) Geração de resíduos e disposição inadequada de rejeitos.
Quais são os principais impactos ambientais causados pela atividade industrial?
Quais são os principais impactos das indústrias no meio ambiente?
- Contaminação da água. ...
- Devastação de florestas. ...
- Poluição do ar. ...
- Aquecimento global. ...
- Alteração da fauna e flora. ...
- Desbalanço da cadeia alimentar. ...
- Identificar o tipo de resíduo gerado. ...
- Mapear a geração de resíduos por fonte geradora.