O trabalho considera os princípios de Célestin Freinet: livre expressão, cooperação, educação para o trabalho, reflexão individual e coletiva, sociabilidade, autonomia, comunicação e experimentação.
Freinet (1975) organizou sua pedagogia em quatro pilares: livre expressão, autonomia, cooperação e trabalho. Freinet dizia que todo ser humano tem necessidade de exprimir seus sentimentos e ideias, comunicar-se, criar, agir e conhecer.
Quais são os princípios que norteiam o processo educativo freinetiano?
Apresenta e evidencia as técnicas freinetianas, denominadas Princípios Invariantes como basilares para a condução de uma prática pedagógica que contemple o protagonismo da criança, a livre expressão, a autonomia, a cooperação, o trabalho por meio de ações e vivências do cotidiano infantil.
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
Em sua proposta pedagógica, Freinet aceita o fato de que o aluno é capaz de educar-se apenas com o auxílio do professor, não sendo necessário a interferência direta do professor, no sentido de dar direcionamento à aprendizagem.
Freinet priorizava a disciplina e harmonia dentro da sala de aula, por isso, deveria ter constante interação entre aluno e professor, que um poderia aprender com o outro e vice-versa. O que mais chama atenção na pedagogia Freinet é que ele não desprezava a opinião do aluno em nenhum momento de seu aprendizado.
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade.
Celestin Freinet: Uma Pedagogia de Atividade e Cooperação
Os eixos da nova pedagogia são: cooperação, comunicação, documentação e afetividade. O livro busca apresentar a grande contribuição da pedagogia de Freinet à educação.
Para Freinet, a educação deveria ser mais conectada com a vida real. Sua proposta de ensino teve como base pesquisas a respeito da forma com que a criança pensa e de como constrói seu conhecimento, além da observação de como e quando intervir na aprendizagem do aluno.
Freinet defende a valorização do conhecimento já adquirido por seus alunos, e a importância da mediação professor-aluno. A sala de aula deve ser um ambiente prazeroso com atividades lúdicas para que o aluno tenha interesse em ampliar cada vez mais seu conhecimento.
Nas aulas, a forma que Freinet trabalhava deixava clara a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia, juízo crítico e responsabilidade nas crianças. Práticas como a “expressão livre” dava criatividade e liberdade aos educandos e estes tinham palavra e vida no processo de ensino-aprendizagem.
Qual is princípio s da pedagogia Freinet ficou evidenciado s no acontecimento da sala?
No contexto da sala de aula, princípios da pedagogia de Freinet podem ser evidenciados quando os alunos têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, experimentar atividades práticas, interagir entre si, ter liberdade para expressar suas ideias e participar ativamente do processo de aprendizagem.
Quais outras contribuições ao fazer pedagógico Freinet trouxe?
Os resultados apontam que a Pedagogia Freinet possui elementos que podem contribuir para uma mudança qualitativa na prática pedagógica dos professores, uma vez que ela traz como elemento basilar o trabalho, entendido como atividade construtiva, e tem como subsídio a afetividade, a cooperação, a autonomia e a autogestão ...
O trabalho considera os princípios de Célestin Freinet: livre expressão, cooperação, educação para o trabalho, reflexão individual e coletiva, sociabilidade, autonomia, comunicação e experimentação.
Freinet dava muita importância ao trabalho, pois este deveria ser o centro de toda a atividade escolar, enfatizando-o como forma do ser humano ascender, exercer seu poder. Para Freinet, o aprender deveria passar pela experiência de vida e isso só é possível pela ação, através do trabalho.
Freinet, a aula-passeio é um momento de vivenciar, descobrir, redescobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos e alunas. As aulas-passeio foram e continuam a ser realizadas em museus, exposições, pontos culturais, teatros, escolas, associações e universidades.
esse objetivo o educador francês Célestin Freinet desenvolveu uma pedagogia alicerçada em 4 (quatro) eixos norteadores: o cooperativismo, o trabalho, a livre expressão e a autonomia.
Freinet (1969), considera que os professores não são propriamente mestres mas, sobretudo guias, amigos e encorajadores da criança. Estes precisam permitir com que a criança viva plenamente como a criança, sem afastá-la do contato humano e principalmente da realidade social.
Como as principais ideias de Freinet promoveram mudanças?
As principais ideias de Freinet promoveram mudanças ao possibilitar uma educação mais democrática e participativa, contrastando com a exclusão social da época vitoriana.
Freinet defendia que a escola possibilitasse aos educandos um trabalho realizador, considerando trabalho como produção humana, defendida por Karl Marx, que muito o inspirou, especialmente pela ideia do pensamento dialético, difundida também no Partido Comunista Francês, do qual Freinet fez parte e no qual tomou ...
O Livro da Vida é uma prática pedagógica proposta por Célestin Freinet, a partir da qual, em um caderno da turma, os alunos registram suas impressões e descobertas sobre si e sobre o seu cotidiano escolar, por iniciativa própria e/ou de forma dirigida.
Quais são os pontos de grande relevância para Freinet?
Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico: a comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
De acordo com Audet (2010), a proposta de Freinet em 1939 foi considerada suspeita e seu livro ficou sob censura quando ocorreu uma mudança na forma política de governo.
Vamos lembrar o criador dos “cantinhos” o Educador Celestin Freinet que dedicou a vida a elaborar técnicas de ensino que funcionam como canais da livre expressão e da atividade cooperativa, com o objetivo de criar uma nova educação. Freinet criou uma pedagogia do trabalho.
As aulas-passeio permitem a criação de novos espaços de aprendizagem, fugindo de metodologias que mantêm os alunos aprisionados à sala de aula, buscando estratégias pedagógicas que despertem nos estudantes a cooperação e o prazer pelo conhecimento.