Políticas nacionais de cibersegurança devem ser construídas sobre uma sólida base de princípios fundamentais, incluindo cooperação internacional, transparência, proporcionalidade, respeito aos direitos humanos, padrões técnicos, inovação, conscientização, resposta a incidentes e compartilhamento de informações.
O Marco Civil da Internet foi elaborado tendo por base por três pilares, quais sejam a neutralidade da rede, a liberdade de expressão e a privacidade, que são arrolados também como princípios do uso da internet no Brasil de acordo com o artigo 3º da Lei nº 12.965/1411.
O uso da Internet deve guiar-se pelos princípios de liberdade de expressão, de privacidade do indivíduo e de respeito aos direitos humanos, reconhecendo-os como fundamentais para a preservação de uma sociedade justa e democrática.
Assim, alguns teóricos da área atribuem o significado da palavra informática à junção de informação e automática. Afinal, o principal fundamento que define a área é a capacidade das máquinas de processarem as informações de forma automática.
Quais são os principais princípios da cibercultura?
Esses são os três princípios básicos para uma compreensão das recombinações em jogo na cultura contemporânea: emissão, conexão, reconfiguração – recombinações que vêm da liberação da emissão, do princípio de conexão.
Levy afirma também que a cibercultura é formada por uma série de fragmentos essenciais para sua compreensão: comunicação digital, interconexão de mensagens, criação e inteligência coletiva, comunidades virtuais, rede digital, ensino aberto a distância, aprendizagem cooperativa, entre outros.
A história da internet teve início com a Arpanet, uma rede de troca de informações que havia sido desenvolvida para conectar instalações de pesquisas e militares com o Pentágono, nos Estados Unidos, na década de 1960. O crescimento dessa rede permitiu que seu uso se estendesse para fins privados e comerciais.
Mas afinal, o que é o ciberespaço? O ciberespaço, segundo Lévy (1998), refere-se ao "universo das redes digitais como lugar de encontros e de aventuras, terreno de conflitos mundiais, nova fronteira econômica e cultural" (p. 104).
O que ocorre no ciberespaço é apenas uma potencialização das relações sociais na forma de um simulacro de cidade. No entanto, para se vivenciar uma realidade virtual deslocada da geografia é necessário um espaço material e mutável.
Um espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores que mudou a cultura e a interação entre as pessoas. Essa é a definição de ciberespaço, palavra que saiu da literatura e do meio acadêmico para integrar o vocabulário da sociedade após a popularização da internet nos anos 2000.
Quais são as 3 principais características da cibercultura?
Lévy ainda aponta três características que seriam essenciais à cibercultura: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva.
A cibercultura democratiza a troca de experiências e de informações, além de contribuir para a expressão, comunicação e aprendizagem de todos que tenham um dispositivo com acesso à internet e saibam como utilizá-lo.
Os quatro princípios da segurança da informação tratam da confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade. Clique para saber o que esses pilares significam.
O módulo Fundamentos Informática estabelece conceitos e habilidades essenciais relacionadas ao uso de dispositivos, criação e gerenciamento de arquivos, redes e segurança de dados. Há uma gama de habilidades e conhecimentos essenciais que todos que usam a tecnologia devem possuir.