Proteção excessiva. Alguns especialistas acreditam que os jovens da geração Y cresceram excessivamente protegidos pela família, impedindo-os de enfrentar frustrações. Eles chegam ao mercado com uma formação acadêmica sólida, mas têm grandes dificuldades para lidar com problemas de diferentes naturezas.
A revolução foi marcada pelos millennials ou geração Y. Também conhecidos como nativos digitais, os millennials são os nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia faz parte de seu dia a dia: todas as suas atividades passam por meio de uma tela.
A geração Y destacou a importância da proatividade, incentivando a busca constante por conhecimento para se destacar no mercado de trabalho, especialmente diante das rápidas mudanças tecnológicas. Além disso, essa geração transformou a abordagem do profissional em relação à carreira.
A Geração Y é conhecida por ser nativa digital, ou seja, eles cresceram utilizando computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos desde muito cedo. Além disso, a Geração Y é uma geração que valoriza a liberdade e a flexibilidade.
Resumo: Em um contexto organizacional de competitividade e dinamismo, ganha ênfase a necessidade de atrair e reter os melhores profissionais. Neste cenário, está inserida a Geração Y, composta pela população nascida entre 1980 a 2000, que dará origem aos novos líderes e profissionais das próximas décadas.
Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, e facilidade material, e efetivamente, em ambiente altamente urbanizado, imediatamente após a instauração do domínio da virtualidade como sistema de interação social e midiática, e em parte, no nível das relações de ...
No entanto, embora seja uma geração conectada e com fácil e rápido acesso às informações, alguns pontos negativos também estão presentes na geração Z, como a dificuldade para estabelecer relações sociais fora das redes, a baixa tolerância à frustração e dependência excessiva da tecnologia.
O modelo familiar mais adotado pela geração Y é o flexível, muitos são filhos de pais separados, convivem com irmãos de pais diferentes, madrastas, padrastos, namorados de pais e mães.
Quais são as recomendações para o gestor lidar com a geração Y?
A geração Y gosta de ter sua posição esclarecida e, por isso, mostrar a eles onde erram e acertam é uma ótima maneira de fazer com que se aperfeiçoem. O feedback deve ser constante! Portanto, gestores comunicativos, uma equipe aberta e uma boa comunicação interna é o cenário mais assertivo para esta geração.
Diferente dos seus antecessores, a Geração Y presenciou o surgimento e o crescimento das novas tecnologias. Essa é geração dos tablets, aplicativos, iPads, smartphones e das redes sociais. É também a geração do consumo, das compras via internet e dos shoppings.
Nascidos entre 1940 e 1960, os indivíduos que compõem essa geração nasceram, em sua maioria, em um curto período após o fim da Segunda Guerra Mundial. É uma geração de idealistas, disciplinada, que costuma pensar no coletivo, priorizando a estabilidade.
A Geração Z também busca priorizar o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal, remuneração e valores pessoais. Isso pode influenciar no tempo que ficará em uma mesma organização. “As gerações anteriores priorizavam uma carreira com estabilidade, com plano de carreira e com aposentadoria.
dificuldade de concentração: a exposição precoce e intensa a estímulos digitais e ao ritmo de consumo de informações da internet afeta a capacidade de concentração da Geração Alpha.
Quais são as principais características da geração Y?
Trata-se de uma nova geração de profissionais exigentes, criativos e multitalentosos. São jovens que cresceram com o mundo estável, ou seja, sem vivência de guerras internacionais de grande escala nem desafios sociais como os passados pelas gerações anteriores.
Quem são os Millennials? Millennials é um termo usado para designar a geração posterior à X. As pessoas que nasceram entre 1981 a 1995 são consideradas Millennials.
Divisão geracional com base na idade informada pelos entrevistados: Geração Z= 18 a 27 anos, Millennials= 28 a 43 anos, Geração X= 44 a 59 anos, Baby boomers= 60 a 78 anos.
Prezam pela liberdade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Gastam com viagens, estudos e produtos tecnológicos. São conectados e usam celulares também para o consumo. Possuem renda maior do que a dos pais na mesma idade .
Isso porque, a geração Y aprende diferente. Seu aprendizado é baseado na tentativa-erro, geralmente na forma lúdica, o que permite a ela, maior desenvolvimento das capacidades de resposta frente a um novo problema ou incerteza. Dessa forma, o aprendizado dessa geração ocorre baseado na experiência.
'Tem que ser um 'líder mentor', que forme esse jovem, dê desafios a ele, delegue mais funções e confie'. Se, por um lado, o líder poderá correr mais riscos incumbindo uma tarefa desafiadora ao jovem, por outro, ele irá promover o engajamento: 'isso estimula e faz com que o colaborador fique mais engajado. '
A geração Y é influenciada pelo mundo de diversas maneiras, como a pressão social, o uso excessivo das redes sociais e a instabilidade econômica. Para combater a depressão, é necessário promover uma maior conscientização sobre saúde mental, investir em programas de apoio psicológico.
Millennials são pessoas que pertencem à geração Y, ou seja, todos aqueles nascidos entre 1981 a 1995. Essa geração também é eventualmente identificada como “geração do milênio”, “geração da internet” ou “nativos digitais”. Se há uma geração que presenciou o famoso clichê do “divisor de águas”, essa foi a geração Y.