Atualmente os profissionais que atuam na política pública denominada como Assistência Social é constituído por assistentes sociais, psicólogos/as, sociólogos/as, pedagogos/as, musicoterapeutas, advogados/as entre outras profissionais.
Quais os profissionais que compõem a equipe do CRAS?
4 técnicos(as) de nível superior, sendo: 2 assistentes sociais, um(a) psicólogo(a) e um profissional que pode ter formação em Pedagogia ou Ciências Sociais. A exigência de formação é definida a partir de um diagnóstico territorial; 1 coordenador(a) com nível superior com experiência em gestão socioassistencial.
Com relação aos serviços da Proteção Social Básica, que são desenvolvidos no CRAS, a equipe de referência deve ser composta da seguinte forma, conforme o porte do município: Pequeno Porte I: 2 técnicos (as) de nível superior: 1 assistente social e 1 psicólogo (a); 2 técnicos (as) de nível médio.
Profissionais concursados, com nível superior e conhecimento das legislações sociais vigentes no país podem ser coordenadores do CRAS. As habilidades de planejamento, monitoramento e coordenação e gestão de equipes também são necessárias, visto que a função exige o gerenciamento de programas, serviços e benefícios.
A composição da equipe de referência do CRAS varia de acordo com o porte do município, como prevê a NOB-RH. 3 técnicos de nível médio e 3 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais e preferencialmente 1 psicólogo.
REQUISITOS: Formação a nível Superior em Assistência Social, Psicologia, Direito, Administração, Antropologia, Contabilidade, Economia, Pedagogia, Sociologia, Terapia Ocupacional ou Economia Doméstica.
Profissionais do CREAS: Funções, Papéis e atuação interdisciplinar. Conforme Resolução CNAS nº 17/2011, constituem profissionais de referência da Proteção Social de Média Complexidade: assistente social, psicólogo e advogado.
Para ser contratado como funcionário do CRAS em 2023, é necessário possuir formação acadêmica em Serviço Social, uma vez que essa área é responsável pela aplicação e execução da política de assistência social.
Não compete às equipes de referência dos serviços do SUAS produzir provas de acusação ou para subsidiar responsabilização de usuários (civil ou criminal), pois tais condutas extrapolam o escopo de atuação da política de Assistência Social.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
- RG, CPF e comprovante de cadastro municipal de todos que moram na residência; - Para os maiores de 18 anos: carteira de trabalho, comprovante de renda atualizado (holerite, declaração de renda – no caso de trabalho informal ou esporádico, seguro desemprego, auxílio doença);
A equipe volante (EV) é responsável por realizar a busca ativa das famílias que vivem nesses locais, distantes da unidade física, ou dispersas no território.
Sua equipe técnica Acolhe, Escuta, Orienta, Acompanha e Encaminha as famílias para os serviços, programas e projetos ofertados pelo governo federal, estadual e municipal.
O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é um serviço público responsável pela oferta de serviços, programas, benefícios e projetos sociais no âmbito da Assistência Social. O CRAS atende famílias e indivíduos e oferece serviços voltados a crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.
1)Defesa severa dos direitos sócio-assistenciais; 2)Compromisso em ofertar serviços, programas, projetos e benefícios de qualidade que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de laços familiares e comunitários; 3)Promoção aos usuários do acesso à informação, garantindo conhecer o nome e a credencial ...
Quais os profissionais que compõem a equipe de atenção básica?
Composição mínima de 01 (um) profissional médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde, cumprimento de 40 horas semanais para todos os profissionais membros da equipe.
O CRAS tem uma equipe de profissionais responsáveis pelas atividades administrativas da unidade e que colaboram para o seu atendimento e de sua família. Conta, também, com uma equipe de assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e outros profissionais, que são aqueles que vão prestar atendimento.
O Concurso CRAS 2024 oferece vagas para diferentes níveis de escolaridade e com salários que variam entre R$ 1.800,00 e R$ 5.500,00. Veja abaixo alguns dos principais cargos oferecidos: Assistente Administrativo: Responsável por atividades administrativas e atendimento ao público.
Enquanto o Cras atua na prevenção e na promoção do bem-estar de famílias em situação de vulnerabilidade, o CREAS lida com situações mais complexas, oferecendo assistência especializada a pessoas e famílias que já enfrentam situações de risco social mais intensas.