Os recursos e procedimentos didáticos declarados como os mais utilizados foram: giz, lousa e resolução de questionários e exercícios, seguidos de recursos impressos e audiovisuais – desenvolvimento de atividades como a leitura de diferentes textos, observação de figuras e imagens e uso de vídeos.
💥 COMO USAR RECURSOS DIDÁTICOS PARA MOTIVAÇÃO | Professores Particulares - ViniResponde 033 😍✅💻
São exemplos de recursos pedagógicos da escola?
Recursos pedagógicos da escola
Laboratórios. Utilizado principalmente no estudo de biologia e de química, o laboratório escolar permite aos alunos a prática de conhecimentos teóricos. ...
Os recursos didáticos, segundo a Classificação Brasileira dos Recursos Audiovisuais, são classificados em visuais (álbum seriado, cartazes, exposição, fotografias, flanelógrafo, gráficos, gravuras, mapas, modelos, mural, museus, objetos, quadro de giz, quadros, transparências), auditivos (aparelho de som, discos, fitas ...
Quais são os recursos didáticos mais usados na educação?
Observa-se pelos estudos realizados que a despeito da importância atribuída aos recursos didáticos, no cotidiano escolar o livro didático e o quadro são os recursos mais usados pelos professores de ciências.
As práticas pedagógicas consistem em experiências de aprendizagem planejadas, estruturadas e sistematizadas por docentes para desenvolver as competências e as habilidades de cada componente curricular.
Recursos – computador, software, quadro, giz e etc. Técnicas – aula expositiva e dialogada, resolução de exercícios, jogos e etc. Problematização do tema; Breve história do tema; Operacionalização da aula – descrição (em tópicos) do andamento da aula. Objetivos – Indicar o que os alunos devem saber no final da aula.
A plataforma de educação Geekie One liderou o ranking conduzido pelo Escolas Exponenciais com nota 53 no Net Promoter Score (NPS). Foi seguida de COC (35) e Anglo (33). Os demais foram Objetivo (28), SAS (28), Bernoulli (28), Poliedro (27), Moderna (25), Ético (24) e FTD (22).
Material didático é todo o material utilizado com o objetivo de auxiliar a atividade pedagógica. Não existe sala de aula sem dispositivos de apoio ao ensino dos alunos, sejam eles cartilhas, livros ou vídeos explicativos.
Qual a diferença de recursos didáticos e materiais didáticos?
Enquanto os materiais didáticos são objetos tangíveis que podem ser manipulados pelos estudantes, os recursos didáticos englobam uma variedade de ferramentas – digitais ou não – e estratégias utilizadas pelos professores para promover a aprendizagem.
Essas ferramentas permitem que o aprendiz interaja com várias linguagens, autores, textos, etc, e é esse contato que permite variadas experiências de aprendizagem, além de ser possível expandir os estudos.
Atualmente, no Brasil, utilizam-se os seguintes instrumentos pedagógicos: Plano de Estudo; Caderno da Realidade; Colocação em Comum; Visitas de Estudos; Intervenções Externas; Caderno de Acompanhamento; Visita às Famílias, Projeto Profissional do Jovem; Estágios e Experiência em Casa e na Escola.
A exemplo de recursos didáticos tem-se: Jogos didáticos, modelos didáticos, experimentos científicos, vídeos, filmes, músicas, cartazes e etc., apesar da variedade de recursos que podem ser utilizados na exposição dos conteúdos, percebe-se que alguns professores ainda tem suas aulas limitadas e restritas ao uso do ...
Os recursos didáticos podem ser entendidos como os recursos utilizados, de forma didática, ou seja, com uma intenção relacionada com o processo de ensino/aprendizagem/avaliação, para efetivar uma aula ou um planejamento mais amplo sobre determinado assunto.
Por exemplo: quadros, canetas e folhas são recursos pedagógicos. Também as imagens que o professor venha a espalhar pela sala ou o computador pelo qual ela preparou uma apresentação e o projetor que a refletiu.
O rol de exemplos de recursos de natureza pedagógica também pode ser ampliado, incluindo o ábaco, o soroban, alguns softwares educacionais, o webquest, o globo terrestre, os modelos anatômicos, como esqueletos, e muitos outros itens. De fato, não há como esgotarmos a infinidade de recursos pedagógicos possíveis.
Quais são os recursos didáticos mais usados na educação infantil?
Os recursos mais presentes foram objetos concretos, cantigas, contação de histórias, cartazes, jogos e brincadeiras, que possibilitassem a interação com diversos saberes e que a aprendizagem pudesse se dar de forma natural e adequada as necessidades e faixa etária da turma.
Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno.