Quais são as possíveis complicações da GTT?
Resultados: As complicações mais relatadas foram saída acidental do tubo, hiperemia, granuloma, vazamento de resíduo gástrico, rompimento do balão e alargamento e fechamento do óstio.Quanto tempo sobrevive uma pessoa com GTT?
A gastrostomia nao modifica a expectativa de vida, tendo em vista que pode-se realizar nutrição adequada por meio dela.Quais os cuidados devemos ter com a GTT?
Observar diariamente a marcação ou numeração da sonda. Observar extravasamento de dieta pelo óstio (orifício da gastrostomia/jejunostomia) – comunicar imediatamente o médico. Fornecer a dieta sempre com cabeceira elevada ou o paciente sentado. Lavar a sonda com 20 a 50 ml de água filtrada após dietas e/ou medicações.Quais os riscos da gastrostomia em idosos?
De acordo com a paliativista, o índice de complicações secundárias que envolvem o procedimento não é baixo, de 30% a 50%, ainda que sejam complicações menores como extravasamento, celulite perístoma, deslocamento e obstrução de sonda, entre outros.Sonda de Gastrostomia - Cuidados e funcionalidade (Dicas de Enfermagem)
Quais são as desvantagens da gastrostomia?
Contraindicações para a gastrostomia
- recusa do paciente;
- paciente com expectativa curta de sobrevida;
- estômago intratorácico;
- lesão ulcerada, infiltrativa ou infectada em parede abdominal ou em mucosa gástrica no local de inserção da sonda;
- ausência de motilidade intestinal;
- hepatopatias descompensadas;
- hepatomegalia;
Quem usa GTT pode vomitar?
A movimentação do tubo dentro do estômago, bloqueando a saída dele, pode causar náuseas e vômitos. Uma maneira simples de verificar se o tubo se moveu é fazer uma marca com uma caneta no local onde o tubo sai do abdome.Porque a GTT fica vazando?
Geralmente esse vazamento se deve a um alargamento do trajeto onde ocorre extravasamento do conteúdo gástrico (dieta )ou por uma irritação local e ou infecção. Ideal procurar o cirurgião ou o PS para avaliação.O que fazer se a GTT sair?
Quando devo ligar para o meu médico? Se o tubo sair. Não é perigoso, mas a abertura pode fechar muito rapidamente, por isto um novo tubo precisa ser colocado antes que isso aconteça. Certifique-se de chamar o seu médico para instruções se o seu tubo de alimentação acidentalmente sair.Quem usa GTT pode beber água pela boca?
O paciente ainda pode comer e beber? Uma nutrição líquida especial, assim como fluidos, podem ser administrados através da sonda. Se a sonda foi colocada devido a problemas com a deglutição (por exemplo após um derrame), ainda permanecerão restrições à ingesta oral.Como saber se o balão da GTT estourou?
Queixa de dor e ardência, irritação no orifício da sonda e ao redor.Quanto tempo vive um idoso com gastrostomia?
(2003) demonstraram mediana de sobrevida de 59 dias dos pacientes submetidos a gastrostomia endoscópica e de 60 dias dos idosos com manutenção da via oral (p = 0,37). Meier et al. (2001) revelaram taxa de sobrevida média nos idosos com via alternativa de 195 dias e dos pacientes com via oral de 189 dias (p = 0,90).Quantas horas dura uma cirurgia de GTT?
Quanto tempo dura uma gastrostomia endoscópica? O procedimento em si geralmente leva de 30 minutos a 1 hora, mas o tempo total, incluindo a preparação e a recuperação, pode ser de algumas horas.Como saber se a GTT está no lugar certo?
Então você pode facilmente verificar se o tubo está corretamente no lugar, olhando para a marca. Verifique diariamente para se certificar de que a extremidade do tubo está no lugar, empurrando e puxando suavemente o tubo até sentir resistência. Durante um banho, lembre-se: Prenda o tubo antes de tomar banho.É normal sair sangue da GTT?
O sangramento no trato digestivo é um sinal de uma doença, ao invés de uma doença em si. Uma série de condições diferentes pode causar sangramento. A maioria das causas de hemorragia estão relacionadas a condições que podem ser curadas ou controladas, tais como úlceras ou hemorróidas. Algumas podem trazer risco à vida.Quanto tempo dura um idoso com GTT?
Não há um tempo bem estabelecido. Depende muito do estado de conservação da sonda. A média de troca é cada 6 meses mas há casos que duram até 1 ano.Quais os riscos de fazer uma GTT?
As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.Como cuidar de um paciente que tem GTT?
Como cuidar da ferida da gastrostomiaO cuidado mais importante é manter o local sempre limpo e seco e, por isso, é aconselhado lavar a região, pelo menos, 1 vez por dia com água morna, uma gaze limpa e sabão de pH neutro.
Quais os riscos da gastrostomia em pacientes idosos?
Complicações da gastrostomiaEntre elas estão: Infecção no local da incisão. Deslocamento ou obstrução da sonda. Vazamento ao redor do estoma.