Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
A sertralina pode ocasionar midríase (dilatação da pupila) e deve ser usado com cuidado em pacientes com glaucoma de ângulo fechado ou história de glaucoma. Esta dilatação pode resultar em aumento da pressão intraocular e glaucoma de ângulo fechado, especialmente em pacientes pré-dispostos.
Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro. Assim, o medicamento trabalha para melhorar o equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os sintomas dos problemas para os quais é indicado.
Como a pessoa se sente depois de tomar sertralina?
Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.
Existe uma melhor hora do dia para usar esse medicamento? Geralmente ele é indicado para tomar na parte da manhã, principalmente no início do tratamento, porque a insônia é um dos seus efeitos colaterais comuns. Mas você deve respeitar o esquema de doses que o seu médico indicar.
O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Sertralina é um remédio usado no tratamento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. O medicamento é vendido em comprimidos e cápsulas de 25 a 100mg.
Esses sintomas podem afetar o bem-estar geral e a qualidade de vida dos adolescentes em tratamento (Souza et al., 2022). Por outro lado, alguns adolescentes podem experimentar dores de cabeça, tonturas, sonolência ou insônia como efeitos colaterais do uso prolongado de sertralina.
Remédios dessa classe tendem a apresnetar efeitos diferentes a cada pessoa, a depender da adaptação do organismo e ao tempo de uso. Se você sente sonolência, lentidão, tontura, enjoo, ou algum mal-estar, converse com seu psiquiatra e combine com ele de tomar à noite. Só não tome sem acompanhamento médico!
Quais as contraindicações do Cloridrato de Sertralina? Cloridrato de Sertralina é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida à sertralina ou a outros componentes da fórmula. O uso concomitante de Cloridrato de Sertralina em pacientes utilizando inibidores da monoaminoxidase (IMAO) é contraindicado.
Quanto tempo dura o efeito da sertralina no corpo?
A Sertralina, um tipo de antidepressivo, normalmente leva em torno de 5 a 6 dias para ser completamente eliminada do corpo após a última dose, considerando sua meia-vida de aproximadamente 24 a 26 horas. Este período pode variar um pouco de acordo com fatores individuais como metabolismo e saúde hepática e renal.
O uso de álcool não está contra indicado durante o tratamento com a sertralina, apesar de não ser recomendado. Pode surgir efeitos como sonolência e potencialização do efeito do álcool. Porém, não há nenhuma interação grave entre as duas substâncias.
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.
O que acontece se eu parar de tomar sertralina de uma vez?
A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...
Um dos efeitos colaterais da Setralina é a sonolência e o cansaço. O período de adaptação dela é de quinze dias. É preciso conversar com o seu médico para ver o melhor horário para toma-la. Normalmente a sertralina é tomada pela manhã, e é comum a sonolência durante o dia no começo.
A Sertralina tem a apresentação apenas em comprimidos, sendo de 25 mg, 50 mg, 75 mg e 100 mg. Ela pode ser utilizada até a dose de 200 mg, o que é comum de chegar, especialmente para ter uma ação antidepressiva e ansiolítica mais eficaz.
Os efeitos da sertralina sobre a depressão podem surgir até 7 dias depois que você começou a tomar o medicamento, mas podem ser necessárias algumas semanas. Entenda melhor para que serve a sertralina e como tomar. O uso do alprazolam associado à sertralina ajuda a reduzir a ansiedade mais rápido.
A Sertralina é um ótimo medicamento. Ela ajuda muito no bem-estar e na diminuição das preocupações, sendo um bom antidepressivo. No entanto, desinteresse e desânimo leves podem ocorrer no início do tratamento da sertralina. Geralmente, esses efeitos melhoram com a continuação do uso da medicação.
A Sertralina pode causar alguns efeitos colaterais no trato gastrointestinal sim, como refluxo gastroesofágico, azia, náuseas e diarreia. Geralmente, esses efeitos são transitórios e melhoram após algumas semanas. Nesse período, para amenizar os sintomas, você pode usar algum remédio sintomático que esteja acostumado.
A sertralina causa sonolência? Em alguns pacientes, pode dar sono. De fato, ao checar os efeitos colaterais na bula da sertralina, encontramos a sonolência. Em outros casos, esse efeito também pode ser consequência da insônia.