A frenectomia é uma cirurgia que apresenta riscos reduzidos, no entanto podem ocorrer algumas complicações pós-operatórias, como por exemplo, dor, pequenas hemorragias ou sangramento excessivo (principalmente na frenectomia lingual), edema, inflamação ou infeção (ainda que raramente), entre outras de menor relevo.
O procedimento de frenectomia lingual apresenta alguns riscos, incluindo sangramento, efeitos colaterais da anestesia, danos aos nervos da boca, especialmente a língua, infecção, dor, inchaço frênulo recolocado.
Como dito, essa é uma cirurgia delicada, porém é pequena, logo, não oferece grandes riscos para o bebê. Sem falar que a não realização pode dificultar a amamentação e, consequentemente, o desenvolvimento da criança.
Qual a melhor idade para realizar a frenectomia lingual? Não há uma idade ideal para a realização da cirurgia, podendo ser realizada inclusive em bebês. Sendo assim, a indicação irá depender da pertubação que o frênulo está provocando.
Quantos dias demora para cicatrizar uma frenectomia?
Logo após o corte é feito uma costura nos tecidos moles, sendo feitos pontos reabsorvíveis ou não reabsorvíveis. Contudo, deve-se atentar que os reabsorvíveis devem ser removidos após um tempo, entre 7 a 10 dias.
FRENECTOMIA: TUDO SOBRE O PROCEDIMENTO (com Dra. Mylene Fakhouri)
O que não se pode fazer depois da frenectomia?
Repouso: manter repouso, com a cabeça elevada – utilizar dois travesseiros para dormir. Evitar: calor, locais quentes, exposição ao sol, atividade física até a remoção da sutura. Não ficar cuspindo o tempo todo.
Quanto tempo precisa para recuperar a cirurgia para tirar freio na língua?
Cirurgia convencional
Nessa técnica, o freio lingual é seccionado com um bisturi e suturado com pontos reabsorvíveis ou convencionais, os quais devem ser removidos entre 7 e 10 dias.
Adultos também podem se submeter à frenectomia, pois a anquiloglossia afeta a respiração, a alimentação e a comunicação, além de prejudicar a higiene bucal adequada, o que pode provocar doença periodontal.
A frenectomia lingual é realizada para corrigir essas restrições, permitindo um melhor movimento e função da língua. A frenectomia geralmente é um procedimento simples e pode ser realizada em consultório odontológico, com anestesia local.
Evitar alimentos muito quentes, crocantes ou duros nos primeiros dias. Não praticar atividades físicas intensas nos primeiros dias após a cirurgia. Fazer o uso correto de medicamentos analgésicos e antibióticos, se necessário e de acordo com a orientação do profissional.
Geralmente o paciente precisa de 1 a 2 dias de descanso. Mas é importante também atentar ao fato do que consideramos repouso; Ler 1 livro, usar o computador ou celular não traz nenhum problema ao paciente. Porém esforços físicos são proibidos, até mesmo depois de 48 horas.
O procedimento é feito com bisturi, que produz a secção ou a fissura para remoção total do freio. Após essa primeira etapa, é realizada a sutura (uma espécie de “costura”) do tecido mole, por meio de pontos, que serão removidos em 7 a 10 dias.
A frenotomia corta essa membrana que fica abaixo da língua, permitindo que ela se movimente sem problemas. Ter o freio na língua significa que o bebê terá dificuldades para se alimentar e, durante a amamentação, ele pode, ao invés de sugar o mamilo da mãe, mordê-lo, causando muita dor desnecessária para a mãe.
Problemas na fala ou atraso no desenvolvimento da linguagem; Dificuldade para introduzir alimentos sólidos na alimentação da criança; Risco de engasgamento; Problemas nos dentes relacionados com a dificuldade para manter a higiene bucal.
Sangramento: É normal haver um leve sangramento nas primeiras 24 horas. Em casos de sangramento intenso ou longo, entre em contato com o seu dentista. Dor: A dor é normal após a cirurgia e geralmente pode ser controlada com os medicamentos prescritos pelo seu dentista.
Qual a melhor idade para fazer frenectomia lingual?
A frenectomia lingual pode ser realizada em pacientes de qualquer idade, desde que o paciente seja encaminhado a um odontopediatra, para que uma avaliação mais profunda seja realizada juntamente com uma equipe multidisciplinar.
Qual a diferença da Frenectomia para a Frenotomia? A frenotomia é uma intervenção cirurgica mais simples, nela ocorre somente o corte parcial do freio, não ocorrendo, dessa forma, a sua retirada por completo. A frenectomia envolve a retirada de parte do freio, ou seja, é um procedimento de maior complexidade.
Como é feita a cirurgia de freio na língua? Caso o freio lingual curto já seja identificado quando o bebê ainda é recém-nascido, a cirurgia é ainda mais simples: é feito apenas um corte com colírio anestésico local e, em poucos minutinhos, o bebê já liberta a língua para mamar corretamente.
- Problemas dentários: no caso da frenectomia labial, um freio labial proeminente pode causar espaços entre os dentes ou problemas de oclusão. - Dificuldades na fala: restrições no movimento da língua ou dos lábios podem interferir na pronúnica clara de certos sons.
Caso você prefira consultar um especialista, você pode procurar por um(a) "periodontista" ou por um(a) "cirurgião(ã) buco-maxilo". Abraço! Esse procedimento pode ser feito por qualquer dentista que tenha experiência em cirurgia, ou pelo buco-maxilo (especialista em cirurgia).
Depois da frenectomia, você provavelmente notará algumas mudanças positivas. Primeiramente, se ela corrigir uma limitação de movimento da língua ou dos lábios, você sentirá uma melhora na capacidade de falar mais claramente e de mastigar sem dificuldades.
O pós operatório inclui repouso de pelo menos 24 horas, dependendo do trans operatório, ausência de atividades físicas nos 7 primeiros dias, consumo exclusivo de alimentos líquidos, pastosos e frios nos 3 primeiros dias, boa higienização local para evitar infecções oportunistas, compressas geladas para evitar inchaço, ...
Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.