Na região da coluna cervical o saco dural comprimido pode causar dor no pescoço que irradia para os ombros e braços, além de fraqueza, parestesia e alterações de sensibilidade nos membros superiores. Menos comum, mas pode resultar em dor torácica e dificuldades respiratórias.
A compressão geralmente ocorre na sequência extra-dural por compressão extrínseca do espaço epidural, que é formado por tecido conjuntivo, gordura e plexo venoso, e separa as estruturas ósseas da duramáter, a camada meníngea mais externa do saco dural.
O que é comprimido a face ventral do saco dural tocando as raízes descendentes de S1. Isso, geralmente, indica que alguma estrutura (disco, ligamento, osteófito) pode estar invadindo a membrana que envolve a medula da coluna lombar. Espero ter ajudado.
A maioria dos casos melhora com tratamento inicial de medicação e fisioterapia em 4-6 semanas. Caso não melhora, você é um forte candidato a cirurgia devido ao risco de sequela neurológica pela compressão nervosa prolongada.
Impressão sobre o saco dural - DEU NO LAUDO do exame de coluna
Qual a função do saco dural?
O saco tecal ou saco dural é uma folha membranar ou tubo de dura-máter que envolve a medula espinal e a cauda equina. Este saco contém o líquido cefalorraquidiano, que fornece nutrientes e proteção à medula espinhal.
O que significa abaulamento discal comprimindo o saco dural?
Significa dizer que você tem uma hérnia de disco. O abaulamento já é considerado uma hérnia de disco, ocasionalmente pode sentir algum incomodo sobretudo para membros inferiores, se a lesão for à nível de coluna lombar.
O saco dural envolve a medula espinhal dentro da coluna vertebral. Separa o espaço epidural do espaço subaracnóideo, terminando na segunda vértebra sacral.
O que significa abaulamento discal tocando a face ventral do saco dural?
Este abaulamento discal denteando o saco dural significa que o disco (precisa ver qual) está abaulado para trás, comprimindo esta estrutura que se chama saco dural, que nada mais é que o envoltório que circunda a medula mas em geral não é nada grave.
Menos frequentemente, a compressão da face ventral do saco dural e da medula espinhal pode ser causada por tumor da coluna ou traumatismo, como uma fratura de coluna.
A compressão subaguda ou crônica pode se iniciar com dor local no dorso, geralmente irradiada para baixo, na distribuição de uma raiz nervosa (dor radicular) e, às vezes, hiper-reflexia e perda de sensação. A perda de sensação pode iniciar nos segmentos sacrais.
Qual é a conduta inicial no tratamento da síndrome da compressão medular?
Em pacientes com lesão de medula espinal, a prioridade inicial é a estabilização da coluna vertebral para evitar que ela apresente subluxação de vértebras quando o paciente é mobilizado.
Em geral, os corticosteroides são administrados para reduzir o inchaço na medula espinhal ou em volta dela e, assim, ajudam a reduzir a pressão no local. Dependendo da causa, é possível usar a cirurgia e/ou radioterapia para aliviar a pressão.
O fundo de saco de Douglas, ou escavação retouterina, é uma região próxima do colo do útero que corresponde à parte mais inferior da cavidade peritoneal, que é formada pelo tecido que reveste toda a parte interna do abdome e seus órgãos.
O que significa abaulamento discal em L4 L5 e L5 S1?
O que significa abaulamento discal L4 L5 e L5 S1? Quando um abaulamento discal ocorre nas vértebras L4-L5 ou L5-S1, significa que o disco intervertebral entre a quarta e a quinta vértebras lombares, ou entre a quinta vértebra lombar e o primeiro segmento sacral, está afetado.
Qualquer situação que leve a uma redução do espaço para a medula espinhal pode levar a aquilo que chamamos de canal vertebral estreito, ou estenose de canal.
Na região da coluna cervical o saco dural comprimido pode causar dor no pescoço que irradia para os ombros e braços, além de fraqueza, parestesia e alterações de sensibilidade nos membros superiores. Menos comum, mas pode resultar em dor torácica e dificuldades respiratórias.
O principal sintoma do abaulamento discal é a dor na região onde ele ocorre. Se há abaulamento discal na região lombar, o indivíduo poderá sentirá dor na região lombar e ser referida para glúteos, por exemplo. Além disso, pode haver irradiação da dor, acompanhando o feixe nervoso que está sendo comprimido.
É bastante comum o disco intervertebral tocar o saco dural e o paciente não necessitar de cirurgia e viver normalmente. Para se saber se seu caso é cirúrgico ou não um especialista deve avaliar o paciente neurológicamente para saber se apresenta sinais ou sintomas que tenham correspondência com o local da compressão.
O que é abaulamento discal com Compressao do saco dural?
O abaulamento discal é uma condição muito frequente na qual o disco intervertebral, uma estrutura fibro-cartiloginosa que se situa entre as vértebras e tem o papel de amortecedor, se degenera e acaba se deformando, se projetando para fora de sua área normal.
L4, L5 e L5-S1 são referências específicas na coluna vertebral, especialmente na região lombar. Cada L representa uma vértebra lombar numerada sequencialmente. L4 está acima de L5, que, por sua vez, fica acima de L5-S1.
Quem tem abaulamento discal têm direito Auxílio-doença?
Quem tem abaulamento discal l4 l5 e l5 s1, pode ter direito ao auxílio doença? Ter abaulamento discal L4 L5 e L5 S1s não significa que você tem direito ao auxílio-doença do INSS. Para obter esse benefício é necessário comprovar a incapacidade para o trabalho devido à condição.
O tratamento do abaulamento discal normalmente é feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios em caso de dor e sessões de fisioterapia para melhorar a estabilidade da coluna.