Quem tiver consumido açaí e apresentar sintomas como "febre prolongada há mais de sete dias, acompanhada de dores de cabeça e no corpo, fraqueza intensa, aparecimento de nódulos, diarreia, vômito, irritabilidade da pele e inchaço (principalmente no rosto e nas pernas)", deve procurar uma unidade de saúde.
Resumo: No Brasil, a ingestão do açaí processado artesanalmente, sem tratamento térmico, tem sido relacionada a casos crescentes de doença de Chagas (Strawn et al., 2011), pela contaminação dos frutos pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Pereira et al., 2009), agente causal da doença.
O diagnóstico da doença de Chagas se dá em sua grande maioria por exames de sangue, sendo que o diagnóstico do agente causador poderá ser identificado por meio de métodos laboratoriais de visualização do parasito direto ou indiretamente, e por presença de anticorpos no soro.
Quais são os sintomas da doença de Chagas no intestino?
Quando ocorre a transmissão oral, sinais digestórios intensos, como vômitos e diarreias, são vistos com maior frequência. Já na crônica pode ocorrer insuficiência cardíaca, dilatação do esôfago e intestino. Há casos em que os sinais são imperceptíveis e surgem após 20 anos.
Sintomas: Fase aguda: febre, mal estar, falta de apetite, edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte.
Novo surto da doença de chagas assusta os fãs do açaí
Quem tem doença de Chagas vive quanto tempo?
Portanto, a pessoa pode viver, em média, mais dez anos. A recepção de coração transplantado por um paciente com doença de Chagas é, geralmente, melhor do que a de pessoas transplantadas por outros motivos.
Quanto tempo leva para a doença de Chagas se manifestar?
O período de incubação da doença de Chagas, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é dividido da seguinte forma: Transmissão vetorial – de 4 a 15 dias. Transmissão transfusional/transplante – de 30 a 40 dias ou mais. Transmissão oral – de 3 a 22 dias.
Cardíaca: com comprometimento do músculo do coração, e é a forma que mais causa morte pela doença. Digestiva: acomete o intestino grosso (cólon) e, também, o esôfago. Nesses casos, há um aumento das estruturas e perturbação grave da motilidade (megacólon e megaesôfago).
Quais as fases da doença de Chagas e quais os sintomas?
A doença apresenta uma fase aguda, que pode manifestar ou não sintomas, e uma fase crônica, a qual pode se manifestar de quatro formas: indeterminada, cardíaca, digestiva e cardiodigestiva (ou mista, pois envolve coração e aparelho gastrointestinal).
As pessoas que tiverem sintomas ou desconfiarem que foram picadas pelo “barbeiro”, devem buscar atendimento em uma unidade básica de saúde. O exame de sangue é utilizado para diagnosticar a doença e é realizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS, assim como a medicação é disponibilizada pela rede pública.
O médico poderá suspeitar da doença de Chagas nos casos em que o paciente apresente quadro clínico sugestivo, na presença de dados epidemiológicos compatíveis tais como: residente ou visitante de área com ocorrência de triatomíneos (barbeiro); ou antecedente recente de transfusão sanguínea ou transplante de órgão; ou ...
A Doença de Chagas acomete o coração de maneira lenta e silenciosa, gerando pequenas lesões, principalmente, no músculo cardíaco. Isto, ao longo do tempo, pode gerar aumento do coração, perda de força, arritmias e trombose.
O nome “barbeiro” se deve ao costume do inseto picar as pessoas na região do rosto. A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.
A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
O açaí, assim como o guaraná, oferece energia e resistência, assim ajudando a combater a fadiga e exaustão. Porém, ele pode ser estimulante para algumas pessoas ou não. O consumo em quantidades moderadas, não costuma trazer prejuízos.
A doença de Chagas (DC) é transmitida pela picada do “bicho-barbeiro”, infectado com o protozoário Trypanosoma cruzi. O inseto tem hábitos noturnos e pode se esconder em buracos das paredes, frestas, camas e colchões das casas. O seu nome popular se deve ao fato de picar as pessoas na região do rosto.
Quantos anos dura uma pessoa com doença de Chagas?
Para pacientes que estão em estágios avançados da doença, com danos cardíacos graves e refratários ao tratamento, esse é o único recurso, a última esperança. O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais.
Marcos Boulos – No local da picada do barbeiro e da penetração das fezes infectadas pelo parasita, o primeiro sinal da inoculação é o inchaço. Se a picada for nas pálpebras, aparece o sinal de Romanã que se caracteriza pelos olhos vermelhos e inchados.
Na fase aguda da doença, o quadro pode evoluir para meningite e encefalite. Já na crônica, a pessoa pode apresentar aumento do coração e do cólon, por exemplo. É preciso ter muita atenção para uma complicação perigosa: a insuficiência cardíaca. Ela é uma das principais causas de mortes de indivíduos com essa doença.
Quanto tempo demora para a doença de Chagas se manifestar?
O barbeiro, ou triatomíneo, é o inseto que transmite o agente infeccioso da doença de Chagas, uma enfermidade que pode levar mais de 20 anos para se manifestar. O protozoário (parasito) causador da doença está presente nas fezes do inseto.
A Doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro e também por ingestão de alimentos contaminados, tem 100% de possibilidade de cura, se diagnosticada e tratada no início da contaminação.
Mulheres portadoras da doença de Chagas na fase crônica podem engravidar. No entanto, a mulher deve ser acompanhada durante a gestação. Após o nascimento, a criança deve ser acompanhada em serviço especializado para tratamento específico, com alta probabilidade de cura. O homem não transmite a doença para os filhos.
O diagnóstico é feito pela detecção de tripanossomos no sangue periférico ou em aspirado de órgãos infectados. Testes de anticorpos são sensíveis e podem ser úteis. O tratamento é com nifurtimox ou benznidazol; contudo, os antiparasitários não revertem o curso da doença cardíaca ou intestinal que se desenvolveu.
Cerca de 30% das pessoas com doença de Chagas crônica desenvolvem danos ao coração que podem levar à morte, como arritmia e insuficiência cardíaca. Sem tratamento específico para combater o problema, estes pacientes são medicados com drogas usadas para outras doenças do coração.
A transmissão acontece pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele.