Inchaço no local; Coceira e vermelhidão da pele, que pode ser muito intensa; Bolhas na pele que contém líquido; Manchas parecidas com queimaduras na pele.
As mulheres adoram, mas nem todas podem usar, pois o níquel é um dos maiores causadores de alergia na pele, ou seja, dermatite de contato alérgica. A dermatite de contato é uma doença de pele inflamatória, caracterizada por muito prurido, ou seja, coceira que é causada por agentes externos em contato com a pele.
EVITAR - Framboesa, abacaxi, figo, tâmara e ameixa. Maçã, tomate, laranja, toranja e outras frutas cítricas possuem pouco níquel, porém podem exacerbar os sintomas da alergia. 🌀 VEGETAIS: PERMITIDO - A maioria dos vegetais.
Crustáceos: lagosta, camarão, caranguejo, ostras e mexilhão; Molhos: ketchup, vinagre e soja; Bebidas: café, chá, cacau, vinho, cerveja e sucos de fruta, especialmente de frutas ácidas; Outros: fermento em pó, alimentos enlatados, vegetais em conserva.
SÍNDROME DA ALERGIA SISTÊMICA AO NÍQUEL NAS DOENÇAS INTESTINAIS
Como desintoxicar o organismo de níquel?
Orégano, alecrim, tomilho, gengibre, açafrão, canela e coentro são algumas das ervas que podem ajudar a remover metais pesados. Alimentos ricos em vitamina C, água e sementes como linhaça e chia, também são ótimos aliados dos processos de desintoxicação. Bebidas detox são uma ótima pedida nessa etapa.
É muito utilizado na composição do aço inoxidável, na cunhagem de moedas e na fabricação de baterias recarregáveis. Pode ser obtido através de minerais lateríticos (oxidados) ou sulfetados.
Em decorrência de muitos alimentos serem normalmente ricos em níquel, como o chocolate, gordura hidrogenada, feijão, nozes ervilhas secas e cereais, uma pessoa que é sensível pode desenvolver sintomas alérgicos, mesmo não tendo utilizado qualquer objeto que o contenha, em sua composição.
O níquel costuma ser encontrado em diversos minerais (meteoritos, em especial). Ele pode ser extraído de minerais lateríticos (também conhecidos como oxidados) e de minerais sulfetados — estes, a principal fonte do elemento atualmente.
O Sulfato de Níquel ou Níquel é um metal, sendo frequente a sua presença em diversos cosméticos. Em geral, ele não aparece na lista dos ingredientes porque é uma substância química que pode estar na tintura, devido aos resíduos dos equipamentos metálicos e máquinas usadas no processo de fabricação.
Assim como em moedas, o níquel é encontrado em bijuterias, botões de metal, baterias, cosméticos, lacas, tinturas de cabelo, cremes dentais, xampus, maquiagem, esmaltes, etc.. É empregado também na produção de panelas e frigideiras, especialmente aquelas aço inoxidável.
Porém, em caso de alergia conhecida ao cobalto, desaconselha-se as tintas azuis, e os pacientes com alergias de contato ao cromo, desaconselha-se as tintas de cor verde, pois essas cores contêm habitualmente traços desses sais. Infelizmente, para as pessoas alérgicas ao níquel, não existem recomendações específicas.
O níquel é designado no Grupo 1 de agentes carcinogênicos nas pesquisas da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), podendo causar câncer nos pulmões, na cavidade nasal e nos seios paranasais.
Para o teste nao destrutivo de materiais aplicar uma gota de 3% de ácido nitrico 1 parte de acido nitrico 85%, 5 partes de agua a superficie desengordurado. Apos 1 minuto absorver o liquido, com o papel de teste. Com este teor de niquel procedimento> 0,5% sao detectados de forma segura.
Qual o tratamento? A DCI pode ser tratada em casa quando os sintomas são leves. Nesses casos, é necessário usar compressas diluídas em vinagre para reduzir a ação do níquel. Se receitado pelo dermatologista, o paciente pode aplicar esteróides tópicos (pomada, creme ou gel) na área afetada pela dermatite.
Na eventualidade de uma reação basta usar 1 creme a base de cortisona, como o citado. Não há necessidade de usar antihistamínico pois a reação não envolve histamina.
Se for sabido que a alergia ao níquel já existe, não há nenhum problema, pois existem no mercado outros materiais para a fabricação de aparelhos. “Bráquetes de policarbonato, cerâmica e titânio podem ser utilizados. Fios que não contém níquel estão à disposição do ortodontista também”, diz o especialista.
O níquel e outros metais pesados não são adicionados aos cosméticos, eles podem estar presentes em todos os produtos, já que a maioria das marcas colore suas fórmulas para parecerem mais agradáveis aos olhos.
Em 1950 o níquel foi incorporado a produtos como bijuterias, zíperes, suspensórios e cintos. Atualmente o níquel está presente em vários materiais de adorno, incluindo piercings, relógios, botões de roupas, cosméticos, alimentos, próteses ortopédicas, aparelhos ortodônticos e mesmo nas baterias de aparelhos celulares.
Qual a melhor tinta de cabelo para quem tem alergia?
Portanto, a SensiColor é uma coloração hipoalergênica e segura para pessoas com alergia a estes componentes citados, que são comumente utilizados na maioria dos produtos semelhantes e são os que mais causam alergia na maioria da população.
Maçã, tomate, laranja, toranja e outras frutas cítricas possuem pouco níquel, porém podem exacerbar os sintomas da alergia. 🌀 VEGETAIS: PERMITIDO - A maioria dos vegetais. Os mais recomendados são pimentão, pepino, berinjela e crucíferos (repolho, couve flor, repolho chinês).
O níquel é um elemento químico da Tabela Periódica de número atômico 28, integrante do grupo 10. No estado metálico, é lustroso com coloração branca prateada e é mais duro do que o ferro. Os sais de níquel, normalmente, apresentam coloração verde intensa.