Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.
Suco verde: Esta bebida é muito recomendada para a recuperação do estômago. Seus componentes, salsinha e couve, são ricos em vitamina C, antioxidantes, zinco e magnésio. Caldo de feijão: O feijão em si é um alimento que deve ser evitado para quem tem gastrite, porem o seu caldo é recomendado.
Alguns remédios caseiros que são ótimos para aliviar a dor no estômago são suco de batata, suco de pera ou suco de babosa, porque têm ação anti-inflamatória e ajudam a neutralizar os ácidos gástricos, aliviando a dor.
Se for possível, tome chá de erva- doce ou erva-cidreira, todos os dias. - Evitar chicletes. - Evitar bebidas alcoólicas. Se for consumir algum destes alimentos, pelo menos não o faça de estômago vazio.
Evite frituras, prefira os alimentos cozidos, assados e grelhados; O álcool é um potente irritante da mucosa gástrica que deve ser evitado; Respeite sua tolerância aos alimentos; Procure não ingerir líquidos durante as refeições, de preferência ½ hora antes ou depois.
O suco de batata doce ajuda na cicatrização da esofagite e gastrite? É eficaz contra o refluxo?
O que comer à noite quando se tem gastrite?
Laranja-lima, banana, maçã, goiaba, peixe, frango, gengibre e suco verde são alguns dos alimentos com efeito positivo no processo de digestão e podem amenizar os sintomas da gastrite. Por isso, o consumo é recomendado no dia a dia.
Açúcar e doces, como bolos, biscoitos recheados, sorvete e balas. O açúcar tem uma rápida digestão, podendo aumentar a fermentação intestinal e causar o desconforto gástrico. As balas têm função semelhante a das gomas de mascar e os sorvetes, por serem à base de leite e ricos em gorduras, agravam ainda mais a gastrite.
O bolo fit de banana pode ser uma boa opção de café da manhã para quem tem gastrite, já que, assim como a maçã, a banana possui propriedades antiácidas.
A alimentação é fundamental para curar a gastrite devendo-se incluir alimentos de fácil digestão e que evitem a produção excessiva de ácido no estômago, dando preferência aos alimentos cozidos em água e sal ou grelhados com sal, alho e azeite.
“Ao contrário do que pensam, o limão não causa gastrite, ele até diminui os sintomas gástricosporque tem efeito anti-inflamatório e, ao alcalinizar do estômago até o intestino delgado, contribui para o bom funcionamento destes órgãos”, comenta.
Suco de Melancia, Limão, Hortelã e Gengibre: Ideal para se manter hidratado caso você esteja sofrendo com vômitos, esse suco doce e saboroso é super benéfico para o estômago!
A água é sempre uma grande aliada quando se trata de saúde, e você pode aliviar os sintomas da gastrite mantendo o seu organismo sempre muito bem hidratado. Além disso, quando você estiver sentindo os desconfortos que essa inflamação provoca, pode recorrer também à água para sentir um alívio momentâneo dos sintomas.
Laranja, limão, abacaxi e kiwi são alimentos que devem ficar distantes de quem sofre gastrite. É que a acidez deles pode piorar a lesão gástrica e ocasionar ainda mais dor ao indivíduo. Portanto, evite ao máximo a ingestão destas frutas.
3- Batata: também ajuda a aplacar o processo inflamatório. 4- Pão integral: ajuda a controlar os níveis de ácido clorídrico, que contribui para desencadear a queimação no estômago.
– Leite desnatado, iogurte desnatado e queijos com moderação. – Suco industrializado, suco de frutas cítricas, chá (mate, preto e verde), bebidas alcoólicas e gaseificadas. – Suco natural (frutas não ácidas), chá de ervas (principalmente espinheira santa), chá de frutas e água.
Frutas cítricas: frutas como limão, laranja, tangerina e até o tomate, em geral, aumentam o teor de acidez do estômago. Evite consumir esses alimentos durante uma crise de gastrite e principalmente se estiver com o estômago vazio.
O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.
Uma boa dica no tratamento de gastrite é a adoção de uma dieta rica em vegetais, frutas, proteínas e gorduras saudáveis. Esse tipo de alimento pode ajudar a controlar a inflamação, previne deficiências de vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
O tratamento para gastrite pode envolver o uso de medicamentos, como omeprazol ou pantoprazol, e uma alimentação adequada, sendo recomendado consumir pequenas porções ao longo do dia, evitar condimentos e molhos, e alimentos de difícil digestão, como carnes vermelhas, verduras cruas e frituras, por exemplo.