Além dos títulos, o Fluminense sagrou-se vice campeão da Copa Libertadores da América de 2008, o Flamengo foi vice em 2021 e o Botafogo alcançou semifinais na Copa Libertadores da América de 1963 e na de 1973, essa última, fase disputada por seis clubes.
O Tricolor carioca se iguala a Atlético-MG, Corinthians e Vasco da Gama, três times que também venceu a Libertadores uma vez até o momento. Por outro lado, cinco clubes brasileiros são tricampeões da Libertadores da América. Em ordem alfabética: Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo.
Qual é o time que tem mais título no Rio de Janeiro?
Com 38 títulos conquistados, o Flamengo é o maior campeão da história do Campeonato Carioca e voltou a erguer a taça depois de dois anos, já que o Fluminense havia conquistado as duas últimas edições da competição (2022 e 2023).
A Libertadores está na fase das quartas de final, e três times brasileiros ainda estão na competição: Palmeiras, Fluminense e Internacional. Desses, apenas o Fluminense nunca foi campeão. Entre os clubes grandes do país, apenas Athletico-PR, Botafogo e o Flu não têm a taça mais importante da América.
Times Brasileiros com mais Títulos de Libertadores|Atualizado 2021
Qual time do Rio já ganhou a Libertadores?
Com a vitória sobre o Boca Juniors, neste sábado, no Maracanã, o Fluminense conquistou a Libertadores pela primeira vez em sua História e se tornou o 11º clube brasileiro a ganhar o torneio da Conmebol. O tricolor entrou na seleta lista que agora conta com três cariocas, quatro paulistas, dois gaúchos e dois mineiros.
Quantas vezes o Botafogo foi campeão da Libertadores?
Em toda a sua história, o Botafogo participou de apenas cinco edições da Libertadores. Em duas ocasiões, justamente em sua época de ouro, a vaga na grande decisão chegou a ficar perto... mas não foi alcançada.
O Fluminense aparece com uma ligeira vantagem sobre o Botafogo no total, com 44 títulos oficiais. Primeiro campeão do futebol carioca, o Tricolor dominou algumas décadas do Estadual, assim como o rival, mas com uma quantidade maior. o Glorioso, por outro lado, aparece com 32 conquistas.
E, já na temporada seguinte, o Flamengo também se tornou tricampeão. Após conquistar a América, em 1981, com o melhor elenco da história rubro-negra, com Zico, Júnior e outros craques, um endinheirado Mengão conquistou a Libertadores em 2019 e 2022.
Qual é o segundo time mais velho do Rio de Janeiro?
O Vasco é o segundo clube mais antigo, sendo fundado em 1898 também como uma sociedade para a prática de regatas. O futebol no Vasco só começou em 1916. O Fluminense foi fundado em 1902, sendo, portanto o clube com time de futebol mais antigo do Rio de Janeiro. E foi também o primeiro campeão carioca, em 1906.
Com o título, ganho graças a dois gols de Jhon Arias, o Tricolor das Laranjeiras subiu um degrau rumo ao posto de "campeão de tudo" no Brasil. Agora, faltam três troféus para a galeria ficar completa: CONMEBOL Sul-Americana, Supercopa Rei e Mundial de Clubes.
O Clube de Regatas do Flamengo, é fundado no Rio de Janeiro, como clube de remo. 1898: O Club de Regatas Vasco da Gama é fundado no Rio de Janeiro no dia 21 de agosto, como clube de remo.
Historicamente, é o Vasco quem leva a vantagem no Clássico da Amizade, que já aconteceu 358 vezes. Foram 153 vitórias vascaínas contra 100 triunfos botafoguenses, além de outros 105 empates. 224 jogos - 96 vitórias do Vasco, 63 vitórias do Botafogo, 65 empates.
Desde então foram três vitórias cruz-maltinas e três empates. No total foram 17 finais, com nove vitórias do time de São Januário e oito do Flu. Pelo Carioca foram cinco decisões, com duas conquistas tricolores (1976 e 1980) e três vascaínas (1993, 1994 e 2003).
Nesta semana, o diário O Globo , em parceria com o instituto Ipec, atualizou o debate e apontou o Flamengo como o mais querido nacionalmente, com 21,8% da preferência, seguido por Corinthians ( 15,5%), São Paulo (8,2%), Palmeiras (7,4%) e Vasco (4,2%).
O Botafogo caiu três vezes (2002, 2014 e 2020), enquanto o Fluminense foi rebaixado em 1996* e 1997. Em Minas Gerais, tanto Atlético-MG como Cruzeiro caíram uma vez. O Galo em 2005 e a Raposa em 2019. Já em Porto Alegre, o Grêmio amarga três rebaixamentos (1991, 2004 e 2021), enquanto o Internacional só caiu em 2016.