Assexualidade é uma identidade de orientação sexual e é autorreferida, ou seja, é declarada pela própria pessoa, não cabendo a profissionais de saúde fazê-lo ou mesmo fazer sua associação a transtornos. O termo pode ser usado como “guarda-chuva”, dentro do qual podem caber outras identidades de orientação sexual.
O assexual pode ser romântico ou arromântico, ou seja, sentir pouca, condicional ou nenhuma atração romântica. “Esta está associada a com quem você tem vontade de ter um relacionamento romântico”, indica Borges. Em outras palavras, pessoas assexuais podem ou não se apaixonar.
Existem pessoas arromânticas que são assexuais, pessoas arromânticas que são alossexuais, e pessoas arromânticas que não se identificam com nenhuma orientação sexual. Nesse momento, um número significante de arromânticos também se identificam como assexuais, porque o termo surgiu dentro de comunidades assexuais.
Semana Mágica de 9 a 15 de setembro: previsões chocantes para o seu signo
O que significa uma pessoa ser assexuado?
Uma pessoa assexual experimenta pouca ou nenhuma atração sexual. Mas isso não significa que ela não pratique sexo, beije e abrace em nenhuma circunstância. Ela pode ter atração romântica por outro indivíduo, bem como gostar de toques e ter o desejo de estar em um relacionamento afetivo.
Uma pessoa arromântica pode ter qualquer orientação sexual, ou seja, ser hétero, gay, bi, pan, etc. Além disso, não necessariamente é solteira e se relaciona apenas de forma superficial, podendo ter relacionamentos sérios como namoro ou casamento; Assexualidade e arromanticidade não são a mesma coisa!
A assexualidade é uma orientação sexual que tem como principal característica a falta de atração sexual por outra pessoa, independentemente de gênero. Segundo especialistas, os assexuais não gostam, não querem e não sentem nenhuma necessidade de fazer sexo.
Na reprodução assexuada, não há o envolvimento de gametas, o que impede a variabilidade genética. É um tipo de reprodução relativamente simples, muito mais rápida do que a sexuada e que gera indivíduos idênticos àqueles que os originaram. Nesse caso, existe apenas um único ser parental.
Aquele que auxilia no combate às endemias, em seu município. O profissional lida com a prevenção de doenças variadas, conscientizando a população sobre os temas e formas de combate.
Já o ACE (de Adiantamento sobre Cambiais Entregues) é uma antecipação de recursos em moeda nacional (R$) ao exportador, após o embarque da mercadoria para o exterior, mediante a transferência ao Banco do Brasil dos direitos sobre a venda a prazo.
Pessoas grayssexuais, grey-assexuais, cinzassexuais, grissexuais, etc. fazem parte do espectro assexual. São pessoas que só sentem atração sexual com pouca frequência, de forma condicional e/ou de forma fraca.
Um termo informal para uma pessoa arromântica é aro. A expansão do "A" na sigla LGBT, para LGBTQIAPN, é interpretado por alguns como suporte para o arromantismo e a assexualidade junto a ageneridade e androginia.
É o que explica Alexander Bez, psicólogo especializado em relacionamentos. Ele aponta que os principais sinais que indicam a arromanticidade são a falta de sentimentos ou atração romântica; falta de necessidade de ter um relacionamento romântico; ou mesmo a aversão ao romance.
Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) são profissionais exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenhando um papel essencial no combate às endemias e na promoção da saúde pública no Brasil.
Na reprodução assexuada, a vantagem é a facilidade de reprodução e o menor gasto de energia para completar o ciclo reprodutivo. Como desvantagem, possui menor variabilidade genética e consequente dificuldade de eliminar mutações maléficas entre os descendentes.
Esporulação: consiste na formação de esporos, células especializadas envoltas por uma parede celular que garante a proteção da estrutura. O esporo, ao encontrar um ambiente adequado para seu desenvolvimento, germina e origina outro ser. Podemos observar a formação de esporos, por exemplo, em algas, plantas e fungos.
Já pessoas assexuais não: elas não gostam, não querem e não sentem nenhuma necessidade de fazer sexo. “A baixa libido é algo temporário, transitório, já a assexualidade é algo consistente ao longo da vida da pessoa”, diz.
A assexualidade é uma orientação sexual que não é passível de tratamento. O 'A' da sigla LGBTQIA+ representa os assexuais. São pessoas, em linhas gerais, que não sentem atração sexual ou necessidade de ter relações sexuais.
Aroace é a abreviação usada para se referir a pessoas que se identificam como arromânticas e assexuais, sexualidades e romanticidades que estão presentes na letra A em LGBTQIAPN+. Pessoas aroace não sentem atração sexual nem romântica.
Os aros, como eles se apresentam, podem gostar de sexo (ou não), podem ter relacionamentos sérios ou superficiais, podem ser héteros, gays, bi, trans... A única invariável é: eles não se apaixonam, pelo menos não da forma como os seus antônimos, os alorromânticos, entendem a ideia de “paixão”.
Demian. Também conhecido como Demi², Demi ao quadrado ou simplesmente Demiaroace, assim como Grayaroace, abrange aquelas pessoas que são demissexuais e demirromânticas.