A adega climatizada é um tipo de eletrodoméstico, projetado especialmente para conservar garrafas de vinhos. Existem dois tipos de adega climatizada, a adega de vinho termoelétrica e a adega de vinho com compressor.
Qual a diferença entre adega com compressor e Termoeletrica?
As Adegas com compressores geralmente tem uma capacidade maior de resfriamento do que as Adegas Termoelétricas. Isso significa que elas podem resfriar o ambiente interno mais rapidamente e mantêm a temperatura mais baixa. Além disso, as Adegas de Compressor costumam ter sistema de umidade integrados.
O compressor recebe o fluido na forma de gás do evaporador e promove o bombeamento desse gás até o condensador, que volta a liquidificar o fluido e dissipa o calor do sistema. Como esse processo é realizado constantemente, é possível manter o interior da adega em temperatura estável.
A maior parte das adegas climatizadas encontradas no mercado contam com um controle de temperatura único para todo o eletrodoméstico. Geralmente, a temperatura de uma adega climatizada fica entre 10°C e 12°C, que é ideal para conservar a maior parte dos vinhos.
Como as garrafas precisam ser mantidas em local apropriado, com temperatura e umidade controladas para a preservação de todas as qualidades da bebida, uma adega climatizada é a melhor opção, pois o equipamento ajuda a conservar essas propriedades.
Vários fatores podem explicar porque a adega não gela. Entre as causas mais comuns estão: Problemas elétricos: falhas na alimentação elétrica ou no termostato podem impedir que a adega funcione corretamente. Verifique se a adega está devidamente conectada e se a tomada está funcionando.
Quanto tempo o vinho pode ficar na adega climatizada?
Tipos de adega climatizada
A adega climatizada é o sistema ideal para armazenar vinhos, seja os que estão prontos para consumo imediato e os de guarda, ou seja, os grandes rótulos que podem aguentar 10, 20 ou até 30 anos antes de serem aberto.
Adegas com compressores são geralmente mais eficientes em termos de refrigeração, mas também podem consumir mais energia. As adegas termoelétricas, por sua vez, costumam ser mais silenciosas e consomem menos energia, mas podem não funcionar tão bem em ambientes muito quentes.
É possível climatizar uma adega com ar condicionado?
Sim, você pode, mas o efeito não será ótimo em termos de armazenamento de vinho. Em primeiro lugar, um ar condicionado doméstico não pode esfriar mais do que 17ºC e a temperatura ideal para vinhos está em torno de 12-14ºC.
Uma adega climatizada é projetada para armazenar vinhos adequadamente, oferecendo as condições ideais de temperatura e umidade para preservar suas características e qualidade ao longo do tempo. Por isso, a resposta para: o que pode colocar na adega climatizada? é primordialmente, armazenamento de vinhos.
Em vez de depender de um compressor para circular refrigerante e remover o calor, essas adegas utilizam um dispositivo termoelétrico, conhecido como placa Peltier. Essa placa, geralmente feita de materiais semicondutores, cria um gradiente de temperatura quando uma corrente elétrica é aplicada.
A adega, mesmo desligada, mantém-se um ambiente estável e controlado para o armazenamento do vinho. Por essa razão, é primordial que as suas portas não sejam abertas, pois quando isso ocorre, o ar gelado sai e o ar quente entra, alterando assim o isolamento térmico.
O espaço da Adega acaba sendo mais atrativo também para quem possui muitas bebidas em garrafa, então se o seu foco é ter muitas variedades, ela será um bom investimento. Se sua prioridade é manter uma variedade de bebidas geladas, o frigobar é a escolha mais prática, além de ser útil para o armazenamento de alimentos.
Adegas podem parecer coisa de filme ou só de quem tem um casa sofisticada, mas não é bem assim. Ou seja, dá para ter uma na sua casa e sem precisar ocupar um espaço enorme. Elas funcionam assim como frigobares ou cervejeiras: são aparelhos climatizados e que você pode regular a temperatura.
A melhor adega climatizada geral é a Brastemp 12 Garrafas All Black Preto BZC12B. Ela possui design moderno, painel de controle digital com sensor de toque, iluminação em LED e sistema eletrônico de refrigeração.
O funcionamento da adega climatizada exige que ela fique 24 horas na tomada, um detalhe que pesa bastante. Tanto as adegas termoelétricas quanto as adegas com compressor trabalham para atingir a temperatura ideal e desligam após isso. Respeitando um limite de variação, voltam a funcionar para manter a temperatura.
Já o consumo de energia de uma adega climatizada é quase a metade, em torno de 31 kWh. Só para ter uma ideia, em uma casa onde moram duas pessoas que tomam banhos de aproximadamente 15 minutos ao dia, o consumo é de cerca de 80 kWh no mês.
Aqui, o compressor usa a eletricidade não para retirar o calor de dentro da adega, mas sim para ativamente resfriar o interior. A diferença, portanto, é que no lugar de apenas fazer o calor sair, essa adega também está basicamente injetando ar frio nos compartimentos em que os vinhos ficam guardados.
Idealmente, os melhores lugares para a adega são na sala de jantar, perto da mesa, já que geralmente é lá que você vai consumi-lo com suas refeições, e próximo à sala de estar – local em que pode receber visitas com uma boa taça de vinho tinto.