Cartazes de gôndola. Aplicados diretamente na gôndola, no ponto natural do produto, esse tipo de cartaz tem o objetivo de chamar a atenção para um item específico. ...
Cartaz (também chamado póster ou pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético.
O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa. Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
Os cartazes são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos, pois trata-se de um gênero textual do tipo informativo. Eles objetivam, também, instruir, persuadir e informar. Além disso, servem para divulgar, conscientizar e/ou sensibilizar o leitor.
O cartaz precisa ter uma boa imagem, que sintetize a comunicação e ao mesmo tempo, não passe desapercebido do público alvo. Não é funcional carregar o cartaz de textos e linhas. O conteúdo escrito é necessário, porém, deve ser sucinto e objetivo, indo direto ao ponto e não deve chamar mais a atenção do que a imagem.
Compõem-se de uma linguagem verbal e não verbal, na qual as imagens deverão estar em consonância com o discurso, conferindo-lhe um aspecto visual atraente, no intento de despertar o interesse por parte das pessoas.
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
Geralmente, os cartazes são fixados em postes, muros e paredes de certos ambientes, onde a intenção é de informar sobre um determinado evento, alertar a população sobre algo e ao mesmo tempo instruí-la, tentar convencer o leitor a adquirir um certo produto, entre outras.
Atualmente, o cartaz circula tanto em mídia impressa como em mídia digital. Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo.
O texto deve ser grande, chamativo e reduzido ao máximo e as imagens devem ser vistosas e de fácil entendimento. Falando em imagens, estas devem ser poucas, no máximo duas! A grande maioria dos cartazes é feito com apenas uma imagem. Alguns sequer têm texto!
O cartaz compõe o quadro de mais um dos gêneros textuais que circundam o nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo nas ruas, repartições públicas, estabelecimentos comerciais, em cinemas, teatros, dentre outros.
Em se tratando do gênero em foco, esse nos parece tão familiar, não é mesmo? A todo momento nos deparamos com algum, afixado nos mais variados ambientes sociais. Tal modalidade, assim como as demais, pauta-se por uma finalidade discursiva.
Quais tipos de cartazes você conhece onde eles são fixados?
dependendo do tipo ele pode ser fixado em hospitais,postos de saude,portas de lojas,parede de ruas e em lugares públicos onde as pessoas q passam possam ver e tambem tem que ser um cartaz chamativo para chamar a atenção das pessoas que veêm .
O cartaz de divulgação é um material essencial na hora de divulgar uma ação, promover um produto ou até mesmo seu negócio. Ele oferece o destaque que a sua mensagem precisa passar para o público.
O cartaz A4 é simples, rápido e direto. Com aproximadamente 21cm de largura por 29cm de altura você pode imprimir fotos, comunicados rápidos ou informar uma nova promoção em vários pontos da sua loja. O baixo custo permite imprimir várias cópias para atingir o seu público alvo.