A gasolina faz parte dos combustíveis fósseis derivados do petróleo, e, hoje, subdivide-se em alguns tipos, dentre os quais se destacam: comum, aditivada e premium.
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Qual a melhor gasolina premium ou aditivada?
Ela é composta por aditivos usados na gasolina aditivada que ajudam na conservação e limpeza do motor. A principal diferença é em relação à octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice anti detonante), a premium tem 91 octanas.
A Ipimax Pro Gasolina Premium Aditivada é um combustível premium, de octanagem superior a Ipimax Gasolina Aditivada, e voltado para veículos com maior potência, como carros de luxo e esportivos.
A gasolina premium apresenta uma maior octanagem que as outras, isto é, apresenta uma maior resistência a altas temperaturas que as demais, permitindo um melhor desempenho do motor.
Qual a diferença entre a gasolina Podium e a gasolina aditivada?
O grande diferencial da gasolina premium ou podium em relação à aditivada é a sua taxa de octanagem: como vimos, a aditivada possui um mínimo de 87 unidades, já a premium deve ter uma octanagem de pelo menos 97 unidades.
Então a dica é: gasolina premium, que no Brasil tem os nomes comerciais de Podium nos postos BR, Octapro no Ipiranga e R, de racing, na rede Shell, tem maior octanagem. Estes combustíveis se destinam especificamente a motores de alto desempenho e que têm elevada taxa de compressão.
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
Para ser bem direto, não existe gasolina pura no Brasil. A gasolina refinada é resultado de um processo que começa com a extração dos elementos do petróleo bruto, que ao ser submetido a altas temperaturas dá origem, ainda, a outros produtos, como o óleo diesel, o querosene e o gás.
Qual a diferença entre gasolina formulada e refinada?
O Diretor de Combustíveis da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Rogério Gonçalves, em entrevista ao AutoPapo, explicou que gasolina refinada é feita pelas refinarias e a gasolina apelidada de formulada é “montada” por formuladores.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde. Ambas possuem aditivos detergentes/dispersantes e modificador de atrito.
Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
Desenvolvida com a mesma tecnologia originalmente criada para o estado da arte em motores para competições de esporte motor, a gasolina Petrobras Podium pode ser usada por qualquer veículo a gasolina ou flex, sendo mais indicada para aqueles com motores de alta taxa de compressão (automóvel ou motocicleta) e/ou ...
Somente a gasolina podium é incolor. 2- Gasolina Aditivada: é igual à gasolina comum (mesmo índice de octangem e mesmo teor de enxofre), porém, conforme o próprio nome indica, a gasolina aditivada possui aditivos detergentes e dispersantes que promovem a limpeza do sistema de combustível e dos bicos injetores.
A gasolina DT Clean será rebatizada como Ipimax. Já a Octapro, de maior octanagem e voltada para veículos de alto desempenho, dará lugar à Ipimax Pro. Antes raro nos postos Ipiranga, o etanol aditivado vai aparecer em mais unidades e também se chamará Ipimax. O nome vai designar ainda uma nova opção de diesel.
Considerando as principais redes de postos do Brasil, o combustível pode ser identificado pelos nomes Podium (Petrobras), V-Power Racing (Shell) e Ipimax Pro (Ipiranga). Já as gasolinas aditivadas podem ser identificadas pelos nomes Grid (Petrobras), V-Power (Shell), Ipimax (Ipiranga) e Ron (Gulf).
Enquanto a gasolina comum pode ser mais econômica no curto prazo, a aditivada oferece benefícios a longo prazo, como maior durabilidade e desempenho otimizado. Portanto, a escolha entre gasolina comum e aditivada vai além do preço do litro no posto.