- Trinca horizontal próximo do teto. ...
- Fissuras nas paredes em direções aleatórios. ...
- Trincas no piso. ...
- Trincas no teto. ...
- Trincas inclinadas nas paredes. ...
- Abaulamento do piso. ...
- As trincas horizontais próximas do piso. ...
- Trinca vertical na parede.
Quais os tipos de fissura?
Quais os tipos de fissuras?
- Fissuras Verticais. As fissuras verticais geralmente são resultado da falta de resistência na argamassa ou no bloco. ...
- Fissuras Horizontais. Estes tipos de fissuras normalmente se formam próximos ao teto ou à base da parede, ou seja, ao chão. ...
- Fissuras Diagonais. ...
- Fissuras em elementos estruturais.
Quais os tipos de rachadura?
Existem dois tipos de rachaduras: rachadura superficial e rachadura estrutural.Como saber se é trinca ou rachadura?
Trinca: São aberturas mais profundas, possuindo de 1 até 3 mm de espessura. É mais perigosa que uma fissura, pois, além do fato de que é maior, pode acabar impactando a estrutura da construção. Rachadura: É o tipo de abertura mais sério e perigoso dentre os três, necessitando de cuidados urgentes.Como identificar trincas?
As trincas têm abertura de 0,6 mm a 1 mm. Rachaduras: As rachaduras são os casos mais graves, sua abertura pode assumir grandes proporções, com danos à estrutura do imóvel, podem causar infiltrações, pois possibilitam a passagem de água e ar. As rachaduras possuem abertura superior a 1 mm.Tipos de trincas e fissuras da construção civil
Qual é a diferença entre trincas e fissuras?
Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.Quando as trincas são perigosas?
Uma dica para saber se a rachadura, trinca ou fissura está atingindo a parte estrutural da sua residência é verificar se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério.O que é uma trinca estrutural?
As fissuras ou trincas são problemas patológicos que afetam os edifícios, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais, devido a aspectos fundamentais: o aviso de um eventual estado perigoso para a estrutura, o comprometimento do desempenho da obra em serviço (estanqueidade à água, durabilidade, isolação térmica ...Qual a rachadura mais perigosa?
Rachaduras: maiores e mais profundas. São perigosas porque indicam problemas estruturais na edificação, podendo comprometer a segurança . Elas são aberturas que se estendem pela parede do imóvel, podendo atingir diferentes dimensões e profundidades.O que provoca trincas?
As rachaduras podem surgir pelos mais diversos motivos, além dos já citados, a falha de execução, o uso de materiais de baixa qualidade, a falta de manutenção preventiva, fenômenos naturais como fortes chuvas, ventos, abalos sísmicos, falha de dimensionamento de projeto.É normal trincar o reboco?
Reboco irregular e mal feitoNesse caso, a rachadura na parede pode ter surgido devido ao uso de produtos de baixa qualidade, contratação de profissional desqualificado ou a junção dos dois: uso de material de baixa qualidade feito por um profissional desqualificado.
Como saber se a casa está cedendo?
Veja abaixo os sinais que devem ser observados:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Quando devo me preocupar com uma trinca na parede?
Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal. E, sobretudo, quando aparecem entre piso (ou teto) e parede, e quando geram desalinhamento em portas e janelas. Isso pode ser melhor percebido quando elas ficam difíceis de fechar ou abrir.Como classificar fissuras?
Classificação das trincas e fissurasDe acordo com a norma NBR 9573:2003, podemos classificar como microfissuras as aberturas inferiores a 0,05mm. Como fissuras, as aberturas inferiores a 0,5mm e ainda como trincas para aberturas de até 1mm.
O que causa trincas e fissuras?
Esse fenômeno acontece, pois, quando a estrutura se dilata ou contrai, é criada uma zona de concentração de esforços. Quando os esforços, na zona de concentração, são maiores do que a resistência do material, aparecem as trincas e fissuras.Como tratar uma trinca?
Já no caso das pequenas trincas, o mais indicado é abrir a trinca em uma espécie de “V” nas mesmas com uma ferramenta conhecida como “abre-trinca”, deixando uma média de 10 cm em cada extremo. Depois, é só limpar a superfície, aplicar o fundo preparador de paredes e terminar preenchendo a fenda com sela-trinca.Qual a diferença entre trinca e fissuras?
Assim, a fissura é primeiro estágio da patologia e corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e alongadas, geralmente superficiais. A trinca, que vem na sequência, ocorre quando esta abertura aumenta (entre 1 e 3 mm) a ponto de dividir a estrutura, como as paredes, em duas partes distintas.O que significa trinca horizontal?
Sentido da trincaSe as trincas estiverem na horizontal ou vertical, geralmente, significa que elas são superficiais e menos preocupantes. Um dos motivos que pode ocasionar esse tipo de trinca é o encontro de materiais diferentes, como tijolo e concreto ou tijolo e madeira.
Quando rachaduras são preocupantes?
Rachaduras: são aberturas de 1 a 1,5 mm e são também acentuadas e profundas. Ou seja, elas atingem a alvenaria causando frestas onde entra água, ar e luz. Seu nível de gravidade também é urgente e o risco da estrutura ceder é grande. Fendas: são aberturas superiores a 1,5 mm.Qual tipo de rachadura e perigosa?
Uma rachadura na parede se torna perigosa quando começa a comprometer a integridade do imóvel e a segurança dos moradores. Quando elas são superficiais, o principal problema é de ordem estética, já que uma rachadura na parede interna prejudica a pintura e traz um aspecto desagradável para o imóvel.Quais são os tipos de fissura?
As fissuras podem ser verticais, horizontais, diagonais e uma mistura delas. Renato Sahade (2005) complementa o conceito ao afirmar que a fissura decorre de ações, internas ou externas, que superam a resistência dos materiais de construção.É normal viga rachar?
Essas trincas podem ocorrer devido à vários fatores, dentre eles: mal dimensionamento da viga (erro na bitola ou no número de barras de aço), aplicação de sobrecarga no decorrer da obra que não foi prevista em projeto, carregamento precoce da estrutura e finalmente por erros de concepção estrutural.Como identificar risco de desabamento?
Quais os principais indícios de que o prédio corre risco?
- Fissuras e Rachaduras. Ocorrência de fissuras e/ou rachaduras nas paredes podem ter várias causas. ...
- Portas, Janelas e outras Esquadrias. ...
- Piso Estufando ou Rachando. ...
- Infiltrações.
O que é uma rachadura diagonal?
Fissura na diagonalNormalmente, as trincas na parede na diagonal aparecem próximas a janelas ou portas. Na maioria dos casos, estão relacionadas à carga aplicada na alvenaria ou à falha nas vergas e nas contravergas da construção.
Como saber se o piso está cedendo?
Sinais de alertaOutro sinal de alerta, apontado pelo coronel Rossano, da Defesa Civil do DF, é o aparecimento de infiltração com manchas marrom avermelhadas. “Portas e janelas emperrando também são sinais de que a estrutura está cedendo”, explica o agente.