As variáveis quantitativas são aquelas que podem ser medidas numericamente e expressam uma quantidade ou magnitude. Elas podem ser contínuas, quando assumem valores em um intervalo contínuo (por exemplo: 1.2, 0.5, -3.1), ou discretas, quando assumem apenas valores inteiros (por exemplo: 1, -5, 7).
Variáveis quantitativas podem ser contínuas ou discretas, cada uma com características distintas que determinam sua utilização. As variáveis qualitativas são divididas em nominais e ordinais, enquanto as variáveis quantitativas podem ser contínuas ou discretas.
int: Variável número do tipo inteiro, positivo ou negativo. float: Variável numérica do tipo decimal. double: Variável numérica do tipo decimal de precisão dupla. char: Variável que representa um caractere do tipo texto.
As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso. Estas podem contínuas quando assumem valores pertencentes a um intervalo de números reais como, por exemplo, estatura e peso.
Variáveis discretas: características mensuráveis que podem assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores e, assim, somente fazem sentido valores inteiros. Geralmente são o resultado de contagens. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
As negociações são condicionadas por três variáveis básicas: a informação, o poder e o tempo, que aparecem isoladamente ou simultaneamente, nos seus vários momentos.
Variável pode ser entendida como uma classificação ou uma medida; uma quantidade que se altera em cada caso ou unidade de estudo. Uma propriedade no objeto de estudo que pode ser medida e enumerada. Variável é, convencionalmente, um elemento representante do conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno.
Uma variável é uma forma de armazenar valores. Para usar uma variável, precisamos declará-la—para que o programa a reconheça—e atribuir algo a ela—para que o programa saiba que valor estamos armazenando na variável.
Segundo Las Casas, essas variáveis são: a economia, o ambiente político/legal, as socioculturais, as naturais, as tecnológicas, as demográficas e a concorrência.
Variáveis Quantitativas Contínuas: As variáveis quantitativas contínuas são aquelas que podem assumir um número infinito de valores dentro de um intervalo específico. Não há interrupções ou lacunas nos valores possíveis. Alguns exemplos comuns incluem idade, altura, temperatura e peso.
o Variáveis quantitativas discretas – quando resultam de um conjunto finito (ou enumerável) de valores possíveis. Por exemplo, o número de livros de Matemática da biblioteca da escola e a quantidade de carros presentes, agora, num estacionamento, são variáveis discretas.
De maneira geral, as variáveis podem ser divididas em dois grandes grupos: as quantitativas e as qualitativas. Essas são as classificações mais utilizadas em pesquisas de mercado.
Uma variável possui nome, tipo e conteúdo. O nome de uma variável deve ser único, isto é, identificar, de forma única, a variável no algoritmo. O tipo de uma variável define os valores que podem ser armazenados na variável. O conteúdo de uma variável é o valor que ela armazena.
Dizemos que uma variável y é função de outra variável x, quando y = f(x), isto é, cada valor do domínio x corresponde a um ou mais valores em y. Exemplos: A área do círculo é uma função do seu raio.
As variáveis podem ainda ser classificadas pela sua escala de mensuração. A escala de mensuração é um sistema que estabelece uma relação qualitativa ou quantitativa entre os valores de uma variável. Ela ajuda a determinar o nível de informação que essa fornece e tipo de análise estatística que pode ser aplicada.
Uma variável é uma área de memória reservada para armazenar um valor específico, identificada por um nome único. O valor atribuído a uma variável pode ser de qualquer tipo de dados. As constantes são valores que não podem ser alterados durante a execução do programa.
No geral, os dados podem ser divididos em dois tipos principais: qualitativos e quantitativos. Dados qualitativos: tudo o que se refere à qualidade de algo. Em geral, são representados com palavras ou conceitos. Por exemplo: cores, nacionalidades, nomes, gênero, etc.
Uma variável na programação é caracterizada por: O nome exclusivo que a identifica dentro do programa. O valor salvo que pode mudar durante a execução do programa. O tipo de dado armazenado, como números, textos, estados booleanos e assim por diante.