Normalmente, a relação TGO/TGP é igual 0,8, ou seja, a TGP costuma ser ligeiramente maior que a TGO. Na hepatite por abuso de álcool, a TGO eleva-se mais, tornando-se, pelo menos, duas vezes maior que a TGP (TGO/TGP > 2). Já nos casos de cirrose, os valores costumam ficar semelhantes (TGO/TGP = 1).
O TGP alto pode indicar lesões nas células do fígado, que podem estar relacionadas com situações como, esteatose hepática, cirrose, hemocromatose ou hepatite viral.
Os valores de TGO e TGP podem variar de acordo com o laboratório, no entanto de forma geral, os valores considerados normais no sangue são: TGO: entre 5 e 40 U/L; TGP: entre 7 e 56 U/L.
A elevação dos níveis de TGO e TGP pode indicar lesão de células do fígado, por infecções, medicamentos, intoxicação, tumores, traumas, dentre outros fatores. A elevação de TGP é mais específica, enquanto a elevação de TGO pode indicar lesão em outros órgãos e tecidos como músculos, rins, cérebro e coração.
O que significa quando os níveis de TGO e TGP estão elevados? Quando os níveis de TGO e TGP estão elevados significa que algo está inflamando o fígado. Mesmo quando os níveis estão discretamente elevados, essa alteração no exame de sangue deve ser valorizada.
TGO e TGP alterado: quando devo me preocupar? | Prof. Dr. Luiz Carneiro CRM 22761
Quando o ALT é preocupante?
ALT muito alta: 100 vezes superior ao normal: é muito comum em utilizadores de drogas, álcool ou outras substâncias que causam danos graves no fígado; ALT elevada: 4 vezes superior ao normal: pode ser sinal de hepatite crônica e, por isso, pode indicar doença hepática como cirrose ou câncer, por exemplo.
Em outras situações, quando os níveis estiverem entre 1.000 e 3.000, pode ser uma doença, uma hepatite, medicamentos, entre outros. Neste caso, recorra rapidamente ao médico, pois você está com uma doença aguda.
Isso ocorre por conta da resposta imune desregulada em razão da infecção viral, o que torna a irrigação no órgão escassa, e pode resultar no aumento das transaminases séricas, enzimas encontradas em diversos tecidos do organismo.
Alguns hábitos simples são, muitas vezes, suficientes para equilibrar os níveis de Gama GT. Adotar uma alimentação saudável, ingerir bastante água e evitar o abuso de álcool, drogas e cigarro pode fazer a diferença na qualidade de vida e nos índices da enzima.
Dieta e atividade física são importantes para redução dos níveis séricos de colesterol, mas dependendo dos valores pode ser necessário iniciar tratamento medicamentoso simultaneamente.
O que é cirrose? Também chamada de cirrose hepática, a cirrose é uma condição em que algumas células do fígado são destruídas ou deixam de funcionar corretamente, resultando na formação de cicatrizes, fibroses e nódulos no tecido e fazendo com que o fígado tenha seu funcionamento comprometido ou parcialmente afetado.
A ultrassonografia, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) podem mostrar se o fígado diminuiu ou se sua estrutura está anormal, sugerindo cirrose. Esses exames podem detectar hipertensão portal e ascite.
O hepatograma pode ser usado no diagnóstico de diversas doenças do fígado e chamar atenção para doenças da via biliar, incluindo: Hepatite (inflamação do fígado); Cirrose (doença crônica que indica dano ao tecido do órgão); Esteatose hepática (popularmente chamada de “gordura no fígado”);
O que significa ter o TGO e TGP alterados? Quando os níveis dessas enzimas estão elevados, pode indicar lesões de células do fígado causadas por infecções, medicamentos, tumores, traumas, intoxicação e entre outros. Como dito anteriormente, a elevação nos níveis de TGP é mais específica para doenças hepáticas.
Os sintomas dos níveis elevados ou alterados de TGP no sangue podem variar de acordo com a causa dessa alteração: fadiga, urina de cor escura, dor abdominal, icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos), náusea, vômito, entre outros.
A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.
Normalmente, a relação TGO/TGP é igual 0,8, ou seja, a TGP costuma ser ligeiramente maior que a TGO. Na hepatite por abuso de álcool, a TGO eleva-se mais, tornando-se, pelo menos, duas vezes maior que a TGP (TGO/TGP > 2). Já nos casos de cirrose, os valores costumam ficar semelhantes (TGO/TGP = 1).
Os níveis de TGO e TGP podem alterar devido a diferentes fatores. Eles indicam em geral problemas no fígado. Quando ocorrem essas alterações, é fundamental fazer o acompanhamento médico e realizar todos os exames solicitados para que a investigação seja feita mais a fundo e o problema de identificado e tratado.
Em adultos, os níveis normais variam de 40 a 129 U/L nos homens e de 35 a 104 U/L nas mulheres. Como a FA está presente em diferentes tecidos, elevações isoladas nem sempre significam doenças do fígado. Doenças ósseas, do intestino delgado e até mes- mo a gestação podem causar aumento isolado. 01 de Dezembro de 2021.
Esse valor pode variar dependendo do laboratório. No Labi, utilizamos os seguintes valores de referência para o exame TGO: Resultados menores que 55 U/L indicam que a TGP está na faixa normal. Resultados maiores que 55 U/L são considerados altos e precisam de acompanhamento médico, pois podem indicar doenças no fígado.
Em geral, as alterações nos níveis de TGO e TGP podem ser diretamente relacionadas com algumas situações, tais como: Hepatite fulminante; Cirrose (consumo excessivo de bebidas alcoólicas);
Os níveis de TGO considerados normais variam de laboratório para laboratório. São medidos unidades por litro de soro, que é a parte líquida do sangue (U/L). Geralmente, valores normais de TGO ficam entre 5 a 40 U/L para homens e 5 a 34 U/L para mulheres.