Resolução: os vetores que possuem a mesma direção deverão ser retas paralelas. Um exemplo disso é o par vetorial B e G. Note que ambos estão na horizontal, apesar disso, a seta aponta para lados opostos, o que indica que eles não têm o mesmo sentido.
O sentido de um vetor equivale ao ponto para onde ele está direcionado, sendo o responsável por determinar se o vetor é positivo ou negativo. Para vetores na mesma direção, utiliza-se o conceito de soma ou subtração comum. Para vetores perpendiculares, o cálculo de soma e subtração envolve o teorema de Pitágoras.
Dizemos que dois vetores são iguais se suas respectivas coordenadas são iguais. Exemplo: Os vetores A B → = ( 2 , − 1 , 3 ) e C D → = ( − 1 , 2 , 3 ) não são iguais, pois a primeira coordenada do vetor A B → é diferente da primeira coordenada do vetor C D → e o mesmo acontece para a segunda coordenada.
Resolução: os vetores que possuem a mesma direção deverão ser retas paralelas. Um exemplo disso é o par vetorial B e G. Note que ambos estão na horizontal, apesar disso, a seta aponta para lados opostos, o que indica que eles não têm o mesmo sentido.
FÍSICA: ENTENDA TUDO SOBRE VETORES | QUER QUE DESENHE? | DESCOMPLICA
Quando dois vetores possuem a mesma direção?
Quando dois vetores estão na mesma direção (em paralelo), realizar a soma ou a subtração é simples. Se estão no mesmo sentido, soma-se, mas se estão em sentidos opostos, subtrai-se. O valor encontrado da soma ou subtração de dois ou mais vetores é chamado de resultante.
Os vetores são representações de grandezas vetoriais, como módulo, direção e sentidos. Eles são comumente representados por setas e possuem diversos tipos, como: iguais, nulos, opostos ou unitários.
Se os vetores não nulos u, v e w (o número não importa) possuem representantes AB, CD e EF pertencentes a um mesmo plano π, diz-se que eles são coplanares. Dois vetores quaisquer são sempre coplanares. Já três vetores poderão ou não ser coplanares.
Como somar dois vetores com a mesma direção e sentido?
Na soma de vetores na mesma direção, é necessário que ambos os vetores estejam em um mesmo sentido, assim, o vetor resultante será resultado da adição dos módulos dos vetores envolvidos e terá a mesma direção e sentido deles.
Se o produto misto entre os três vetores for nulo, significa que eles são vetores coplanares. Vamos ver então: Ou seja, deu zero mesmo, logo, o volume do paralelepípedo formado por esses três vetores seria nulo, o que significa que esses três vetores só podem estar no mesmo plano!
- A direção do vetor é a reta onde o vetor atua. podemos classificar essa direção como sendo horizontal, vertical diagonal e ainda podemos dar a direção pelo ângulo em relação a um eixo de referência. - O sentido do vetor é dado pela ponta da flecha. O sentido indica para que lado o vetor atua.
Portanto, podemos atribuir o termo direção sempre que estivermos tratando de: direção horizontal, direção vertical, direção circular. Já o termo sentido estará sendo empregado em: da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita, de baixo para cima, de cima para baixo, sentido anti-horário, sentido horário.
Vetores Iguais são aqueles que possuem o mesmo valor de modulo, a mesma direção e também o mesmo sentido. Vetores Opostos são aqueles segmentos que possuem o mesmo módulo, a mesma direção, porém sentidos opostos.
Os vetores são usados para expressar grandezas físicas vetoriais, ou seja, aquelas que só podem ser completamente definidas se conhecemos o seu valor numérico, a direção em que atuam (horizontal e vertical), bem como o seu o sentido (para cima, para baixo).
Os vetores que são mais comumente estudados são denominados de vetores livres, que são considerados iguais se tiverem o mesmo módulo, direção e sentido, independentemente do ponto do espaço onde se encontrem. No caso das forças, não basta saber o módulo, direção e sentido.
Vetor é um ente matemático que representa uma grandeza vetorial e possui módulo, direção e sentido. Módulo é o tamanho, direção pode ser, basicamente, horizontal, vertical e diagonal e, por fim, sentido é para onde o vetor aponta, que pode ser esquerda, direita, para cima e para baixo, por exemplo.
Esses vetores podem ser classificados em dois tipos básicos: vetores biológicos e mecânicos. Os vetores biológicos são aqueles em que o agente causador da doença multiplica-se e desenvolve-se em seu interior. Já o vetor mecânico é aquele que apenas serve como veículo de transporte.
Os vetores são representados geometricamente por flechas. Geralmente eles partem da origem, e as coordenadas de seu ponto final são escritas para identificá-lo. Na imagem abaixo, o vetor v = (a,b), pois (a,b) é o ponto final do vetor v. Exemplo: Para calcular a norma do vetor v = (3, – 4), utilize: |v| = √(a2 + b2).
Uma dada direção, possui sempre dois sentidos. Por exemplo, na direção vertical, temos o sentido de baixo para cima, e o sentido de cima para baixo. Enquanto que, na direção horizontal, temos o sentido da direita para a esquerda, e da esquerda para a direita.
O vetor nulo é o único que possui intensidade, ou norma, igual a zero. Todos os outros vetores possuem normas positivas. Além disso, o vetor nulo não possui um sentido definido. Geometricamente ele é representado no plano apenas por um ponto e não por uma seta, uma vez que não possui um sentido.