Resposta: A Mongólia, Nepal, Butão, Laos, Afeganistão e todos os países da Ásia Central não são banhados por um Oceano, mas dois deles o Cazaquistão e o Turcomenistão são banhados pelo mar Cáspio e tem também a Jordânia que tem apenas uma pequena saída pro mar!
Assim, pra denominar países que não são banhados por oceanos, utiliza-se o termo “países interiores”. São exemplos: Bolívia, Paraguai, Zâmbia, Mongólia, Afeganistão e Uganda.
Uganda. Segundo país sem litoral mais populoso no continente africano, com quase 46 milhões de habitantes de acordo com o último censo, de 2020, Uganda faz fronteira com o Quênia a leste, Sudão do Sul ao norte, República Democrática do Congo a oeste, Ruanda a sudoeste e Tanzânia ao sul.
O pior caso nesse sentido é a Índia, que possui o maior problema sanitário do mundo, aproximadamente 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiro e rede de esgoto.
Os países banhados pelo mar de Aral e/ou mar Cáspio são: Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão e Turquemenistão. Países sem costa marítima (verde) Países sem costa marítima cercado com Países sem costa marítima (roxo). Os únicos países das Américas sem acesso ao mar são Bolívia e Paraguai.
O mar Mediterrâneo é o mar do oceano Atlântico, que banha a Península Ibérica, Itálica e os Bálcãs. O mar Mediterrâneo é um mar do oceano Atlântico localizado ao norte da África, sul da Europa e oeste da Ásia.
O continente é banhado, ao norte, pelo Mar Ártico; ao sul, pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Negro; a oeste, pelo Oceano Atlântico; e, a leste, pelo Mar Cáspio. A Europa é também conhecida como o “Velho Mundo” e considerada o berço da cultura ocidental.
Dentro de Roma, capital da Itália, está localizado o menor país do mundo: o Vaticano, com seu 0,44 km² de território e cerca de 800 residentes permanentes. Para se ter uma ideia, caberiam quase quatro Vaticanos dentro do Complexo Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Enquanto a Rússia dispõe de maior área, a China possui a maior população absoluta do planeta. É possível encontrar países com grande extensão territorial em todos os continentes.
Apenas um único país do mundo não possui uma capital de facto, a República de Nauru, um microestado que fica na Oceania: a sede do governo se localiza em Meneng e o parlamento fica na maior cidade do país, Yaren. Segundo os países, as capitais podem existir em diferentes níveis ou hierarquias.
O país em questão que não tem saída para o Mar trata-se do Paraguai, País 1, que possui acesso à Bacia do Prata, que permite a navegação fluvial por meio das hidrovias, o que facilita o acesso de seus produtos no território brasileiro.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP) em 2015 revelou que 40% dos franceses não tomam banho todos os dias. Embora isso não signifique que eles nunca tomem banho, é uma frequência menor do que em muitos outros países.
Segundo uma pesquisa feita em dez países, o brasileiro é o grande campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana, um recorde mundial. Em seguida, neste ranking estão os britânicos com 5,6 banhos por semana e os chineses com 4,9.