12 PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
- Escuta ativa.
- Rapport.
- Caucus.
- Silêncio.
- Inversão de papéis.
- Recontextualização ou Parafraseamento.
- Validação de sentimentos.
- Audição de propostas implícitas.
Quais são as ferramentas da mediação?
5 ferramentas de mediação
- Rapport. O rapport se trata do vínculo de confiança que deve ser estabelecido entre o mediador e as partes, por meio do acolhimento dos problemas dessas, sempre com empatia e atenção. ...
- Escuta ativa. ...
- Parafraseamento. ...
- Caucus. ...
- Brainstorming.
Quais são as principais técnicas de mediação?
São elas: separar as pessoas dos problemas, concentrar-se nos interesses e não nas posições, elaborar opções de ganhos mútuos e trabalhar com critérios objetivos. Concentrar-se nos interesses e não nas posições significa que o mediador deve procurar o que é realmente o cerne do problema.Quais são as etapas de uma mediação?
Fases da mediação
- Abertura: o mediador explica o processo. ...
- Descrição do problema pelas partes. ...
- Identificação das questões a debater e fixação do conteúdo das negociações. ...
- Procurar opções/soluções. ...
- Ponderar as opções e selecionar a solução mais viável/aceitável. ...
- Fim da mediação.
Quantos tipos de mediação existem?
Tipos de Mediação
- Mediação facilitadora ou satisfativa. Esta é a mais conhecida e segue o modelo tradicional-linear de Harvard. ...
- Mediação transformativa - modelo transformativo de Bush e Folger. ...
- Mediação avaliativa. ...
- Mediação narrativa - modelo circular narrativo de Sara Cobb.
As 12 principais ferramentas da mediação - Fábio Ferreira - Centro de Mediadores
Quais são os princípios da mediação?
1.3.9 Princípios na Lei de MediaçãoI - imparcialidade do mediador; II - isonomia entre as partes; III - oralidade; IV - informalidade; V - autonomia da vontade das partes; VI - busca do consenso; VII - confidencialidade; VIII - boa-fé.
Quais são os quatro modelos de mediação mais conhecidos?
Diversos são os métodos utilizados pelos mediadores para chegar a um resultado satisfatório, porém, os principais modelos são os seguintes: modelo facilitativo, modelo transformativo, modelo circular-narrativo e modelo avaliativo.Como chama as partes na mediação?
- As partes do processo (se a matéria é de família, os cônjuges, pais ou guardiões). - Os advogados. - Mediador(es). - Observador(es) (um outro mediador que acompanha o procedimento).Como é feita a mediação?
Diferente da conciliação, na mediação somente as partes apresentam propostas, o mediador não interfere. Caso haja acordo, ele será submetido a um magistrado e este então, se perceber que o acordo atende a todos os requisitos legais, homologa o acordo, que passa a ter força de lei entre as partes.Quem inicia a mediação?
Quem dá início à mediação é o juiz com a petição inicial; O mediador judicial é indicado por um juiz, e por lei, deve ser uma pessoa graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior e que seja formado em instituição de mediadores; As partes devem ser assistidas por advogados ou defensores públicos.O que é a pauta na mediação?
Longe disso, a pauta subjetiva abordada em sessões de mediação tem como objetivo pavimentar o caminho para uma negociação que objetive a satisfação dos envolvidos no conflito. Enquanto a pauta subjetiva desenvolve as causas subjacentes, a negociação busca uma composição, uma solução sobre o conflito.O que é o rapport na mediação?
Desse modo, o rapport consiste em criar um relacionamento empático ou um verdadeiro estado de reciprocidade. Assim, a confiança gerada pela técnica e suas regras e objetivos podem ser essenciais para aproximar e promover a colaboração de todas as partes envolvidas no processo de mediação.O que é brainstorming na mediação?
O brainstorming é uma técnica usada para gerar ideias criativas em grupo, sem restrições iniciais. Serve para promover a diversidade de pensamento, estimulando a criatividade e a colaboração. Essa é uma ferramenta muito útil em processos criativos e de resolução de problemas nas empresas.Quais as técnicas de mediação?
Conheça as 6 técnicas de mediação de conflitos mais eficazes
- Escuta ativa. Um dos principais trabalhos do mediador é esclarecer os conflitos trazidos a uma sessão, utilizando uma técnica específica para ouvir os fatos expostos por cada litigante. ...
- Rapport. ...
- Sessões individuais (caucus) ...
- Brainstorming. ...
- Parafraseamento. ...
- Resumo.
Quais são as 4 formas de resolução de conflitos?
Instala-se a conscientização, na sociedade atual, de que a conciliação, a mediação e a arbitragem são técnicas eficazes de solução de conflitos. Isto, fortalece a confiança, não só pela celeridade com que resolve a demanda, mas também, pelo estado psicológico de paz que envolve os litigantes.O que significa instrumento de mediação?
A mediação é um instrumento com dinâmica própria, reconhecido como efetivo na reparação de danos e restauração de laços sociais rompidos por força de situações de conflito e outras. persuadir os participantes da mediação quanto às vantagens do acordo. fornecer o parecer técnico sobre o caso em questão.Quais as 6 etapas da mediação?
Regida pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada, a mediação é dividida, para alguns doutrinadores, em cinco etapas: pré-mediação, investigação, “cáucus”, criação de opções e fechamento.O que o mediador deve falar?
O mediador deve se apresentar como um facilitador da comunicação entre as partes. Seu objetivo – desde já deve ser explicitado- não é induzir ninguém a um acordo que não lhe satisfaça. Pelo contrário, o que se deseja é que as partes, em conjunto, cheguem a um acordo que as faça sentir contentes com os resultados.Como fazer uma boa mediação?
É necessário que o mediador participe ativamente do diálogo, mostrando receptividade e disponibilidade, sem interromper quem está falando e conferindo, ao final da fala do orador, através de perguntas, o que realmente foi dito e interpretado. A escuta deve ser feita sem julgamentos, com empatia e compreensão.O que é o caucus na mediação?
O caucus, palavra originalmente empregada para designar os encontros individuais ocorridos nas tribos indígenas da América do Norte, é uma das técnicas amplamente utilizadas na mediação de conflitos como forma de contribuir com a resolução dos litígios.Qual é o principal objetivo da mediação?
A mediação representa uma forma consensual de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade, elas próprias, de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas.Quais os tipos de mediadores?
Abordaremos seis tipos de mediação:
- Mediação do tipo facilitadora;
- Mediação do tipo avaliativa;
- Mediação do tipo narrativa;
- Mediação do tipo transformativa;
- Mediação do tipo warattiana; e.
- Mediação do tipo Med-Arb.