Ora vamos ver então quais as principais figuras gramaticais: imagem, comparação, interrogação, apóstrofe, prosopopeia, reticência, hipérbole, perífrase (todas de pensamento); elipse, anacolutia, anacoluto pleonástico, pleonasmo, anástrofe, zeugma, assíndeto (estas de sintaxe); metáfora, ironia, sinédoque, metonímia ( ...
FIGURAS DE LINGUAGEM: Aprenda As Figuras de Linguagem MAIS COBRADAS em Apenas 11 Minutos!
Quais são as 9 figuras de linguagem?
Figuras de palavras ou semântica
Comparação. As figuras de linguagem de comparação relacionam duas ideias ou coisas usando conectivos (como, tal qual, assim) a fim de comparar ambas. ...
Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos. Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente. Catacrese: emprego inadequado de um termo devido à perda de seu sentido original. Perífrase ou antonomásia: substituição de um termo por outro que o caracterize.
Assim, o enunciador quer enfatizar o fato de que está estudando bastante. Assim, podemos apontar as hipérboles: “mil rosas roubadas”, “nunca mais vou respirar” e “morrer de fome”, que são expressões exageradas condizentes com o título da canção, que descreve uma pessoa exagerada quando o assunto é amor.
Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.
Estilística é a parte da gramática que se ocupa dos elementos expressivos de uma língua. Ela é dividida em quatro categorias: fônica, sintática, morfológica e semântica. O estilo também é uma característica da fala e da escrita.
Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
A teoria musical nos permite identificar três grandes pilares, três elementos, presentes nas mais diversas manifestações musicais existentes; a saber: melodia, harmonia e ritmo.
Podemos interagir e nos comunicar com outras pessoas por meio de diversos níveis de linguagem: padrão, coloquial, gírias, regionalismos e linguagem vulgar.
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.
Figuras de linguagem são recursos de estilo que usamos para deixar o enunciado mais expressivo, explicativo ou exagerado. Elas são usadas tanto na linguagem escrita quanto na linguagem oral e são mais comuns do que costumamos notar.
A perífrase é uma figura de linguagem da língua portuguesa, sendo comum em textos literários, poemas, músicas e outros gêneros textuais que são menos rígidos em forma e linguagem. Ela é usada quando temos um apelido ou alcunha para algum objeto ou lugar, que acaba sendo bem conhecido no senso comum.