As três festas principais eram: a Páscoa, a Colheita (Pentecostes) e os Tabernáculos. Deus ordenou, também, a Festa das Trombetas, a do Dia da Expiação e a do Sábado (observado semanalmente conforme Levítico 23.3).
No antigo calendário israelita estão relacionadas três festas (Ex 23.14-17; 34.18-23): a primeira é a Páscoa, celebrada junto à dos Ázimos ou Asmos; a segunda é a Festa das Colheitas ou Semanas que, a partir do domínio Grego, recebeu o nome de Pentecostes; finalmente, a festa dos Tabernáculos ou Cabanas.
A proposta é apresentar de forma clara respostas para muitas perguntas sobre as Festas Pagãs mais populares no Brasil: Carnaval, Festa Junina, Cosme e Damião e Halloween.
Quais são as principais festas religiosas no Brasil?
Algumas das festas religiosas mais populares no Brasil incluem o Carnaval, a Festa de São João, a Festa de Nossa Senhora Aparecida e o Círio de Nazaré. O Carnaval é uma festa de origem pagã que foi incorporada pela Igreja Católica e se tornou uma das maiores celebrações do país.
Uma festividade religiosa é um momento ou data de especial importância para os adeptos de uma religião. Os festivais religiosos são comumente celebrados em ciclos recorrentes em um ano civil ou calendário lunar.
O Ano Novo Judaico — ou Rosh Hashaná — em 2024 será celebrado nos dias 2 e 3 de outubro. A data marca o fim do calendário judaico e comemora o aniversário da criação do Universo. A celebração tem características típicas como alimentos doces, o toque do Shofar, orações e significados que marcarão o início do ano 5785.
A palavra “Trombetas” está ligada aos sinais proféticos relacionados ao tempo atual; e “festas” porque, em cada momento que a igreja vive, ela está vivendo o derramar do Espírito Santo.
As sete festas cerimoniais dos Judeus eram a Pascoa, Pães Asmos, Primícias, Pentecostes, trombetas, expiação e Cabanas. Cada festa solene representava um momento do plano da salvação, que fora revelado ao homem desde a entrada do pecado. 1 – Páscoa, a primeira festa do ano(Lev 23:4-5).
A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).
As sete trombetas ou trombetas apocalípticas são tocadas, uma por vez, para eventos de fila apocalípticos que foram vistos na visão da revelação de Jesus Cristo, para João, como está escrito no Livro de Apocalipse do Novo Testamento.
Pesach é a principal festa do ano judaico. Ela relembra e celebra a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito. Mas as origens desta festa remontam aos tempos semi-nômades de Israel.
Purim (פּוּרִים, plural de פּוּר pûr, "sorteio" em hebraico, do acadiano pūru) é uma festa judaica que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Aquemênida tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros do Tanach.
A celebração tem duração de dois dias. Nesse ano, inicia-se na noite de 15 de setembro e vai até a noite do dia 17, no domingo. É tradição que as pessoas não trabalhem e participem de cerimônias especiais em suas sinagogas (templo dos judeus), conforme explicado em reportagem da National Geographic de setembro de 2022.