Aqui estão incluídas as teorias da expectativa, de Vroom; da equidade, de Adams; e do reforço, de Skinner. As Teorias de Conteúdo buscam explicar os fatores, as razões pelas quais as pessoas se motivam.
Além da teoria de Maslow, existem diversas outras teorias famosas baseadas neste conceito, as mais conhecidas são: motivadores e fatores de higiene de Herzberg, teoria da motivação humana de McClelland e a teoria do ERG de Alderfer.
São elas: a hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, as Teorias X e Y de Douglas McGregor e a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg. Estas teorias, embora antigas, representam os fundamentos sobre os quais as teorias modernas se desenvolveram.
Para um melhor esclarecimento deste enfoque, serão discutidas três teorias da motivação: Teoria X e Teoria Y de McGregor (1960); Teoria da Expectativa de Victor H. Vroom (1997); e Teoria da Fixação de Objetivos de Edwin Locke (1960).
As teorias motivacionais "de processo", por sua vez, objetivam explicar o processo pelo qual a conduta se inicia, se mantém e termina. Estas teorias operam com variáveis maiores de processo e explicam a participação de cada um, bem como a natureza de sua interação.
Qual a teoria motivacional mais utilizada nas organizações?
Hierarquia das Necessidades de Maslow
A Hierarquia das Necessidades, desenvolvida por Abraham Maslow, é uma das ferramentas mais utilizadas pela gestão empresarial. Como classifica as necessidades humanas de forma lógica e prática, contribui para resultados organizacionais mais assertivos.
Qual a teoria de motivação mais adequada às organizações?
A teoria de motivação que, provavelmente, tem sido mais útil para os psicólogos organizacionais é a teoria da fixação de metas (Locke e Latham, 1990). Os princípios da fixação de metas têm sido largamente utilizados nas organizações, embora sua utilização não seja necessariamente baseada na teoria.
A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais.
Segundo a teoria de Herzberg, as condições de trabalho de um colaborador interferem diretamente em sua motivação para ir à empresa todos os dias e realizar o que precisa ser feito. Basicamente, os fatores higiênicos são tudo o que está relacionado a empresa.
Um desses fatores é a motivação, definida como o conjunto de forças que ativam o comportamento. Essas forças podem ser de natureza biológica, emocional, social, cognitiva, dentre outras. Apesar da origem, a motivação pode também ser dividida em duas categorias: motivação intrínseca e motivação extrínseca.
Os elementos fundamentais desta definição são: Intensidade do esforço; Persistência; Orientação em direção às metas organizacionais e as necessidades. O que é motivação? Um trabalhador motivado trabalha com dedicação e persistência.
Quais as principais teorias de motivação e de liderança?
As teorias citadas serão teoria das necessidades, de Maslow; teoria da motivação/higiene, de Herzberg; teoria das necessidades secundárias, de McClelland; teoria da expectativa; e teoria da equidade.
Qual a importância das teorias motivacionais para as organizações?
As teorias sobre motivação são importantes porque elas são o resultado de pesquisas intensivas em organizações, para se descobrir a melhor forma de motivar as pessoas. O resultado dessas teorias pode ser traduzido em programa de ação para auxiliar as empresas em sua eficácia organizacional. (KWASNICKA, 2004, p.
O termo “Teoria da equidade” elaborado por Stacy Adams (1965) propõe que funcionários observam o que possuem na organização (salários, benefícios, promoções, méritos) com suas competência (experiência, escolaridade, empenho) fazendo uma equiparação com funcionários que exercem a mesma função ou similar.
O que explica as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg?
Em resumo, as pesquisas do psicólogo Abraham Maslow focam em diferentes aspectos das necessidades humanas. Para ele, os seres humanos se motivam a partir dessas demandas, procurando satisfazê-las. Já a teoria de Frederick Herzberg observou o comportamento e motivação humana em relação ao ambiente de trabalho.
Como você sabe Maslow criou uma teoria de motivação?
Através do modelo de pirâmide, Maslow propõe que a motivação humana vem da busca ao atendimento dessas necessidades. Isso significa, por exemplo, que não haveria como motivar-se a ser mais criativo se o indivíduo ainda não satisfez ao menos em parte as necessidades anteriores de confiança e autoestima.
O comportamento das pessoas sempre é motivado (MAXIMIANO, 2000). Nos estudos da teoria da administração, os aspectos motivacionais ganharam relevância na década de 1950. Em 1954 o psicólogo americano Abraham Maslow publicou “A Theory of Human Motivation”.
A teoria de Maslow sobre motivação humana parte do princípio que, à medida em que os seres humanos vão sanando suas demandas mais básicas, vão subindo na hierarquia de necessidades, adquirindo outras cada vez mais complexas.
As teorias cognitivas da motivação apresentadas, como o próprio nome diz, consideram as cognições (crenças, representações, idéias, pensamentos, metas) como o fator central dos processos motivacionais, determinando não apenas os aspectos comportamentais, no sentido de aproximação ou evitação de certas tarefas ou ...
As teorias organizacionais costumam ser apresentadas como formulações e ideias nascidas da genialidade dos seus autores ou eventualmente geradas por acontecimentos isolados, quase fortuitos – a pesquisa de Howthorne e a Escola de Relações Humanas; a linha de montagem e o fordismo; o movimento pela qualidade e o ...