Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.
Alegria, tristeza, raiva, medo, nojo, desprezo e surpresa: essas são as 7 emoções que têm expressões faciais universais, segundo a teoria de Paul Ekman.
Raiva, orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxúria e indolência são as 9 emoções que influenciam diretamente em nossas vidas e na forma como a realidade é percebida por cada um de nós. Para que você compreenda, tomemos como exemplo a Raiva, que é uma das emoções investigadas.
Os sentimentos são acessíveis apenas à própria pessoa, enquanto as emoções podem ser observadas pelos outros; As emoções são uma reação imediata a um estímulo e dependem da relação com o mundo exterior para existir, enquanto os sentimentos são independentes.
As emoções primárias ou básicas são inatas e estão ligadas ao instinto e a sobrevivência, ou seja, fazem parte da constituição de todos os seres humanos, independentemente de sua experiência cultural e estão presentes também em várias espécies de animais.
Paul Ekman (2003) e Damacio (2012) identificam emoções básicas ou primárias, de localização no sistema límbico, como: a alegria, a tristeza, o medo, a surpresa, o nojo, o desprezo e a raiva.
Nós seres humanos apresentamos 4 emoções básicas que norteiam este nosso agir, pensar, sentir e interação social, desde a nossa vida intrauterina, o início da nossa vida e ao longo de toda a nossa jornada: o Medo, a Tristeza, a Alegria e a Raiva.
Durante a década de 1970, o psicólogo Paul Eckman identificou seis emoções básicas que ele sugeriu serem universalmente experimentadas em todas as culturas humanas. As emoções que ele identificou foram felicidade, tristeza, nojo, medo, surpresa e raiva.
O nojo é uma emoção primitiva, caracterizada por repulsa e afastamento, associado com evitação e distanciamento do estímulo. De uma perspectiva evolucionista, nojo é um mecanismo de defesa. O olfato tem importância na comunicação sexual e está associado à atração e à repulsa.
Existem diferentes sentimentos: amor, ódio, gratidão, admiração, adoração, carinho, orgulho, nostalgia, vergonha tristeza, alegria, raiva, angústia, inveja, felicidade, etc. Para outro Por outro lado, há emoção, agitação psíquica proveniente de impressões dos sentidos, idéias, memórias.