Fundamentos do vôlei: Quando se comete faltas no vôlei? As regras do voleibol incluem diversas faltas no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Cada time é composto por 6 jogadores em quadra e 6 jogadores reserva. Após o saque, cada time só poderá tocar a bola três vezes, sendo proibido que um jogador toque a bola duas vezes seguidas. A equipe vencedora é aquela que ganhar o maior número de sets.
Consiste, em geral, em estender os braços acima do nível da rede com o propósito de interceptar a trajetória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo adversário. De acordo com o número de jogadores o bloqueio pode ser classificado em simples, duplo, ou triplo. É proibido bloquear o saque do adversário.
Ganha a partida a equipe que vencer três sets. A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos.
Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras.
O líbero é um jogador especializado em defesa, sendo responsável principalmente pela recepção de saques e pela defesa de ataques do time adversário. Ele não pode sacar, atacar ou bloquear, o que já o distingue dos outros jogadores em termos de função.
Cada equipe tem direito a três toques para o retorno da bola, além do contato do bloqueio. A bola é colocada em jogo com um saque: o sacador golpeia a bola, enviando-a por cima da rede para a quadra adversária.
Existem vários tipos de ataque: ataque de bola alta nas extremidades, ataque de bola rápida nas extremidades, ataque de bola rápida no meio, ataque de fundo da quadra, ataque de meio. de segurança.
No voleibol, as punições podem ser de dois tipos: advertência e sanção. As punições são aplicadas pelo árbitro da partida de acordo com a infração cometida. A advertência é um tipo de punição de caráter preventivo que é anotada na súmula pelo apontador.
De acordo com os especialistas, jogar descalço pode ficar mais fácil, já que o risco de os seus pés atolarem na lama que pode se formar é menor. O risco de lesões, porém, aumenta.
Cada equipe tem o direito de realizar no máximo três toques, além do bloqueio, para arremessar a bola no campo adversário. A bola pode tocar em qualquer parte do corpo desde que esse contato seja de forma contínua, ou seja, ela não pode bater em alguma parte e retornar ao corpo do jogador.
A linha de três no ataque tenta evitar que o rival se conecte ao meio-campo, seja em um bloco médio ou alto, normalmente com a intenção de forçar o adversário a jogar pelos lados.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
Com dois toques: a falta acontece se um jogador tocar na bola duas vezes consecutivas ou se a bola bater em várias partes de seu corpo. Com quatro toques: a falta ocorre quando o time toca na bola quatro vezes antes de joga-la aos adversários. Toque apoiado: há falta quando um jogador se apoia em outro de seu time.
O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
O saque, também chamado de serviço, é a ação que coloca a bola em jogo e marca o início de um rally. Para realizá-la, o jogador que ocupa a posição 1 deve se posicionar atrás da linha de fundo e acertar a bola com força a fim de que, passando por cima da rede e entre as antenas, alcance a quadra adversária.
Quando time B faz a recepção do saque e a bola vai para o jogador da rede fazer o levantamento, um jogador do time A pode passar sua mão por cima da rede obstruindo o levantamento do jogador.
Pouco usado nos dias de hoje, o saque por baixo era mais comum em partidas de vôlei profissional antes dos anos 80. Trata-se da execução mais básica do movimento, onde o atleta segura a bola com uma das mãos e então a golpeia de baixo para cima, jogando-a em direção ao campo adversário.