- Vias sublingual e bucal. Alguns medicamentos são colocados sob a língua (tomados via sublingual) ou entre a gengiva e os dentes (via bucal) para que possam se dissolver e ser absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguíneos que ficam sob a língua. ...
- Via retal. ...
- Via vaginal. ...
- Via otológica. ...
- Via nasal. ...
- Via transdérmica.
Quais as 5 principais vias medicamentosas?
Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.Quais são as vias de administração medicamentosas?
As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).Quais as vias de medicamento?
Existem três vias de administração de medicamentos consideradas principais:
- Oral;
- Parental;
- Subcutânea;
- Nasal;
- Retal;
- Intra-vesical;
- Nebulização;
- Ocular;
Quais são as vias orais?
As formas farmacêuticas que podem ser ingeridas por via oral são as sólidas, representadas por comprimidos, cápsulas e pílulas, ou as líquidas, como as soluções e as suspensões medicamentosas. No primeiro caso, é fundamental que o paciente tenha condições de deglutir sem realizar grandes esforços.💉Vias de Administração de Medicamentos - Aula COMPLETA
Quais são as vias de administração da farmacocinética?
Formas de administração na farmacocinéticaA respeito das formas de administração, podem ser divididas em: Vias enterais, ou seja, oral e retal. Vias parenterais, a exemplo das transdérmicas.
Qual é a via tópica?
Via tópica ou por administração epidérmica, aplicação de substâncias ativas diretamente na pele, ou em áreas de superfície de feridas, com efeito local, tais como, pomadas, cremes, sprays, loções, colutórios, pastilhas para a garganta.Quantas são as vias de administração?
A administração parenteral se refere à utilização das vias intradérmica (ID), subcutânea (SC), endovenosa (EV) ou intramuscular (IM) [1–3]. A escolha da via varia de acordo com o medicamento a ser administrado.Qual é a via subcutânea?
Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações.Qual é a via parenteral?
Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral. Estudando cada nomenclatura, fica fácil compreender seu funcionamento, porque ambos os nomes vêm da palavra grega enteron, que se refere ao intestino.Quais são os cinco certos da administração de medicamentos?
Verifique na prescrição se o medicamento é de uso interno (comprimidos, cápsulas, supositórios, soluções...) ou de uso externo (pomadas, cremes...). Siga os cinco certos da administração de medicamentos em casa: paciente certo, medicamento certo, via certa, dose certa e horário certo.Qual é a via auricular?
Via auricular é uma via de administração caracterizada pela aplicação dentro do ouvido, na região condutiva.Qual é a via de absorção mais rápida?
As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?
A principal diferença entre alimentação enteral e parenteral está na via de alimentação. Enquanto a primeira é administrada via nasal ou oral ou ainda diretamente no órgão como no caso das estomias, a segunda possui administração venosa.Quando usar a via enteral?
A via enteral ocorre quando o medicamento entra em contato com qualquer um dos segmentos do trato gastrointestinal.Porque a via sublingual é mais rápido?
As mucosas situadas na região sublingual são altamente vascularizadas por capilares sanguíneos, motivo pelo qual sua absorção é altamente eficaz. Em comparação com a via oral, sua absorção se dá de uma forma muito mais rápida, devido ao contato quase direto com os capilares sanguíneos situados nessa região.Quais as 5 vias de administração de medicamentos?
- Vias sublingual e bucal. Alguns medicamentos são colocados sob a língua (tomados via sublingual) ou entre a gengiva e os dentes (via bucal) para que possam se dissolver e ser absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguíneos que ficam sob a língua. ...
- Via retal. ...
- Via vaginal. ...
- Via otológica. ...
- Via nasal. ...
- Via transdérmica.
O que é uma via retal?
Via Retal: É a via na qual a introdução de medicamentos é realizada através do ânus, sob a forma de supositório, pomada ou creme e/ou clister medicamentoso (é a introdução de pequena quantidade de líquidos via retal, até 150ml, sendo que acima desta quantidade é chamado de enteroclisma ou lavagem intestinal).Tem que aspirar na intramuscular?
Após a injeção no músculo, deve-se proceder a aspiração antes da administração do fármaco. Embora a prática de aspirar antes de injetar o medicamento não seja mais recomendada para a administração subcutânea, ainda é realizada nas intramusculares.Quais são os tipos de vias?
Quais são os tipos de vias?
- Via urbana. As vias urbanas são separadas em quatro tipos: vias de trânsito rápido, coletora, arterial e local. ...
- Via arterial. As vias arteriais são, de modo geral, as avenidas. ...
- Via coletora. ...
- Via de trânsito rápido. ...
- Via local. ...
- Vias rurais. ...
- Estradas. ...
- Rodovias.
Quais são as vias subcutâneas?
Via subcutânea (SC)São mais utilizados na vacinação por meio de injeções subcutâneas: (i) a região do deltóide no terço proximal; (ii) a face superior externa do braço; (ii) a face anterior e externa da coxa; e (iv) a face anterior do antebraço.
Quais medicamentos são administrados por via intradérmica?
VIA INTRADÉRMICA:Essa via requer administração de pequenos volumes, no máximo de 0,1ml, possui absorção lenta e tem como exemplo os testes de alergias ou teste tuberculínico (PPD), injeções de dessensibilização, anestésicos locais e vacinas como a BCG.