Quais são as 7 dicas da comunicação assertiva?

Como desenvolver a comunicação assertiva?
  • 1 – Treinamento e mais treinamento. ...
  • 2 – Preste atenção nos gestos. ...
  • 3 – Assertividade, não grosseria. ...
  • 4 – Seja observador. ...
  • 5 – Tenha domínio do assunto. ...
  • 6 – Seja claro. ...
  • 7 – Timing é tudo!
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Quais são os pilares da comunicação assertiva?

Alguns pilares que baseiam uma comunicação assertiva, são:
  • Viés empático;
  • Concisão, clareza e objetividade;
  • Comunicação com respeito;
  • Gestão e autocontrole em situações de conflito;
  • Escuta ativa em relação ao interlocutor;
  • Alinhamento entre linguagem verbal e não-verbal;
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Quais as técnicas de comunicação assertiva?

A comunicação assertiva não é apenas sobre falar, mas também ouvir. Demonstre interesse genuíno no que a outra pessoa tem a dizer. Ouça atentamente, faça perguntas para esclarecer pontos importantes e demonstre empatia. Esse comportamento cria um ambiente de comunicação mais saudável e colaborativo.
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Como se comunicar de maneira assertiva?

A linguagem corporal e o tom de voz também são importantes para tornar a comunicação mais assertiva. Eles devem refletir sua autoconfiança. É importante ter uma boa postura, fazer contato visual e usar um tom de voz firme, mas agradável.
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Quais são as 4 fases da comunicação assertiva?

As quatro fases da comunicação assertiva são: observação, sentimentos, necessidades e pedido, cada uma desempenhando um papel importante para uma comunicação eficaz e respeitosa.
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7 Dicas eficientes para melhorar a COMUNICAÇÃO NO TRABALHO

O que é conduta assertiva?

O que é o Comportamento Assertivo? O comportamento assertivo pode ser definido como aquele que envolve a expressão directa, pela pessoa, das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões sem que, ao fazê-lo, ela experiencie ansiedade indevida ou excessiva, e sem ser hostil para o interlocutor.
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Quais são os elementos da comunicação assertiva?

Expressão clara: A comunicação assertiva busca transmitir mensagens de forma clara e direta, evitando ambiguidades e mal-entendidos. É importante escolher palavras adequadas e evitar mensagens confusas ou vagas. Respeito mútuo: A comunicação assertiva valoriza o respeito mútuo, tanto na expressão quanto na escuta.
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Como iniciar uma conversa assertiva?

Veja algumas dicas de comunicação assertiva e conseguir isso.
  1. Tenha respeito em primeiro lugar. ...
  2. Entenda o outro. ...
  3. Atente-se a sua fala. ...
  4. Saiba a hora exata de falar. ...
  5. Domine o assunto discutido. ...
  6. Seja intermediador. ...
  7. Busque evolução contínua.
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Como falar de maneira gentil?

Como falar educadamente com as pessoas
  1. 1 – Pratique a empatia. ...
  2. 2 – Escolha bem as palavras. ...
  3. 3 – Apresente um ponto positivo antes de um feedback negativo. ...
  4. 4 – Não levante a voz. ...
  5. 5 – Demonstre gratidão. ...
  6. 6 – Evite a todo custo as palavras de baixo calão. ...
  7. 7 – Peça feedbacks e fique atento às opiniões alheias.
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Como falar de um jeito mais firme?

Como ter uma boa comunicação assertiva?
  1. Valorize você e seus direitos. ...
  2. Explicite suas necessidades e desejos com confiança. ...
  3. Entenda que você não pode controlar o comportamento de outras pessoas. ...
  4. Expresse seus sentimentos de maneira positiva. ...
  5. Mantenha-se aberto a críticas e elogios. ...
  6. Aprenda a falar “não”
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Como dizer não de uma forma assertiva?

5 dicas para dizer não de forma assertiva
  1. 1) Respire fundo!
  2. 2) O “não” é para a situação, não para quem pede.
  3. 3) Ative o modo negociador.
  4. 4) Conheça os medos que o cercam.
  5. 5) Na dúvida, silencie.
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Como treinar a assertividade?

Porque a assertividade é o comportamento mais adequado a desenvolver nos relacionamentos interpessoais, ficam aqui algumas dicas para praticar:
  1. Pense antes de falar e agir. ...
  2. Fale de forma aberta, direta e honesta. ...
  3. Diga "não" com tato, para não ferir suscetibilidades nem sentir culpa.
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O que fazer para ser mais assertivo?

Como ser assertivo no dia a dia
  1. 1 - Escuta. Antes de falar, ouça. ...
  2. 2 - Compreensão. Busque ser compreensivo em relação a opiniões diferentes da sua e não faça pré-julgamentos.
  3. 3 - Não seja agressivo. ...
  4. 4 - Sem rodeios. ...
  5. 5 - Cuide o tom da voz e seus gestos. ...
  6. 6 - Humildade. ...
  7. 7 - Empatia. ...
  8. 8 - Honestidade.
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Quais são os 4 pilares da comunicação?

Os 4 pilares da Comunicação Não Violenta de Rosenberg
  1. Observar sem julgar. O primeiro pilar da Comunicação Não Violenta envolve a capacidade de observar uma situação ou comportamento antes de fazer um julgamento. ...
  2. Nomear os sentimentos. ...
  3. Identificar e comunicar as necessidades. ...
  4. Pedir, não mandar.
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Quais os 5 pilares da comunicação?

5 pilares para a boa comunicação
  • #1. Privilegiar a Forma sobre o Conteúdo.
  • #2. Ouvir mais e falar menos.
  • #3. Falar a linguagem de quem nos ouve.
  • #4. Falar. De viva voz.
  • #5. Construir uma história.
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Quais palavras geram gentileza?

Aqui temos uma listinha dessas palavras mágicas:
  • Por favor;
  • Obrigado;
  • Com licença;
  • Desculpe;
  • Perdão;
  • Bom dia;
  • Boa tarde;
  • Boa noite;
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Como falar sem criticar?

Há três atitudes que você não deve ter quando for fazer uma crítica negativa a alguém ou ter uma conversa difícil.
  1. Escolher um lugar público. Uma conversa difícil nunca deve ocorrer em público. ...
  2. Falar sem pensar. ...
  3. Tentar adivinhar a intenção da pessoa.
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Como falar sem acusar?

Dicas para uma conversa assertiva
  1. Ter sensibilidade e paciência para escolher a hora oportuna.
  2. Adotar uma fala mais acolhedora.
  3. Abrir o coração, falar sem acusar e não se valer de críticas ásperas.
  4. Nunca amputar a capacidade de escolha do outro.
  5. Escutar o outro na sua verdade e seu sofrimento sem julgamento.
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Como falar melhor e com calma?

Aqui vão algumas dicas:
  1. Faça exercícios. A dicção clara e precisa, depende bastante da articulação da língua e dos músculos da região facial. ...
  2. Respeite seu ritmo de fala. ...
  3. Ouça sua voz gravada. ...
  4. Treine a respiração. ...
  5. Leia textos em voz alta.
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Como se expressar melhor com as palavras?

  1. Preste atenção na linguagem corporal. A sua postura na frente das pessoas diz muito sobre você. ...
  2. Certifique-se que sua fala tem começo, meio e fim. ...
  3. Conte histórias para encantar o leitor. ...
  4. Pratique a inclusão. ...
  5. Apaixone-se pelo tema da apresentação. ...
  6. Respeite as críticas e aprenda com elas.
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Como fazer uma pergunta assertiva?

Estratégias para utilizar perguntas de forma assertiva na comunicação
  1. Faça perguntas abertas.
  2. Evite perguntas sugestivas.
  3. Seja empático.
  4. Ouça ativamente as respostas.
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Como se comunicar de forma assertiva?

Dicas para ter uma comunicação mais assertiva
  1. 1 - Aprenda a entender o outro. ...
  2. 2 - Aprenda a ouvir na essência. ...
  3. 3 - Atenção à sua fala. ...
  4. 4 - Acerte o momento. ...
  5. 5 - Tenha embasamento. ...
  6. 6 - Seja um bom intermediador. ...
  7. 7 - Busque evolução contínua. ...
  8. Sobre o autor.
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Como aprendemos a ser assertivo?

Para ser mais assertivo, você precisa ter uma boa compreensão sobre si mesmo, assim como uma forte crença no seu valor inerente e no que você representa para a sua equipe ou organização. Essa crença pessoal é a base para a autoconfiança e comportamento assertivo.
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O que a comunicação assertiva proporciona?

Quais são os benefícios da comunicação assertiva? Promover uma comunicação assertiva permite um alinhamento entre os colaboradores e a empresa, fator que aumenta a produtividade do negócio. Além disso, melhorar a comunicação interna pode ainda aperfeiçoar a comunicação externa da empresa.
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