Saiba como as diversas ferramentas de gestão da qualidade auxiliam sua empresa a aprimorar processos e como podem fazer a diferença na estratégia do seu negócio.
Fluxograma como ferramenta de gestão da qualidade. ...
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
As 7 ferramentas, como proposto por Ishikawa, são utilizadas para definir, estimar, analisar e solucionar problemas capazes de interferir no desempenho e no resultado das corporações. Assim, através do estabelecimento de métodos mais elaborados de resolução, espera-se aumentar a taxa de sucesso dos planos de ação.
A ferramenta 5W2H transforma em ações práticas toda a análise e a formulação de estratégias idealizadas para o plano de ação. O 5W2H é, portanto, um checklist que indica as atividades, os prazos e as responsabilidades de todos os envolvidos em um projeto.
O PDCA ou Ciclo de Deming é uma metodologia de gerenciamento que tem como objetivo a melhoria de processos de forma constante. Esse ciclo se baseia em quatro etapas: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
O que é 8D? 8 disciplinas para a solução de problemas ou 8D é uma metodologia de 8 passos desenhada para encontrar a causa raiz de um problema, criar uma ação de contenção de curto prazo e, depois, implementar uma ação corretiva de longo prazo para evitar problemas similares no futuro.
“PDSA” é a sigla em Inglês que designa as quatro etapas do ciclo: “Plan” ou Organizar ou Planejar ; • “Do” ou Realizar ou Fazer ; • “Study”ou Clarificar ou Estudar; • “Action” ou Atuar (implementar a ções corretivas). erros nas análises, pois torna as informações mais “entendíveis”. objetivo seja atingido.
O fluxograma é uma das Ferramentas da Qualidade e seu objetivo é representar graficamente a sequência das etapas de um processo. Assim, com o mapeamento dos processos, fica mais fácil de entender como eles ocorrem, fazendo com que a tomada de decisão se torne mais eficiente, para gerar melhores resultados na empresa.
O que é diagrama de pareto? O Diagrama de Pareto é uma demonstração gráfica que permite uma fácil visualização e compreensão dos problemas ou causas mais relevantes para a organização. Assim, ele foca nos pontos mais significativos a se solucionar.
As ferramentas da qualidade são métodos utilizados para identificar e resolver problemas relacionados à qualidade de um processo, produto ou serviço. Podendo ser utilizadas em diferentes etapas do ciclo de vida de um produto/serviço. Ou seja, desde o projeto até a entrega final ao cliente.
O que chamamos de 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias que foi reunido por Kaoru Ishikawa e amplamente difundido como forma de melhorar os processos das empresas. Desde então, elas vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão e auxiliam na melhoria dos serviços e processos.
"O que chamamos de 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias que foi reunido por Kaoru Ishikawa e amplamente difundido como forma de melhorar os processos das empresas. Desde então, elas vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão e auxiliam na melhoria dos serviços e processos.
5 porquês é um método de análise de causa raiz que consiste em perguntar, diante de cada fato, por que ele aconteceu por cinco vezes ou até que se encontre sua verdadeira causa. A técnica dos 5 porquês foi criada pela Toyota na busca pela qualidade plena de seus processos e se consolidou na década de 1970.
5W2H é uma sigla para as sete perguntas que precisam de respostas ao usar a ferramenta: What (O quê), Who (Quem), When (Quando), Where (Onde), Why (Por quê?), How (Como) e How Much (Quanto). Ainda, existem variações como 5W1H e 5W3H, sendo a primeira sem o How Much e a segunda incluindo o How Many (Quantos).
Um método muito utilizado complementar ao PDCA é a ferramenta do 5W2H, que também é uma sigla: WHAT (o que será feito); WHO (quem fará); WHEN (quando será feito); WHERE (onde será feito); WHY (por que será feito); HOW (como será feito); HOW MUCH (quanto custará).
Observando as perguntas acima, fica fácil entender o nome da metodologia, já que resulta da união entre 5W (what – why – who – where – when) e 2H (how – how much).