Quais são as atividades que ocorrem no ciberespaço?
Resposta. No ciberespaço, uma ampla variedade de atividades ocorre diariamente, incluindo: Comunicação Online: Troca de mensagens, e-mails, videoconferências e redes sociais são atividades comuns para a comunicação entre indivíduos em todo o mundo.
Mas afinal, o que é o ciberespaço? O ciberespaço, segundo Lévy (1998), refere-se ao "universo das redes digitais como lugar de encontros e de aventuras, terreno de conflitos mundiais, nova fronteira econômica e cultural" (p. 104).
Quais são as principais características do ciberespaço?
O ciberespaço, enfim, é uma grande máquina abstrata, semiótica e social onde se realizam não somente trocas simbólicas, mas transações econômicas, comerciais, novas práticas comunicacionais, relações sociais, afetivas e sobretudo novos agenciamentos cognitivos.
Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celular, pagers, comunicação entre radioamadores e por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo.
Como o ciberespaço influencia a nossa vida cotidiana?
O ciberespaço proporcionou profundas transformações nos campos da atividade humana, sejam sociais, econômicas, políticas, de comunicação, entre outras. Através do advento da rede, a transmissão e produção de conhecimentos se ampliaram massivamente. Dentro do espaço cibernético, o tempo e distância não são impeditivos.
O que é o ciberespaço e quais as possibilidades de uso na escola?
O ciberespaço é uma forma de virtualização informacional em rede, que por meio de tecnologias digitais criam conexões e relacionamentos em um espaço. A partir disso, seria possível identificar a Internet sendo esse novo meio de comunicação e propagação de informação.
Qual a importância do ciberespaço para a sociedade?
Seja como for, afastado da realidade material ou integrado nela, o Ciberespaço se tornou uma peça fundamental do funcionamento da sociedade, e deu origem à Cibercultura, esta união entre informação, comunicação e tecnologia que não é uma cultura de isolamento de uma parcela da população, mas sim de integração entre ...
Como conhecimento é visto como uma construção social, o processo educativo via ciberespaço é favorecido pela participação social em um ambiente que propicia a colaboração, a avaliação e o acesso a infinitos saberes universais, não totalizáveis e ricos em possibilidades que propiciam uma visão mais ampla do objeto de ...
De uma forma muito distintiva, o ciberespaço agrega atributos que potenciam condições ímpares à proliferação da sua utilização, nomeadamente, não apresenta restrições geográficas ou temporais, não tem barreiras à entrada e o custo de acesso é baixo.
A cibercultura democratiza a troca de experiências e de informações, além de contribuir para a expressão, comunicação e aprendizagem de todos que tenham um dispositivo com acesso à internet e saibam como utilizá-lo.
Existem três princípios que orientaram o crescimento inicial do ciberespaço: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. Segundo ele, na cibercultura, a conexão é sempre mais interessante que o isolamento, pois a criação de comunidades virtuais se desenvolve por meio das interconexões.
O ciberespaço também oferece oportunidades aos criminosos, que o utilizam para roubar identidades e ideias, defraudar governos e empresas, e explorar os mais vulneráveis nas nossas sociedades. O custo financeiro da criminalidade informática é substancial, sendo estimado em 1 bilião de dólares por ano a nível global.
Qual é o processo de formação da palavra ciberespaço?
Portanto, “ciberespaço” é uma palavra formada por composição, e não por derivação”. Coo não houve qualquer perda fonética, dizemos que houve uma composição por justaposição.
Com apenas alguns cliques, podemos encontrar respostas para perguntas, pesquisar sobre qualquer assunto e ter acesso a uma variedade de recursos educacionais. Isso tem transformado a maneira como aprendemos e adquirimos conhecimento, permitindo-nos explorar e descobrir novas informações de forma rápida e eficiente.
Qual é a diferença entre ciberespaço e cibercultura?
O virtual permite a criação de novos espaços (o ciberespaço) e nesses espaços se desenvolve uma nova cultura (cibercultura). Então a cibercultura é uma realidade do ciberespaço que, por sua vez, é uma manifestação do virtual.
A expressão “ciberespaço” surgiu com William Guibson em “Neuromancer” (DA SILVA, 2014, p. 2; LÉVY, 1999, p. 92), quando “foi utilizado para designar um ambiente artificial onde trafegam dados e relações sociais de forma indiscriminada” e torna-se “sensível a geografia móvel da informação, normalmente invisível”.
Qual é a participação da globalização no ciberespaço?
O ciberespaço, sem dúvida, acelerou processos de fluxos, dentro do contexto de globalização, provocou o que alguns autores classificaram de compressão tempo e espaço, assim, provocando a redução de distâncias, possibilitando ao mesmo a redução do custo (em tempo, dinheiro e no trabalho).
O que ocorre é que o ciberespaço cria condições para uma nova forma de sociabilidade, um pouco diferente da sociabilidade habitual caracterizada pela presença física, mas que por vezes, é carregada de emoções, pois é realizada por pessoas reais.
A atuação no ciberespaço leva as sociabilidades a outros níveis de complexidade, dando a elas características peculiares, diferenciado-as em alguns momentos das sociabilidades presenciais. Mas, a despeito disso, a lógica do jogo social permanece intacta, desenvolvendo-se na internet por meio de seus usuários.
“A cibercultura mantém a universalidade ao mesmo tempo em que dissolve a totalidade. Corresponde ao momento em que nossa espécie, pela globalização econômica, pelo adensamento das redes de comunicação e de transporte, tende a formar uma única comunidade mundial, ainda que essa comunidade seja - e quanto!
Como o ciberespaço tem revolucionado o modo de viver e a relação entre as pessoas?
Resposta: o ciberespaço ajuda cada vez mais , aprender, transmitir saberes e produzir conhecimento. também suporta tecnologias intelectuais que amplificam , exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas...
A alternativa correta a respeito da definição de ciberespaço e cibercultura é a letra a. O Ciberespaço define o uso da internet através de dispositivos eletrônicos, o que permite que as pessoas, ainda que distantes entre si geograficamente, possam se comunicar.