Quais são as características dos lambe-lambe que mais chamam a atenção de quem passa pela rua?
O lambe-lambe é uma forma de arte urbana que remonta aos primórdios da publicidade nas ruas. Consiste em pôsteres de tamanho variado colados em espaços públicos, como muros, postes, paredes e tapumes de construção. Esses pôsteres geralmente contêm informações sobre eventos, produtos, serviços ou mensagens artísticas.
Quais são as principais características de um Lambe-lambe?
O QUE é? Pôster lambe-lambe, OU poster-bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando feitos em série sua reprodução pode ser através de foto copiadoras ou silkscreen.
Os lambe-lambes abraçam uma variedade de temas, desde manifestações políticas e sociais até arte urbana, poesia, eventos culturais e divulgação de serviços.
As mensagens dos lambe-lambes servem como um grande estímulo na esperança de um mundo melhor. Isso ocorre porque a mensagem propaga a ideia de um mundo mais amoroso. Sim. É correto afirmar que esse tipo de manifestação artística pode mudar a nossa relação com o local onde vivemos.
O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana, com o intuito de transmitir ideias e pensamentos, divulgar as artes ou até mesmo protestos elaborados através de imagens e textos.
AS MULHERES GOSTAM DISSO NUM HOMEM MAS NÃO FALAM! | CAROLINE ROLLEMBERG | PAPO MILGRAU
Quais são as características que compõem um Lambe-lambe?
O Teatro Lambe-Lambe, é um estilo teatral genuinamente brasileiro que utiliza das formas animadas para ocuparem um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas ou em um espaço de qualquer formato, desde que seja fechado.
O lambe-lambe é uma forma de arte urbana que remonta aos primórdios da publicidade nas ruas. Consiste em pôsteres de tamanho variado colados em espaços públicos, como muros, postes, paredes e tapumes de construção. Esses pôsteres geralmente contêm informações sobre eventos, produtos, serviços ou mensagens artísticas.
O lambe-lambe atua na contramão do que é normativo dentro do meio artístico, já que está fora do circuito das grandes instituições e pretende apresentar intervenções artísticas que sejam provocativas e que se comuniquem com o público e com o espaço, extrapolando a “bolha” criação-artista.
Além de ser uma forma de divulgação de baixo custo, o lambe-lambe tem o potencial de alcançar um grande número de pessoas, especialmente em áreas movimentadas.
É um papel extremamente leve (em média 18g) e super fácil de colar. De tão fino muitas vezes adere tanto na parede que é impossível de tirar. Vira quase um carimbo. Comumente utilizado em escritórios e bureaus de impressão.
O lambe-lambe procede o cartaz, entretanto, diferente deste, ele está relacionado a um questionamento crítico. Ele propõe reflexões contra desigualdades ou situações de cunho social ou a exposição de artistas e grupos que espalham suas criações através deste espaço.
O lambe-lambe traz seu caráter de representar e manifestar o desejo pertencente a um grupo ou indivíduo seja ele por motivo próprio, transgressão, crítica política, social, valorização do espaço urbano, lazer, arte e até mesmo terapia.
O nome vem da forma de fixação dos cartazes, que eram “lambidos” com generosas pinceladas de uma cola a base de água e farinha. No Brasil, os posters lambe-lambe foram introduzidos por imigrantes europeus, no final do século XIX.
A técnica do Teatro Lambe-Lambe utiliza uma pequena caixa cênica, portátil, dentro da qual é encenado um espetáculo, que em geral tem curta duração, com a utilização de bonecos ou outros objetos que são animados.
Os lambe-lambes, como ficaram conhecidos, surgiram na cidade, no início do século XX. Eram fotógrafos que utilizavam uma máquina com o laboratório acoplado, o que lhes permitia revelar instantaneamente as fotografias tiradas nos jardins e praças.
Poster lambe-lambe(Wheat-paste, em inglês), também chamados de poster-bomber, é um pôster artístico de tamanho variado que é colado em espaços públicos. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache. Quando feitos em série sua reprodução pode ser através de foto copiadoras ou silk-screen.
O lambe- lambe é uma forma de intervenção artística urbana contemporânea feita através do papel e cola muito usada na cidade, onde um desenho é colado em postes, muros, portas e viadutos transmitindo geralmente uma mensagem e transformando o contexto urbano do local.
Como são os cartazes lambe-lambe presentes na sua região?
Largamente utilizados na cidade do Recife, os cartazes lambe-lambes, são também chamados de stickers (adesivos). Porém, neste caso, a diferença do lambe-lambe e do sticker consiste na fixação. O primeiro é fixado com cola e os stickers são produzidos em papel adesivo, que não necessita de cola.
Os cartazes lambe-lambe constituem um importante canal, por meio do qual se expressam as impressões individuais ou de um determinado grupo que não representa o discurso dominante sobre o mundo.
Qual a técnica artística considerada a precursora do lambe-lambe?
O Lambe-lambe desenvolveu-se no século XXI inspirado na técnica dos fotógrafos ambulantes para produção de textos e imagens com o intuito de tornar visível a opinião acerca de algum assunto ou anunciar eventos.
Que mensagem o lambe-lambe do macaco leitor transmite?
Em determinado lambe-lambe é apresentado ao leitor que as melhores coisas da vida não são "coisas". Isso significa que não está associado aos bens materiais, mas as experiências.
No início do século XX, surgiram os primeiros fotógrafos ambulantes do Brasil, conhecidos popularmente como fotógrafos “lambe-lambe”. A presença deles com suas grandes câmeras com tripé foi comum nas grandes cidades do Brasil até a década de 1970.
“Lambe-lambe” é composto por 50 textos de prosa retratando personagens urbanos, como mendigos, carroceiros, desempregados, manifestantes, lixeiros etc.