Quais são as certidões necessárias para o inventário?

Dessa forma, é essencial que se apresente:
  • Certidão de óbito do cartório competente;
  • Testamento, se houver;
  • Certidão de casamento atualizada para os casados;
  • Escritura pública de união estável atualizada, para os companheiros;
  • Certidão do pacto antenupcial atualizado, se existir;
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Quais são os documentos necessários para fazer inventário no cartório?

Quais são os documentos necessários para fazer um inventário em cartório?
  • RG e CPF (pode ser CNH ou identidade profissional)
  • Certidão de óbito do Autor da Herança.
  • Documento que comprove o estado civil, sendo:
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O que deve entrar no inventário?

Levantamento dos bens
  • O primeiro passo é fazer uma relação de todos os bens que pertenciam ao falecido. Entram nessa conta:
  • imóveis;
  • bens móveis, como obras de arte e outros;
  • automóveis;
  • saldo bancário;
  • investimentos e ações;
  • dívidas.
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Como é uma certidão de inventário?

A certidão de Inventário tem valor Legal e possui a descrição de bens e de dívidas da pessoa que faleceu, mas que não deixou nenhum registro de partilha de bens. Um inventário de bens serve para transferir os itens para herdeiros que sejam de maior idade.
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Quanto custa um inventário no cartório em 2024?

Em 2024, o valor mínimo sugerido pela OAB de São Paulo, por exemplo está na faixa de R$ 5.557,28, tendo como referência, 8% sobre a parte de cada herdeiro. Se for um inventário extrajudicial, o valor mínimo pela tabela da OAB de São Paulo é R$ 3.969,48.
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QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABRIR UM INVENTÁRIO?

Qual o valor que um advogado cobra para fazer um inventário?

Honorários advocatícios: Advogados geralmente cobram uma porcentagem do valor dos bens do espólio para realizar o inventário. Essa porcentagem pode variar, mas é comum que fique entre 2% a 6%. É possível também que alguns advogados trabalhem com uma taxa fixa, dependendo da complexidade do caso.
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Como fazer inventário no cartório gratuito?

Para conseguir a isenção das taxas, é necessário comprovar que os herdeiros não têm condições financeiras para arcar com os custos do processo. Isso exige a apresentação de documentos que comprovem a renda dos herdeiros, que deve ser inferior a três salários mínimos para garantir o direito.
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Quais certidões tirar para inventário?

Dessa forma, é essencial que se apresente:
  • Certidão de óbito do cartório competente;
  • Testamento, se houver;
  • Certidão de casamento atualizada para os casados;
  • Escritura pública de união estável atualizada, para os companheiros;
  • Certidão do pacto antenupcial atualizado, se existir;
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Quanto tempo demora para sair um inventário no cartório?

Por isso, embora a legislação relate que o processo de inventário deve ser finalizado em até 12 (doze) meses depois de aberto (art. 611 do Novo CPC), não é raro ver demandas que ultrapassam esse prazo.
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Porque o cônjuge do herdeiro tem que assinar o inventário?

Neste cenário, a assinatura do cônjuge torna-se necessária, pois parte desses bens pode legalmente pertencer a ele. Este procedimento visa proteger os direitos do cônjuge do herdeiro, garantindo que ele participe da decisão sobre como os bens serão administrados ou partilhados.
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O que não entra no inventário?

Os bens de uso pessoal, como roupas, acessórios e instrumentos de trabalho ou estudo, geralmente são excluídos da partilha em inventário devido ao seu valor sentimental e utilitário. Geralmente, esses bens são destinados a um ou mais herdeiros, conforme acordo entre eles, simplificando o processo de inventário.
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Quais dívidas entram no inventário?

O primeiro passo no tratamento das dívidas do falecido é a identificação completa de todas as obrigações financeiras que ele tinha. Isso pode incluir empréstimos, contas médicas, dívidas de cartão de crédito, hipotecas, impostos atrasados e qualquer outra obrigação financeira.
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Qual investimento não entra no inventário?

A previdência privada, os seguros de vida e alguns fundos de pensão são exemplos de investimentos que não passam pelo inventário e podem ser transferidos diretamente aos beneficiários, oferecendo agilidade e redução de custos.
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Qual a nova lei do inventário?

O Projeto de Lei 606/22 permite a realização de inventário e partilha extrajudiciais, por escritura pública, mesmo no caso de existência de testamento, menores ou incapazes.
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O que fazer depois do inventário pronto?

Quando o inventário está pronto, inclui imóveis e o patrimônio é dividido, os herdeiros devem fazer a escritura dos bens num cartório de registro de imóveis. Esta também é uma tabela progressiva (de acordo com o valor da propriedade) que tem variação de estado para estado.
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É possível fazer inventário sem advogado?

É obrigatório sim ter um advogado no inventário em cartório. Segundo a lei é necessário que um advogado assine o processo de inventário extrajudicial realizado em cartório de notas, justamente para que os órgãos competentes (Tabeliães de Notas e Registro de Imóveis) possam dar andamento e concluir o inventário.
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Qual o valor de um inventário no cartório?

Um valor médio o custo de um inventário é de 10 % até 20% o valor indicado dos bens (a avaliação para fins de imposto pode diferir do valor de mercado).
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Quanto tempo depois que a pessoa morre tem que fazer o inventário?

Em relação ao prazo legal, a pessoa sobrevivente tem até dois meses, contados a partir da data de falecimento do cônjuge, para realizar o inventário. Caso o período não seja respeitado, há uma multa estadual sobre o valor do ITCMD.
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Quem tem direito ao inventário gratuito?

De acordo com o artigo 98 do Código de Processo Civil, há casos em que é possível ter acesso gratuito à Justiça: “A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da Justiça, na ...
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O que deve constar no inventário?

Bens que Devem Ser Incluídos no Inventário:

Veículos Automotores: Carros, motocicletas, barcos e outros veículos registrados em nome do falecido devem ser inventariados. Contas Bancárias: Todas as contas bancárias em nome do falecido devem ser inventariadas, incluindo contas correntes, poupanças e investimentos.
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Qual a validade das certidões para inventário?

HERDEIROS: Documentos Originais: Certidão de Casamento atualizada (prazo de validade 90 dias de sua emissão), se houver, escritura de pacto antenupcial devidamente registrada; Os solteiros: certidão de nascimento atualizada (prazo de validade 90 dias de sua emissão).
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Como retirar dinheiro do banco de pessoa falecida sem inventário?

Para que seja possível a realização do saque sem a necessidade de inventário, a lei faz duas exigências: 1) Não existam outros bens a serem objeto de inventário. Em outras palavras, o único bem deixado pela pessoa falecida tem que ser o saldo que existe na conta bancária.
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O que fazer quando não se tem dinheiro para pagar inventário?

Será possível, com autorização do juiz, vender bens da herança, chamados de bens do espólio, para pagar as despesas do inventário. Com efeito, a legislação dispõe que o inventariante poderá, desde que autorizado pelo juiz, alienar bens da herança, obviamente após justificar seu intento.
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Qual a forma mais barata de fazer um inventário?

Por sua vez, o inventário extrajudicial, realizado em cartório, permite que esse procedimento seja mais rápido e mais barato, trazendo menos desgastes aos herdeiros.
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Pode fazer inventário direto no cartório?

Após o falecimento de uma pessoa é fundamental realizar a apuração do seu patrimônio, tanto bens como dívidas, para que possa ser definido o destino do que foi deixado entre os herdeiros. Para isso é realizado o inventário, que pode ser feito extrajudicialmente em Cartório de Notas.
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